Mais pesado, o Sandero obtém desempenho pouco superior com o motor de
1,6 litro, mais potente em até 16 cv; o nível de ruído e vibrações incomoda
Mecânica, comportamento e segurança
São dois motores de concepção simples, sem mecanismos de variação, mas com algum refinamento a mais no caso do Etios (leia mais sobre técnica na próxima página). Suas quatro válvulas por cilindro traduzem-se em potência específica mais alta e acabam por deixá-lo mais próximo do Sandero, com 84/90 cv ante 98/106 cv (gasolina e álcool, na ordem). Onde o Renault se distancia, sobretudo com a recente evolução do motor, é em torque: 14,5/15,5 m.kgf contra 11,9/12,8 m.kgf do Toyota, na mesma ordem de combustíveis.
O comando de câmbio leve e preciso é um ponto positivo do Etios; outro, a direção com assistência elétrica, que a deixa muito leve e agradável em baixa velocidade
Ao contrário do que muitos esperariam de um 16-válvulas, o motor do Etios fornece potência desde baixa rotação e consegue respostas ágeis, até mais do que se previa, lembrando as reações do Sandero (que pesa importantes 110 kg a mais). É também mais suave, com baixo nível de vibrações: estas são bem presentes no Renault e transmitidas aos pedais de forma evidente em rotações médias. Por outro lado, funcionamento silencioso não é com eles: são um tanto ruidosos para os padrões de hoje, a ponto de incomodar de 120 km/h para cima ou quando os motores são explorados a fundo.
Leve, o Etios mostra mais agilidade em baixa rotação que o esperado para um
1,3-litro de 16 válvulas, vibra menos que o Renault e tem câmbio mais macio
Apesar de ter potência e torque bem superiores, o Renault consegue vantagem menor que a esperada em desempenho por fatores como peso e aerodinâmica. Acelerar de 0 a 100 km/h requer 11,9 segundos nele e 13,1 s no Etios (com álcool), o que não é grande diferença, sendo mais clara sua superioridade em retomadas de velocidade. O Toyota dá o troco em consumo, menor em todas as condições (veja simulação com análise detalhada).
O comando de câmbio leve e preciso é um ponto positivo do Etios, bem superior nesse aspecto ao apenas razoável do Sandero. Boa característica dos dois é permitir o engate da marcha à ré com operação simples, ao lado da quarta, sem travas redundantes. Outro destaque do Toyota é a direção com assistência elétrica, que a deixa muito leve e agradável em baixa velocidade sem prejudicar a precisão em alta. A do Renault, com a menos eficiente assistência hidráulica, é um tanto pesada em manobras e não superior em precisão.
A origem “emergente” de ambos os modelos transparece no comportamento da suspensão: com molas e amortecedores relativamente firmes, eles mostram boa estabilidade, absorvem bem os impactos e irregularidades e transpõem lombadas de maneira tranquila, passando a sensação de robustez e longevidade em pisos como os nossos — vantagem inerente aos projetos para países não muito melhores que o Brasil em termos de qualidade viária. Os freios mostram dimensionamento correto e trazem sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD) de série nessas versões.
As suspensões projetadas para países emergentes fazem carros bem
adequados a nosso piso; em iluminação, faróis de neblina só no Sandero
Os faróis são equivalentes, do tipo mais simples usado hoje (refletor de superfície complexa, único por lado), mas só o Sandero traz unidades de neblina. Ponto positivo dos dois em sua categoria — e diante da proposta de simplicidade e baixo custo — é haver repetidores laterais das luzes de direção, item de segurança que falta em carros bem mais caros. Nenhum tem ajuste elétrico dos faróis ou luz traseira para neblina. São modelos de boa visibilidade, sem restrições mesmo quanto às colunas dianteiras, e que trazem retrovisores externos convexos de bom tamanho.
Nas versões avaliadas, os dois carros vêm de série com bolsas infláveis frontais, mas o restante dos itens de segurança passiva não vai além do que a legislação requer: apenas o Sandero tem encosto de cabeça para o quinto ocupante, ambos o deixam com cinto subabdominal e não há fixações Isofix para cadeiras infantis.
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