Glossário – H

O glossário de termos técnicos pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.

 

Hardtop: significa teto rígido em inglês, mas é usado para identificar modelos cupê cujo perfil se assemelha ao de um conversível com a capota fechada. No Chevrolet Corvette de quinta geração, por exemplo, a versão Hardtop tinha teto mais curto, tampa do porta-malas mais ampla e vidro traseiro mais próximo da vertical que a versão Coupé.

 

Híbrido: embora o termo tenha sentido amplo, é como se denominam os veículos que possuem dois motores de tipos diferentes, sendo um elétrico e outro a combustão (a gasolina ou a diesel, por exemplo). Trabalham em sinergia: em geral o elétrico movimenta o veículo em baixas velocidades e o motor a combustão (com o auxílio do elétrico) em altas. Em alguns casos o motor elétrico é apenas auxiliar e incapaz de mover o veículo por si só. As baterias são recarregadas nas desacelerações e frenagens por um sistema regenerativo, o que dispensa a recarga por meio externo, embora esta também possa estar prevista. Automóveis híbridos estão à venda desde 1997 no Japão com o Toyota Prius. No Brasil, os primeiros foram o Mercedes-Benz S400 Hybrid e o Ford Fusion Hybrid, em 2010. Saiba mais sobre os híbridos.

Pesquise no site

Novidades da Auto Livraria

Receba nosso boletim gratuito