Confrontados os preços e os produtos, as conclusões ficam à mostra: o Passat é bom mas caro demais, o DS5 não justifica seu preço e o Fusion tem a melhor relação custo-benefício
Preços
DS5 |
Fusion |
Azera |
508 |
Passat |
|
Sem opcionais | 132.970 | 117.900 | 124.000 | 109.990 | 114.480 |
Como avaliado | 134.210 | 117.900 | 124.000 | 112.490 | 149.886 |
Completo | 134.210 | 117.900 | 127.000 | 112.490 | 149.886 |
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 17/10/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: DS5, 508, Passat |
Custo-benefício
Há diferença expressiva entre os preços dos carros avaliados, com o mais caro (Passat) custando 33% mais que o mais acessível (508), mas é preciso considerar que a VW oferece alguns (bem caros) pacotes de opcionais que aumentam seu valor em até 31%. No Hyundai apenas a central multimídia com navegador é cobrada à parte; Peugeot e Citroën oferecem a mais determinadas cores (salgados R$ 2,5 mil no caso do branco do 508); e a Ford trabalha com preço único.
Conforme os recebemos, eles se posicionam assim: passar do 508 para o Fusion acrescenta R$ 5,4 mil; deste para o Azera são R$ 6,1 mil; do sul-coreano para o DS5 adicionam-se R$ 10,2 mil; e dele para o Passat, R$ 15,7 mil. A configuração básica do VW custa só R$ 2 mil mais que o Peugeot e o deixaria como segundo carro mais acessível, mas excluiria itens como controlador de distância, teto solar, ajuste elétrico e ventilação nos bancos dianteiros, faróis de xenônio e assistente de estacionamento.
O Fusion oferece mais pelo que cobra: belo, rápido, muito bem equipado em conforto e segurança, a um preço dos mais acessíveis do grupo
Conclusão: o Passat pode vir bem equipado — mas caríssimo — ou um tanto espartano a preço comparável aos de 508 e Fusion, que então oferecem conteúdo superior. Uma relação entre custo e equipamentos bastante desfavorável. Com o VW à parte, chama atenção o valor elevado do DS5 sem justificativa pelo que oferece em equipamentos, já que está muito próximo do 508 de R$ 21,7 mil a menos: outro caso a pensar no mínimo duas vezes.
Como o quadro de notas abaixo detalha, há modelos que sobressaem em alguns aspectos (o Fusion vence em estilo e motor) e há os que revelam pontos de desvantagem, como acabamento, espaço interno e suspensão no DS5 e instrumentos no Fusion. Interessante a grande regularidade de notas de Azera, 508 e Passat, que raramente se destacam no grupo, mas também não mostram deficiências importantes em relação aos adversários.
Comparados os automóveis, fica mais fácil o confronto entre atributos e preços. No conjunto, o DS5 deixa ainda mais claro que não vale o que se pede por ele, pois já ficaria em último lugar mesmo sem a consideração de custo-benefício. Não deu certo a tentativa da Citroën de fazer um carro de luxo a partir da limitada plataforma do C4, com um motor de 165 cv, e ainda fixar o preço nas alturas.
O Passat convence muito bem pelo conjunto (obteve a maior média de notas antes da análise de custos), mas não pelos preços sugeridos. Se custasse R$ 120 mil com todos os opcionais seria uma fortíssima opção, mas a R$ 150 mil… Azera e 508 são válidos pelos valores pedidos, mas se tornam menos convidativos quando outro competidor entra em cena: o Fusion. Não resta dúvida de que é esse o carro a oferecer mais pelo que cobra: belo, rápido, muito bem equipado em conforto e segurança, com tração integral e um preço dos mais acessíveis do grupo (permitido, é verdade, pela menos tributada importação do México).
Vale a pena passar dos 120, neste caso os R$ 120 mil? Se por R$ 117.900 você leva para casa um carro tão bom quanto o concorrente mais caro e superior aos rivais de preço próximo, a resposta é clara: não vale.
Nossas notas
DS5 |
Fusion |
Azera |
508 |
Passat |
|
Estilo | 4 | 5 | 4 | 4 | 4 |
Acabamento | 4 | 5 | 5 | 5 | 5 |
Posição de dirigir | 5 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Instrumentos | 4 | 3 | 4 | 5 | 5 |
Itens de conveniência | 5 | 5 | 4 | 5 | 5 |
Espaço interno | 3 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Porta-malas | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Motor | 4 | 5 | 4 | 4 | 4 |
Desempenho | 4 | 5 | 5 | 4 | 5 |
Consumo | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Câmbio | 4 | 5 | 4 | 5 | 5 |
Freios | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 |
Direção | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Suspensão | 3 | 5 | 5 | 5 | 5 |
Estabilidade | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Visibilidade | 3 | 3 | 4 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 4 | 5 | 5 | 4 | 4 |
Custo-benefício | 2 | 5 | 3 | 4 | 3 |
Média | 3,83 | 4,39 | 4,17 | 4,28 | 4,33 |
Posição |
5°. |
1°. |
4°. |
3°. |
2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica |