São semelhantes em muitos aspectos, mas o Fiesta vence em custo-benefício: com
câmbio superior, controle de estabilidade e alguns confortos a menos, é o mais barato
Custo-benefício
Já se sabia que o Fiesta avaliado era o carro mais barato, por termos recebido a versão SE em vez da Titanium. A R$ 50 mil, o modelo com câmbio Powershift custa R$ 4,7 mil a menos que o 208 Griffe automático (o avaliado tinha pintura perolizada, a única do trio, e por isso saía por mais R$ 1,5 mil) e R$ 3,5 mil a menos que o C3 Exclusive automático básico (o do teste tinha o pacote Techno de R$ 2,1 mil). Mas é o que o mercado de fato oferece: a Ford, ao contrário das marcas francesas, permite combinar o câmbio sem pedal de embreagem a uma versão de acabamento intermediária.
Se o Citroën e o Peugeot trazem itens de conveniência ausentes do Ford, como controlador e limitador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, navegador (no 208) e as soluções de área envidraçada sobre os passageiros, por outro lado deixam de fora o controle de estabilidade, recurso de segurança que só o Fiesta oferece. Assim, na relação entre equipamentos e preço, o modelo do oval azul sai em vantagem. A garantia é a mesma em todos, três anos.
E quanto aos atributos de cada carro? Os fluminenses de Porto Real são bastante parecidos em tudo, quando não iguais, de modo que suas notas (veja abaixo) foram sempre as mesmas. Comparado a eles, o paulista de São Bernardo do Campo mostrou-se superior em desempenho, consumo e câmbio, mas inferior em acabamento, itens de conveniência e visibilidade. Haveria um empate triplo se a relação entre o que custa e o que oferece o modelo da Ford não sobressaísse em relação aos oponentes. Essa diferença, que lhe deu um ponto a mais em custo-benefício, decidiu a seu favor — por margem mínima, é verdade — o comparativo entre esses hatches compactos da nova geração.
Nossas notas
C3 |
Fiesta |
208 |
|
Estilo | 4 | 4 | 4 |
Acabamento | 4 | 3 | 4 |
Posição de dirigir | 4 | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 3 | 3 |
Motor | 4 | 4 | 4 |
Desempenho | 3 | 4 | 3 |
Consumo | 3 | 4 | 3 |
Câmbio | 3 | 4 | 3 |
Freios | 4 | 4 | 4 |
Direção | 5 | 5 | 5 |
Suspensão | 4 | 4 | 4 |
Estabilidade | 4 | 4 | 4 |
Visibilidade | 4 | 3 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 3 | 3 |
Custo-benefício | 3 | 4 | 3 |
Média | 3,67 | 3,72 | 3,67 |
Posição |
2º. |
1°. |
2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
C3 | Fiesta | 208 |
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Comentário técnico
• Os dois motores (um mesmo equipa C3 e 208) estão entre os mais atuais do segmento, mesmo que não sobressaiam em termos mundiais. Usam quatro válvulas por cilindro e variação de tempo de abertura das válvulas, o que abrange as de escapamento apenas no Fiesta (nos outros, só as de admissão). Sua partida a frio conta com preaquecimento de álcool (em baixa temperatura ambiente e tendo só, ou quase só, esse combustível no tanque), o que dispensa o tradicional tanque auxiliar de gasolina.
• Vantagem do Fiesta é o bloco em alumínio, mais leve e eficiente na dissipação de calor que o de ferro fundido. Sua relação r/l, 0,297, está dentro do limite convencionado (0,3) para não causar vibrações excessivas e prejudicar a eficiência (a do motor das francesas não foi informada). Ambos usam correia dentada para movimentar o comando de válvulas.
• Embora já fosse oferecido no Fiesta mexicano vendido em outros mercados desde 2010, o câmbio Powershift só agora chega ao modelo oferecido aqui, seja o hatch nacional, seja o sedã importado. De acordo com a Ford, a razão da demora foi acertar a calibração eletrônica para o modo de dirigir dos brasileiros, com seu trânsito nervoso, sem o que a empresa acredita que haveria insatisfação com seu funcionamento. A caixa usa embreagens a seco, e não em banho de óleo, e trabalha com duas relações de diferencial, das quais a mais curta se aplica a terceira, quarta e marcha à ré.
• A concepção das suspensões é a mais comum nos carros nacionais, McPherson à frente e com eixo de torção na traseira. Já era assim no Fiesta e no C3 desde que apareceram no Brasil (em 1995 e 2003, na ordem), mas o 208 marca um rompimento em termos de suspensão traseira: o 206, depois renomeado 207 no Brasil, trazia um sistema independente com braços arrastados, tendo barras de torção como elemento elástico (agora, molas helicoidais). Conheça cada tipo de suspensão.
Ficha técnica
C3 |
Fiesta |
208 |
|
Motor | |||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 4 em linha | ||
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/ alumínio | alumínio | ferro fundido/ alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | ||
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | ||
Diâmetro e curso | 78,5 x 82 mm | 79 x 81,4 mm | 78,5 x 82 mm |
Cilindrada | 1.587 cm³ | 1.597 cm³ | 1.587 cm³ |
Taxa de compressão | 12,5:1 | 12:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
Potência máxima (gas.) | 115 cv a 6.000 rpm | 125 cv a 6.500 rpm | 115 cv a 6.000 rpm |
Potência máxima (álc.) | 122 cv a 5.800 rpm | 130 cv a 6.500 rpm | 122 cv a 5.800 rpm |
Torque máximo (gas.) | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm | 15,4 m.kgf a 4.250 rpm | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Torque máximo (álc.) | 16,4 m.kgf a 4.000 rpm | 16,0 m.kgf a 5.000 rpm | 16,4 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 72,5 / 76,9 cv/l | 78,3 / 81,4 cv/l | 72,5 / 76,9 cv/l |
Transmissão | |||
Tipo de câmbio e marchas | automático / 4 | automatizado de dupla embreagem / 6 | automático / 4 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
1ª. | 2,73 / 9 km/h | 3,92 / 7 km/h | 2,73 / 9 km/h |
2ª. | 1,50 / 16 km/h | 2,43 / 12 km/h | 1,50 / 16 km/h |
3ª. | 1,00 / 25 km/h | 1,44 / 18 km/h | 1,00 / 25 km/h |
4ª. | 0,71 / 35 km/h | 1,02 / 26 km/h | 0,71 / 35 km/h |
5ª. | NA | 0,87 / 34 km/h | NA |
6ª. | NA | 0,70 / 42 km/h | NA |
Relação(ões) de diferencial | 3,67 / | 4,11 / 4,59* | 3,67 / |
Tração | dianteira | ||
* A segunda relação aplica-se apenas a 3ª, 4ª e ré | |||
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado (266 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (266 mm ø) |
Traseiros | a tambor (229 mm ø) | a tambor (ø ND) | a tambor (203 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | elétrica | ||
Diâmetro de giro | 10,3 m | 10,1 m | 11,2 m |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | |||
Dimensões | 5,5 x 16 pol | 6 x 15 pol | 16 pol |
Pneus | 195/55 R 16 H | 195/55 R 15 V | 195/55 R 16 H |
Dimensões | |||
Comprimento | 3,944 m | 3,969 m | 3,966 m |
Largura | 1,708 m | 1,697 m | 1,702 m |
Altura | 1,521 m | 1,464 m | 1,472 m |
Entre-eixos | 2,46 m | 2,489 m | 2,541 m |
Bitola dianteira | ND | 1,475 m | |
Bitola traseira | ND | 1,47 m | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,31 | 0,33 | 0,32 |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 55 l | 52 l | 55 l |
Compartimento de bagagem | 300 l | 281 l | 285 l |
Peso em ordem de marcha | 1.202 kg | 1.153 kg | 1.189 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,5 / 9,9 kg/cv | 9,2 / 8,9 kg/cv | 10,3 / 9,7 kg/cv |
Garantia | |||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | ||
Carros avaliados | |||
Ano-modelo | 2013 | 2014 | |
Pneus | Michelin Energy Green X | Pirelli P7 | Michelin Energy Saver |
Quilometragem inicial | 2.000 km | 8.000 km | 5.000 km |
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível |