HR-V tem instrumentos simples, sistema multimídia que espelha tela de celular, retenção automática de freio e saídas de ar diante do passageiro; conexões escondidas, ar-condicionado por toques e fixações dos bancos não agradam
O ar-condicionado de ambos está bem dimensionado e tem controle automático de temperatura, que no Jeep opera com duas zonas, motorista e passageiro. A fileira de difusores de ar do Honda diante deste ocupante causa estranheza, mas não o incomoda, pois as três partes podem ser direcionadas para cima, ajustadas e fechadas de forma individual. Piores a nosso ver são os comandos por toque no painel: requerem atenção visual, não sendo possível reconhecer as funções pelo tato, e pode haver acionamento incorreto se a mão se movimentar durante oscilações.
Os dois vêm de série nessas versões com controlador de velocidade, acionamento elétrico e automático do freio de estacionamento (primeiros carros nacionais com o item), controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e temporizador, alerta para uso do cinto, comando a distância para abrir e fechar vidros (que deveria abranger o teto solar no Renegade) e rebater retrovisores, câmera traseira para orientar manobras com guias que acompanham o volante (há três opções de ângulo no Honda), para-sóis com espelhos iluminados, porta-copos, mostrador de temperatura externa e apoio de braço central na frente.
Só o Renegade oferece ar-condicionado de duas zonas, acesso e partida com chave presencial, estepe integral (e de alumínio) e mostradores de pressão de pneus e temperatura dos óleos, entre outras funções da tela digital
Detalhes favoráveis ao Renegade são ar-condicionado com duas zonas de ajuste de temperatura, alerta de veículo em ponto cego, limitador de velocidade, sensores de estacionamento à frente e atrás (no oponente, nenhum), retrovisor interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático (no Honda há apenas ajuste do intervalo entre varridas), lanterna recarregável no porta-malas, aviso específico de qual porta está mal fechada (geral no HR-V), alça de teto também para o motorista, dois fechos de segurança no capô, tomada de 127 volts em padrão brasileiro para os passageiros de trás, tampa do tanque conjugada à trava central (mais prática que a alavanca interna do Honda), duas luzes de leitura na traseira (no rival, apenas luz de cortesia central; ambos têm duas luzes na frente), comando de trava central das portas também para o passageiro da frente (no Honda, só motorista), vidros traseiros que descem por inteiro e mais espaço para os objetos do dia a dia.
O HR-V oferece capacidade de bagagem bem maior, 437 litros ante meros 260: o Renegade perde para a maioria dos hatches pequenos nesse quesito
Pode ainda ter teto solar duplo, com seção dianteira móvel e traseira fixa, e assistente de estacionamento (que manobra o carro em vagas paralelas e perpendiculares à via e é oferecido pela primeira vez em carro brasileiro), itens não considerados no carro avaliado. O HR-V responde apenas com retenção automática de freio, que mantém o carro imóvel sem que se use qualquer dos pedais, muito cômodo no tráfego para-anda; preaquecimento de álcool para partida a frio, que elimina o anacrônico tanque de gasolina ainda usado no concorrente; e faixa degradê no para-brisa.
Alguns pontos podem melhorar. No Honda as conexões de áudio e as tomadas de 12 volts ficam escondidas abaixo do console central (exigem contorcionismo para o uso), os parafusos de fixação dos bancos dianteiros estão bem à mostra diante deles, e o cofre do motor e a parte interna do capô vêm em cor diferente da carroceria. No Jeep os alertas dos sensores de estacionamento são extremamente altos e não podem ser desativados (a menos que se desligue o sistema por inteiro) e os comandos de áudio atrás dos raios do volante (tradicionais na Chrysler) são difíceis de usar até se estar habituado. Em ambos os carros as soleiras pronunciadas sujam facilmente a calça ao entrar e sair, o que seria evitado se as portas as cobrissem quando fechadas, como em alguns modelos do gênero.
Espaço traseiro é insuficiente para três pessoas em ambos, mas o HR-V (à esquerda) leva vantagem importante em capacidade de bagagem
Os dois modelos são espaçosos na frente e em altura no banco traseiro, mas um tanto estreitos para levar ali três adultos, com o agravante no HR-V de um assento bem desconfortável para o passageiro central (a exemplo do Fit). O que mais os diferencia é a acomodação das pernas, ótima no Honda e apenas razoável no Jeep, o que recomenda a opção pelo primeiro para famílias com pessoas de grande estatura. No HR-V pode-se ajustar o encosto traseiro em duas posições, uma mais reclinada que o usual.
O carro da marca japonesa oferece capacidade de bagagem bem maior, 437 litros ante meros 260 — o da norte-americana perde para a maioria dos hatches pequenos nesse quesito. O maior culpado é a opção por estepe integral (tem até roda de alumínio) em oposição ao temporário do HR-V: o assoalho ficou tão alto que cria uma plataforma plana quando apenas se rebate o encosto traseiro, sem mexer no assento. Em contrapartida, pode-se seguir viagem sem limitações após uma troca de pneu. O banco traseiro é bipartido 60:40 em ambos, mas no Renegade a divisão limita-se ao encosto, o que não satisfaz nesse tipo de carro. Conveniente no HR-V é o sistema ULT, que permite rebater o assento traseiro (no todo ou em parte) junto ao encosto, para abrir espaço a objetos altos no assoalho.
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Equipamentos de série e opcionais
HR-V |
Renegade |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | O/ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | O/S |
Bolsas infláveis frontais/ laterais/ cortinas/ de joelhos (mot.) | S/S/ND/ND | S/O/O/O |
Câmbio automático/automatizado | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | O |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S/S | S/S |
Luz traseira de neblina | ND | S |
Navegador por GPS | S | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND | O/S |
Teto solar/comando elétrico | NS | O/O |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível |
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