Além de mais barato, o Logan tem maior conteúdo de série; o Voyage cobra caro pelo que oferece e o Etios, de preço intermediário, é o mais despojado
Custo-benefício
Vendido sem opções, o Etios XLS fica com preço intermediário entre os concorrentes. O Logan Dynamique avaliado trazia o pacote Techno Plus (navegador, ar-condicionado automático e sensores de estacionamento) por R$ 1.100 e a pintura metálica de R$ 1.050; o Voyage Seleção veio equipado com ar-condicionado, rodas de alumínio, faróis de neblina, volante com comandos, caixa no porta-malas e a pintura, em total de R$ 6.750. Assim considerados, o Toyota é 6% mais caro que o Renault e o VW custa 14,4% mais que o mesmo modelo.
Na comparação de equipamentos (veja relação), o Logan aparece com vantagens sobre os demais como controlador e limitador de velocidade e os citados ar automático e navegador. O Voyage fica no meio-termo, enquanto o Etios é o único sem itens como ajuste de altura do banco, computador de bordo e os sensores traseiros. Portanto, na relação entre conteúdo e preço, o Renault está em claro primeiro lugar. O VW oferece equipamentos, mas cobra alto por eles; o Toyota vem mal equipado e ainda assim custa mais que o primeiro.
Na análise item por item (veja as notas abaixo), percebe-se uma alternância de vantagens. O Logan é o melhor em estilo, posição de dirigir e relação custo-benefício; o Etios, em consumo; e o Voyage, em estabilidade. Os pontos fracos, ou nos quais o modelo não se iguala aos concorrentes, também ficam à mostra: no carro da marca francesa, câmbio e direção; no da japonesa, estilo, acabamento, instrumentos, itens de conveniência e visibilidade; e no da alemã, espaço interno e porta-malas.
Tudo considerado, preços inclusive, o Logan é o vencedor do comparativo: fornece atributos importantes em um sedã compacto, como espaço para passageiros e bagagem, associados a bons equipamentos de conforto e pelo menor valor. Em segundo vem o Voyage, o “esportivo” do grupo: fica para trás em espaço, mas é o mais rápido e tem um conjunto agradável quanto a câmbio, direção e estabilidade, só que custa mais do que deveria. O último colocado, o Etios, mescla qualidades como economia, espaço (sobretudo no porta-malas) e boa dirigibilidade, mas não vale seu preço diante do desprezo da marca a fatores como aparência, acabamento e conteúdo.
Nossas notas
Logan |
Etios |
Voyage |
|
Estilo | 4 | 2 | 3 |
Acabamento | 3 | 2 | 3 |
Posição de dirigir | 4 | 3 | 3 |
Instrumentos | 4 | 3 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 | 3 |
Porta-malas | 5 | 5 | 4 |
Motor | 4 | 4 | 4 |
Desempenho | 3 | 3 | 4 |
Consumo | 3 | 4 | 3 |
Câmbio | 4 | 5 | 5 |
Freios | 4 | 4 | 4 |
Direção | 3 | 4 | 4 |
Suspensão | 3 | 4 | 3 |
Estabilidade | 3 | 3 | 4 |
Visibilidade | 4 | 3 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 3 | 3 |
Custo-benefício | 4 | 3 | 3 |
Média |
3,67 |
3,44 |
3,61 |
Posição |
1º. |
3°. |
2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Logan | Etios | Voyage |
Envie sua opinião sobre o carro que possui |
Ficha técnica
Logan |
Etios |
Voyage |
|
Motor | |||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 4 em linha | ||
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/ alumínio | alumínio | ferro fundido/ alumínio |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 4 | 2 |
Diâmetro e curso | 79,5 x 80,5 mm | 72,5 x 90,6 mm | 76,5 x 86,9 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.496 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | 12,1:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
Potência máxima (gas.) | 98 cv a 5.250 rpm | 92 cv a 5.600 rpm | 101 cv a 5.250 rpm |
Potência máxima (álc.) | 106 cv a 5.250 rpm | 96,5 cv a 5.600 rpm | 104 cv a 5.250 rpm |
Torque máximo (gas.) | 14,5 m.kgf a 2.850 rpm | 13,9 m.kgf a 3.100 rpm | 15,4 m.kgf a 2.500 rpm |
Torque máximo (álc.) | 15,5 m.kgf a 2.850 rpm | 13,9 m.kgf a 3.100 rpm | 15,6 m.kgf a 2.500 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 61,3 / 66,3 cv/l | 61,5 / 64,5 cv/l | 63,2 / 65,1 cv/l |
Transmissão | |||
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 | ||
Relação e velocidade por 1.000 rpm (em km/h) | |||
1ª. | 3,73 / 7 | 3,55 / 8 | 3,45 / 8 |
2ª. | 2,05 / 13 | 1,91 / 15 | 1,95 / 14 |
3ª. | 1,32 / 20 | 1,31 / 22 | 1,28 / 21 |
4ª. | 0,97 / 28 | 0,97 / 30 | 0,93 / 29 |
5ª. | 0,76 / 35 | 0,80 / 36 | 0,74 / 36 |
Relação de diferencial | 4,36 | 3,94 | 4,19 |
Tração | dianteira | ||
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado (259 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (239 mm ø) |
Traseiros | a tambor (203 mm ø) | a tambor (ø ND) | a tambor (200 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | hidráulica | elétrica | hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,6 m | 9,8 m | 10,8 m |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro | |
Rodas | |||
Dimensões | 15 pol | 5,5 x 15 pol | 6 x 15 pol |
Pneus | 185/65 R 15 | 185/60 R 15 | 195/55 R 15 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,349 m | 4,265 m | 4,215 m |
Largura | 1,733 m | 1,695 m | 1,656 m |
Altura | 1,529 m | 1,51 m | 1,462 m |
Entre-eixos | 2,635 m | 2,55 m | 2,465 m |
Bitola dianteira | ND | ND | 1,429 m |
Bitola traseira | ND | ND | 1,416 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,34 | 0,31 | 0,313 |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 50 l | 45 l | 55 l |
Compartimento de bagagem | 510 l | 562 l | 460 l |
Peso em ordem de marcha | 1.070 kg | 980 kg | 985 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,9 / 10,1 kg/cv | 10,6 / 10,1 kg/cv | 9,8 / 9,5 kg/cv |
Garantia | |||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | ||
Carros avaliados | |||
Ano-modelo | 2014 | ||
Pneus | Bridgestone Turanza ER 300 | Pirelli Cinturato P1 | Pirelli P7 |
Quilometragem inicial | 4.000 km | 500 km | 3.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |