Mais sóbrio, mas também mais espaçoso, o interior do Duster Tech Road traz como
destaque a tela dos sistemas de áudio e navegação, baixa e sujeita a reflexos
A versão Tech Road do Renault traz um amplo aparelho com tela sensível ao toque de 7 pol, bem fácil de usar com seus botões grandes e que inclui navegador, mas não tem toca-CDs. Se é fato que as várias conexões atendem bem à nova geração, como ficam os que preferem os discos? Ironicamente, é de um CD a imagem apresentada ao reproduzir música de um pendrive… Além disso, a posição baixa e vertical da tela torna o uso menos prático e resulta em reflexos durante o dia.
Detalhes que favorecem o EcoSport são controle automático do ar-condicionado, sua extensão para o porta-luvas, controlador de velocidade, acesso à cabine e partida do motor (por botão) mantendo-se a chave guardada, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, faixa degradê no para-brisa, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos (nenhum no Duster, uma economia lamentável) e temporizador, abertura e fechamento de vidros comandados a distância, porta-óculos de teto, alarme com proteção por ultrassom, indicador de temperatura externa, alerta visual e sonoro para uso de cinto, retrovisor interno fotocrômico, abertura do bocal do tanque de combustível junto das portas (no concorrente precisa-se acionar alavanca), tomada de 12 volts ao lado do banco traseiro, função uma-varrida do limpador de para-brisa, luz de cortesia na parte traseira da cabine e apoio de braço central na frente.
Os instrumentos do Ford e alguns detalhes exclusivos: acesso e partida por botão
sem uso de chave, sistema Sync, controlador de velocidade, ajuste de apoio
lombar, faróis e ar-condicionado automáticos e retrovisor interno fotocrômico
Por sua vez, o Duster é superior apenas pelo destravamento da porta do motorista em separado das outras (questão de segurança pessoal), três alças de teto (nenhuma no Ford, justificado pelo fabricante por falta de espaço com as cortinas infláveis), molas a gás para sustentar o capô (requinte que surpreende em um carro de projeto tão espartano) e acendedor de cigarros. Nos dois estão presentes sensores de estacionamento na traseira, alerta para porta aberta ou mal fechada (geral) e comutador de farol do tipo que só se puxa contra o volante, sem risco de acendimento já em facho alto.
A tampa traseira convencional do Duster parece a melhor solução: a de articulação lateral do EcoSport já foi abandonada por quase todo fabricante
Alguns itens merecem correção. No Ford há iluminação no espelho do para-sol direito, mas falta para o (ou a) motorista, embora no oponente não haja luz nenhuma nem espelho no lado esquerdo. A moldura de seu rádio em tom prata brilhante causa incômodos reflexos do sol em certos horários do dia (quando os fabricantes vão aprender que não se colocam superfícies reluzentes em um local tão exposto à luz solar?) e a quinta porta não se destrava com a chave guardada, sendo preciso abrir outra delas antes.
No Renault o comando de ajuste elétrico dos retrovisores fica abaixo da alavanca de freio de estacionamento, difícil de usar com ela abaixada, e houve improviso no mostrador de marcha no painel, espremido entre outras indicações. Nos dois carros o espaço para pequenos objetos é insatisfatório e o ar-condicionado só deixa escolha entre fraco, a certa velocidade, e ruidoso no nível seguinte — o controle automático do Eco não resolve o problema.
Os mostradores do Renault e a mola a gás que sustenta o capô, inesperada em um
carro tão simples; o ajuste dos retrovisores vem sob o freio de estacionamento
O Duster trouxe aumento expressivo de espaço interno em comparação ao antigo EcoSport. Sua nova geração deixou a situação mais próxima, mas o Renault ainda sai em vantagem, tanto na acomodação das pernas quanto na largura útil para três pessoas no banco traseiro — o Ford é regular no primeiro item e crítico no segundo. O formato de perua faz com que ambos sejam espaçosos para a cabeça, enquanto o passageiro central de trás encontra relativo conforto, com restrição apenas à largura no caso do Eco.
O compartimento de bagagem do Renault é mais espaçoso por diferença expressiva, 475 ante 362 litros, e sua tampa traseira convencional parece a melhor solução. A do Ford, com articulação lateral, tende a exigir mais espaço livre atrás do carro para a abertura, razão para ter sido abandonada por quase todo fabricante em utilitários esporte mais modernos, como Honda CR-V, Kia Sportage e Toyota RAV4. O pior é que no novo Eco, assim como na primeira geração, faltam pontos de parada da tampa: impulsionada pela mola a gás, ela se abre até o fim e pode colidir com veículos ou paredes. Já sua cobertura é melhor, do tipo enrolável (a do Duster fica solta se for preciso usar mais espaço), e os estepes usam pneu de mesma medida dos outros, mas no Renault (que o traz sob a carroceria) falta a roda de alumínio presente no rival.
Além do volume útil adicional, o compartimento de bagagem do Duster tem melhor
acesso: a tampa lateral do EcoSport exige mais espaço e abre-se de uma só vez
Equipamentos de série e opcionais
EcoSport |
Duster |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | O/S | ND/ND |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/O/O | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND/O | O/ND |
Câmera traseira para manobras | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | ND |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | O/ND | ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | ND |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | S | ND |
Navegador por GPS | ND | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | ND |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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