Mais leve e potente, o IX35 tem melhores acelerações e retomadas, mas consome mais
Desempenho e consumo
Apesar de testado com gasolina (procuramos usar o mesmo combustível com o qual recebemos os carros, para evitar misturas), o IX35 foi mais rápido em todas as medições que o CR-V com álcool, resultado coerente com sua vantagem em relação peso-potência. Acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos (ante 13,1 s) e retomou de 60 a 120 em 14,1 s (contra 15,8 s). A tração integral não beneficia o Honda nas provas de arrancada: com ampla capacidade de transmitir ao asfalto o que os motores produzem, os pneus dianteiros de ambos não chegam a patinar mesmo nas acelerações mais intensas.
O Hyundai poderia acelerar ainda melhor com duas alterações na transmissão automática: maior rotação máxima de saída (estol), que é de apenas 1.800 rpm ante 2.200 do Honda, e ponto mais alto de mudança de marcha. Sua caixa faz trocas entre 6.000 e 6.100 rpm em modo manual, antes mesmo do regime de potência máxima (6.200), enquanto a do CR-V o leva até 6.500 rpm e supera em 200 o pico de potência, como deve ser.
Não foi possível medir consumo de combustível no IX35 pela falta dessa função no computador de bordo, mas os dados de fábrica pelos padrões do Inmetro (veja na tabela mais abaixo) indicam ligeira vantagem do CR-V em ambos os ciclos e com qualquer dos combustíveis, obtidas em parte pela transmissão bastante longa. As marcas com álcool pelo Honda em nossos trajetos-padrão são boas para o tipo de carro e as condições de peso e aerodinâmica que ele apresenta.
Medições Best Cars
CR-V | IX35 | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 13,1 s | 11,9 s |
0 a 120 km/h | 17,9 s | 17,0 s |
0 a 400 m | 19,2 s | 18,7 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 10,3 s | 9,2 s |
60 a 120 km/h* | 15,8 s | 14,1 s |
80 a 120 km/h* | 12,6 s | 11,4 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 9,4 km/l | – |
Trajeto exigente em cidade | 4,9 km/l | – |
Trajeto em rodovia | 9,7 km/l | – |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 601 km | – |
Trajeto exigente em cidade | 313 km | – |
Trajeto em rodovia | 620 km | – |
Testes efetuados com álcool (CR-V) ou gasolina (IX35); *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; o consumo do IX35 não pôde ser medido; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
CR-V | IX35 | |
Velocidade máxima | ND | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | |
Consumo em cidade | 9,2/6,4 km/l | 8,8/6,1 km/l |
Consumo em rodovia | 11,5/8,1 km/l | 10,5/7,3 km/l |
Dados do fabricante para gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |
Comentário técnico
• A versão do CR-V fornecida aos Estados Unidos pela mesma fábrica mexicana usa motor de 2,4 litros com injeção direta de combustível e transmissão automática de variação contínua (CVT). Esses avanços, porém, não vêm aqui para baixo do Equador, onde a Honda ainda o equipa com a unidade de 2,0 litros da família R, usada desde duas gerações atrás, e caixa automática tradicional de cinco marchas.
Não que se trate de motor defasado: entre suas características atuais estão bloco de alumínio, variação do tempo de abertura (como no IX35) e do levantamento das válvulas, acionamento do comando por meio de corrente e preaquecimento de álcool para partida a frio. Contudo, a relação peso-potência desfavorável do Honda indica que a marca faria bem em nos trazer o motor mais potente e a caixa mais eficiente disponíveis lá no Norte.
• O motor do IX35, por sua vez, faz parte da linha Theta II desenvolvida pela Global Engine Alliance, parceria com a Chrysler e a Mitsubishi que vigorou entre 2002 e 2009, ano em que a marca norte-americana adquiriu a participação da sul-coreana e da japonesa. Na Hyundai a série tem unidades de 2,0 e 2,4 litros, incluindo versões do primeiro com turbocompressor e injeção direta. Como no CR-V, usa corrente de comando e bloco de alumínio; a variação de válvulas abrange apenas o tempo das de admissão. A taxa de compressão bem mais alta que a do concorrente foi adotada no Brasil na versão flexível.
• Chama atenção o quanto são longas as marchas do CR-V: sua quarta produz menor rotação que a quinta do IX35 e o mesmo vale entre a última marcha de um e de outro (veja nas fichas técnicas abaixo). Como se espera, a caixa de seis marchas do Hyundai tem maior gama de relações (a primeira dividida pela última resulta em 5,3) que a de cinco marchas do Honda (4,7).
• O sistema de tração integral do CR-V é do tipo sob demanda: move apenas as rodas dianteiras em condições normais de aderência, mas passa a transmitir torque também às traseiras (até sua totalidade, se necessário) caso os sensores percebam que a rotação daquelas está maior, ou seja, que houve perda de tração.
Ficha técnica
CR-V | IX35 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 81 x 96,6 mm | 86 x 86 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 10,6:1 | 12,1:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 150/155 cv a 6.300 rpm | 157/167 cv a 6.200 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 19,3 m.kgf a 4.700 rpm/19,5 m.kgf a 4.800 rpm | 19,2/20,6 m.kgf a 4.700 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 75,1/77,6 cv/l | 78,6/83,6 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 5 | automática, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 2,78 / 11 km/h | 4,16 / 9 km/h |
2ª. | 1,68 / 18 km/h | 2,58 / 14 km/h |
3ª. | 1,13 / 27 km/h | 1,77 / 21 km/h |
4ª. | 0,77 / 40 km/h | 1,37 / 27 km/h |
5ª. | 0,59 / 52 km/h | 1,00 / 36 km/h |
6ª. | – | 0,78 / 47 km/h |
Relação de diferencial | 4,44 | 3,65 |
Regime a 120 km/h | 2.300 rpm (5ª.) | 2.550 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máxima informada | ND | |
Tração | integral sob demanda | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (297 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a disco (305 mm ø) | a disco (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | 11,4 m | 10,6 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 17 pol | 6,5 x 18 pol |
Pneus | 225/65 R 17 | 225/55 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,58 m | 4,41 m |
Largura | 1,82 m | |
Altura | 1,655 m | |
Entre-eixos | 2,62 m | 2,64 m |
Bitola dianteira | 1,56 m | 1,585 m |
Bitola traseira | 1,56 m | 1,586 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 71 l | 58 l |
Compartimento de bagagem | 589 l | 465 l (728 l até o teto) |
Peso em ordem de marcha | 1.579 kg | 1.500 kg |
Peso-potência (gas./álc.) | 10,5/10,2 kg/cv | 9,6/9,0 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 5 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2016 | |
Pneus | Bridgestone Dueler H/P Sport | Kumho Solus KL21 |
Quilometragem inicial | 21.000 km | 6.000 km |
Dados do fabricante |