Mais barato sem opcionais, o Jetta fica próximo a três dos concorrentes quando os recebe: só o Sentra mantém vantagem de preço expressiva
Preços
Focus | Civic | Sentra | Corolla | Jetta | |
Sem opcionais | 107.390 | 105.900 | 98.990 | 106.080 | 93.990 |
Como avaliado | 107.690 | 105.900 | 98.990 | 106.080 | 105.096 |
Completo | 108.690 | 107.400 | 100.240 | ND | 106.981 |
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 27/10/16; menores preços em destaque; ND = não disponível; consulte os sites: Focus, Civic, Sentra, Corolla, Jetta |
Custo-benefício
Dos cinco modelos, apenas o Jetta oferece opcionais: os demais são vendidos em conteúdos fechados, podendo-se escolher versões diferentes para deixar equipamentos de lado e reduzir o preço. Com isso, o valor inicial de R$ 94 mil do VW não representa maior vantagem, pois ele precisa do pacote Exclusive (R$ 6,8 mil) para receber ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro (sintético), rodas de 17 pol e outros itens que a maioria dos adversários no grupo traz de série. Opção livre é a do teto solar (R$ 4,3 mil), que equipa Focus e Sentra.
Com tais opcionais o Jetta passa a R$ 105,1 mil e fica pouco mais acessível que Civic (R$ 105,9 mil), Corolla (R$ 106,1 mil) e Focus (R$ 107,7 mil). Por R$ 99 mil, o Sentra aparece em vantagem financeira. Entretanto, é preciso levar em conta diferenças relevantes de equipamentos.
O mais caro Ford é também o mais farto em conteúdo, o único a ter assistente de estacionamento, faróis de xenônio em ambos os fachos, frenagem automática e sistema de áudio com tela de 8 pol. Sem nada disso, quem está mais perto é o Nissan, que ao menos tem ajuste elétrico do banco, câmera traseira e faróis de leds, ausentes do VW. O Toyota oferece esses itens, mas lhe faltam controle de estabilidade e teto solar. Já o Honda, embora tenha o controle eletrônico e a câmera, vem sem teto e usa faróis simples como os do VW.
A Honda atacou os pontos fracos de seu médio e conseguiu grande resultado: é hora de a Toyota fazer o mesmo, embora pareça confortável com as altas vendas
Como conclusão, as melhores relações entre conteúdo e preço são do Sentra (mais barato e bem-equipado) e do Focus (caro, mas justificado pelo que traz). O Jetta fica no meio-termo, seguido por Civic e em último lugar Corolla. E as notas, o que nos contam?
Contam que o Ford é o melhor em posição de dirigir, suspensão e visibilidade, mas o pior em espaço interno e porta-malas. Que o Honda vence todos em estilo e direção, sem ficar isolado em último em qualquer item. Que o Toyota, embora superior em segurança passiva, obtém a pior nota em itens de conveniência, consumo e estabilidade. Que o VW ganha em instrumentos e motor, mas perde em estilo, acabamento, suspensão e segurança passiva. Que o Nissan, sem sobressair em quesito algum, leva nota mais baixa em posição de dirigir e transmissão.
A média de notas mantinha Focus e Civic à frente, seguidos por Jetta, Sentra e Corolla, até chegar ao item final: relação custo-benefício. Quando o conjunto de atributos é confrontado ao preço do carro avaliado, conclui-se que os dois primeiros são realmente os melhores e que o Nissan, não tão brilhante, está bem posicionado em preço para compensar o que deixa de oferecer. Isso não pode ser dito de Toyota e VW, que deveriam custar menos diante de suas limitações.
Tudo considerado, o novo Civic termina seu grande desafio empatado com o melhor carro do comparativo anterior, o Focus (não nos agrada o empate, mas evitá-lo envolveria alterar notas que foram atribuídas com todo o critério), o que constitui grande conquista para o sucessor do último colocado daquela ocasião. Então empatado com o Ford, o Jetta TSI de 2,0 litros deu lugar dessa vez ao “irmão” menos potente e ficou na posição seguinte, equilibrado ao Sentra, com a ressalva do menor preço deste. O último lugar vai dessa vez para o Corolla, que — não obstante suas vendas — deveria atacar seus pontos fracos como fez, com muito êxito, o adversário da Honda.
Mais Avaliações
Nossas notas
Focus | Civic | Sentra | Corolla | Jetta | |
Estilo | 4 | 5 | 4 | 4 | 3 |
Acabamento | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 |
Posição de dirigir | 5 | 4 | 3 | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Itens de conveniência | 5 | 4 | 5 | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Porta-malas | 3 | 5 | 5 | 4 | 5 |
Motor | 4 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Desempenho | 4 | 3 | 3 | 3 | 4 |
Consumo | 4 | 5 | 4 | 3 | 5 |
Transmissão | 4 | 4 | 3 | 4 | 4 |
Freios | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Direção | 4 | 5 | 4 | 4 | 4 |
Suspensão | 5 | 4 | 4 | 4 | 3 |
Estabilidade | 5 | 5 | 4 | 3 | 5 |
Visibilidade | 5 | 3 | 4 | 4 | 3 |
Segurança passiva | 4 | 4 | 4 | 5 | 3 |
Custo-benefício | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 |
Média | 4,17 | 4,17 | 3,94 | 3,78 | 3,94 |
Posição | 1º. | 1º. | 3º. | 5º. | 3º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |