O porta-malas do VW supera os dos concorrentes em 30 litros, mas sua forma
não favorece o aproveitamento de espaço; apenas o Punto tem cinco portas
Embora seja aceitável por sua proposta, a escassa acomodação no banco traseiro deve ser considerada por quem analisa esses carros — e não só no Fusca, homologado para quatro ocupantes. Mesmo dois adultos têm dificuldades em qualquer um deles, pois falta espaço para pernas e cabeças; no Punto e sobretudo no DS3, a largura modesta praticamente impede que três pessoas viajem ali. Evidente facilidade do Fiat está nas portas traseiras: nos demais o acesso ao banco de trás é algo precário e, embora os dianteiros avancem nessa situação e tenham memória de posição, podem voltar se o carro não estiver em piso plano, o que foi mais sentido no francês.
Com capacidade de 310 litros, o compartimento de bagagem do VW é um pouco maior que os dos oponentes, empatados com 280 litros, mas sua forma não favorece o aproveitamento do espaço. Nos três o banco traseiro é bipartido, sendo usada a repartição 50:50 no VW (em vez de 60:40) por haver apenas dois lugares. A altura da base do vão de acesso é mais inconveniente no Punto e no DS3. O estepe do TJet é um dos últimos da indústria a usar roda e pneu iguais aos de serviço, o que significa custo, mas traz sossego tanto ao usá-lo quanto ao precisar de roda ou pneu de reposição. Nos outros dois o estepe é temporário, estreito, o que traz certas limitações.
Computador de bordo e ar-condicionado automático todos eles têm, mas o DS3 vem com
sensor de luz, limitador de velocidade, emissão de perfume e capa luxuosa no manual
Punto: manômetro simples do turbo, seletor de modo de dirigir, interface Bluetooth
com leitura de mensagens (até das redes sociais) e estepe com roda de alumínio
Próxima parte |
Equipamentos de série e opcionais
DS3 |
Punto |
Fusca |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/S | S/ND | S/S |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | S/S |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | O/O | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/O/1 | S/O/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | O/S | S/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/O/O | S/S/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND | O/ND |
Câmera traseira para manobras | ND | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S (3) | ND | S (2) |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | ND | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/NA | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | O |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | O/O | ND/O |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S |
Luz traseira de neblina | S | ND | S |
Navegador por GPS | ND | O | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | O | O |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S | O/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | O/O | O/O |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; A = acessório aplicado em concessionária; ND = não disponível; NA = não aplicável |
Próxima parte |