Utilitários bem conhecidos, renovados em aparência e conteúdo, enfrentam-se para revelar qual tem o melhor conjunto
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Os utilitários esporte assumem, cada dia mais, o papel que já foi de peruas e minivans como o carro oficial da família. Se em 2003 havia apenas 25 desses modelos em duas categorias na Eleição dos Melhores Carros promovida pelo Best Cars, na mais recente edição da pesquisa já eram 62 competidores em seis categorias, com tendência a continuar crescendo.
Dos chineses mais populares aos alemães e ingleses mais sofisticados, a categoria oferece hoje opções para todos os gostos e bolsos. Entre elas estão dois modelos consagrados, que passaram por recente renovação e foram colocados frente a frente: o Honda CR-V, importado do México pela marca japonesa, e o Hyundai IX35, um sul-coreano que ganhou produção brasileira.
Honda CR-V EXL 4WD | Hyundai IX35 | ||||||||
4,58 m | 4,41 m | ||||||||
150/155 cv | 157/167 cv | ||||||||
R$ 145.800 | R$ 129.990 | ||||||||
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
Embora diferentes na origem, são concorrentes diretos nos quatro “Ps” a que recorremos para definir os comparativos. A proposta de uso é a mesma: utilitários esporte familiares com bom equilíbrio entre espaço e versatilidade de uso, mas de desempenho moderado. Em porte o CR-V é 17 centímetros mais longo, mas mede 2 cm a menos em distância entre eixos; curiosamente ambos são idênticos em largura e altura. As potências ficam próximas nos motores de mesma configuração, flexíveis de 2,0 litros e quatro válvulas por cilindro: 150 cv com gasolina e 155 com álcool no Honda, 157 e 167 cv (na ordem) no Hyundai.
Em preço, a Honda hoje trabalha com versão única EXL com tração integral e amplo conteúdo de série por R$ 145.800. Já a Hyundai oferece três níveis de equipamentos entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, sempre com tração apenas dianteira. O avaliado era a opção de topo, cujo valor fica 11% abaixo de seu adversário. Nosso carro era da série limitada Launching Edition, sem diferenças para as versões de linha além da pintura laranja.
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