Equipados da maneira mais próxima possível, o Renegade (à direita) ficaria R$ 2,8 mil mais barato, mas o nosso tinha conteúdos a mais
Custo-benefício
Considerando-se câmbio automático, pode-se ter o HR-V a partir de R$ 77.400 (versão LX) e o Renegade com R$ 75.900 (Sport), ambos com o mesmo motor das opções avaliadas. Nas versões em análise o Honda começa em R$ 90.700, muito acima dos R$ 80.900 do Jeep, mas a este é preciso acrescentar bancos de couro (R$ 3.500 em pacote com rodas de 18 pol) e o conjunto de bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos (R$ 3.500 com monitor de pneus) para deixá-lo compatível ao concorrente, que tem couro e bolsas laterais de série. Assim o Longitude alcança R$ 87.900, ou seja, R$ 2.800 abaixo do rival (não consideramos pinturas opcionais nesses valores).
Desempenho, espaço, porta-malas e consumo favorecem o Honda; o Jeep sobressai em itens de conveniência e de segurança passiva
Nessa suposta configuração, na qual gostaríamos de ter recebido o carro da Jeep, os conteúdos são parecidos: a favor do Renegade ficam itens como bolsas de joelhos e de cortina, ar-condicionado de duas zonas, rodas maiores (para quem aprecia) e sensores de estacionamento traseiros, em uma razoável vantagem sobre o HR-V na relação entre preço e equipamentos. Nosso carro, porém, veio também com o pacote de injustificáveis R$ 14.500 composto por sistema de áudio superior, tela maior no quadro de instrumentos, faróis de xenônio e ajuste elétrico de apoio lombar, o que fazia seu preço pular para R$ 102.400. O único opcional que ele tinha, mas consideramos ausente por não influir na avaliação, era o teto solar (R$ 6.700 o panorâmico).
Na condição em que os avaliamos, portanto, o Jeep era caro demais para o que oferecia sobre o adversário em termos de conteúdo. E quanto aos demais atributos? Como as notas abaixo resumem, ele se revelou superior em instrumentos, itens de conveniência, suspensão e segurança passiva, enquanto o HR-V ganhou em estilo, espaço interno, porta-malas, desempenho, consumo, estabilidade e custo-benefício. O Honda não apenas liderou em mais itens (sete contra quatro; nos demais houve empate), como levou vantagem de dois pontos em dois deles, porta-malas e desempenho, que são os quesitos mais críticos do Jeep.
Tudo considerado, o HR-V sai em posição superior o bastante para ser apontado como melhor compra entre esses novos utilitários esporte. Então, por que recebeu só nota 3 em custo-benefício, e o adversário, um vergonhoso 2? Porque ambos são caros para o que oferecem, seja em espaço, seja em conforto e acabamento, seja em desempenho — sobretudo o Renegade, lento demais e com espaço ínfimo para bagagem, além de séria limitação de visibilidade e alto consumo. Se o que o leitor ou a leitora procura, mais que seguir a moda, é a satisfação de um carro que devolva bastante pelo muito que se paga por um automóvel no Brasil, permita-nos sugerir que comece sua escolha olhando para outros lados.
Mais Avaliações |
Nossas notas
HR-V |
Renegade |
|
Estilo | 5 | 4 |
Acabamento | 3 | 3 |
Posição de dirigir | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 5 |
Itens de conveniência | 4 | 5 |
Espaço interno | 4 | 3 |
Porta-malas | 4 | 2 |
Motor | 3 | 3 |
Desempenho | 4 | 2 |
Consumo | 4 | 3 |
Câmbio | 4 | 4 |
Freios | 4 | 4 |
Direção | 4 | 4 |
Suspensão | 3 | 4 |
Estabilidade | 4 | 3 |
Visibilidade | 3 | 3 |
Segurança passiva | 4 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 2 |
Média |
3,78 |
3,50 |
Posição |
1º. |
2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
HR-V | Renegade |
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Ficha técnica
HR-V | Renegade | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/alumínio |
Comando de válvulas | no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 81 x 87,3 mm | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.799 cm³ | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 11,9:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) |
140 cv a 6.500 rpm/ 139 cv a 6.300 rpm |
130/132 cv a 5.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) |
17,3 m.kgf a 4.800 rpm/ 17,4 m.kgf a 5.000 rpm |
18,6/19,1 m.kgf a 3.750 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 77,8/77,3 cv/l | 74,4/75,6 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | automático de variação contínua, simulação de 7 marchas | automático, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | variação entre 2,53 e 0,41 | 4,46 / 7 km/h |
2ª. | 2,51 / 13 km/h | |
3ª. | 1,56 / 21 km/h | |
4ª. | 1,14 / 28 km/h | |
5ª. | 0,85 / 38 km/h | |
6ª. | 0,67 / 48 km/h | |
Relação de diferencial | 5,44 | 4,10 |
Regime a 120 km/h | 2.100 rpm* | 2.500 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máxima informada | ND | 4.700/4.750 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira | |
*na relação mais longa possível | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (305 mm ø) |
Traseiros | a disco (ø ND) | a disco (278 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | 11,4 m | 10,8 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | indep., McPherson, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 17 pol | 18 pol |
Pneus | 215/55 R 17 V | 225/55 R 18 V |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,294 m | 4,232 m |
Largura | 1,772 m | 1,798 m |
Altura | 1,586 m | 1,705 m |
Entre-eixos | 2,61 m | 2,57 m |
Bitola dianteira | 1,53 m | 1,55 m |
Bitola traseira | 1,54 m | 1,552 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,36 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 51 l | 60 l |
Compartimento de bagagem | 437 l | 260 l |
Peso em ordem de marcha | 1.276 kg | 1.440 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 9,1/9,2 kg/cv | 11,1/10,9 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carro avaliado | ||
Ano-modelo | 2016 | |
Pneus | Michelin Primacy 3 | Pirelli Scorpion Verde |
Quilometragem inicial | 7.500 km | 1.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |