Acelerações e retomadas mais rápidas e menor consumo, mesmo em um carro mais pesado: proezas do motor Ecoboost que favorecem o Fiesta (à esquerda)
Desempenho e consumo
O Fiesta mostrou-se claramente mais rápido na pista de testes: acelerou de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, 1,8 s a menos que o HB20, e venceu-o de forma consistente também nas retomadas, apesar de certa lentidão da transmissão para reduções ao abrir todo o acelerador.
Essa superioridade pode parecer estranha diante das potências próximas e do maior peso do Ford, mas tem explicações. Primeira: o motor turbo mantém sua potência declarada na região da pista, 600 metros acima do nível do mar, enquanto o aspirado perde com a altitude (o Best Cars não corrige os resultados para esse parâmetro, ao contrário dos fabricantes). Assim, na prática a diferença entre eles era maior que os 3 cv previstos com gasolina.
Segunda: se o Ecoboost mantém torque máximo constante desde 1.400 rpm, o Hyundai precisa de 4.500 rpm para obter seu pico de torque. Isso representa potência mais alta no Fiesta em toda a faixa média, na qual os motores permanecem durante boa parte das medições. Terceira: sabe-se que os modelos turbo muitas vezes operam com aumento temporário da pressão de superalimentação (overboost), que pode fazer grande diferença em potência e torque durante as provas de desempenho, embora a Ford seja omissa a respeito.
Quarta: as trocas de marcha automáticas em modo manual do Fiesta, entre 6.300 e 6.500 rpm, aproveitam melhor a potência que as do HB20 (6.000 a 6.200 rpm), que ficam pouco acima do pico de potência (a 6.000 em ambos). Após cada mudança, seu motor demora bem mais a retomar o fôlego.
Arrancar forte sem perda de tração é fácil nos dois modelos, seja acelerando com freio pressionado (estol), em que o Fiesta permite 2.800 rpm e o HB20 apenas 2.250, seja liberando o freio e então acelerando a pleno. Notamos ligeira melhora no Hyundai com o uso de estol, enquanto o adversário parece indiferente ao método escolhido.
Que tal andar mais e ainda gastar bem menos combustível? Pois foi o que o Ecoboost conseguiu, como ao obter excelentes 15,6 km/l no trajeto urbano leve (29% a mais que o HB20, também com gasolina) e 14 km/l no rodoviário (23% melhor), marcas que comprovam a excelência do novo motor. Pequena parte da diferença pode ser atribuída à transmissão automatizada, mais eficiente do ponto de vista energético que a automática do concorrente. O regime em sexta marcha, porém, é pouco menor no HB20 (veja na ficha técnica abaixo). O Fiesta também vai bem mais longe com um tanque em cada um dos padrões de teste.
Fiesta | HB20 | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 9,6 s | 11,4 s |
0 a 120 km/h | 14,2 s | 16,0 s |
0 a 400 m | 17,2 s | 18,5 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 7,2 s | 8,6 s |
60 a 120 km/h* | 11,7 s | 13,8 s |
80 a 120 km/h* | 8,3 s | 9,6 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,6 km/l | 12,1 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,4 km/l | 6,3 km/l |
Trajeto em rodovia | 14,0 km/l | 11,4 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 730 km | 545 km |
Trajeto exigente em cidade | 393 km | 284 km |
Trajeto em rodovia | 655 km | 513 km |
Testes efetuados com gasolina; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
Fiesta | HB20* | |
Velocidade máxima | ND | 186/190 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,6 s | 11,0/10,6 s |
Consumo em cidade | 12,2 km/l | 9,9/7,1 km/l |
Consumo em rodovia | 15,3 km/l | 12,5/9,4 km/l |
* gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |
Semelhantes em conceitos de suspensão, os carros distinguem-se mais pelos motores, embora o HB20 (à direita) também ofereça um turbo de três cilindros
Comentário técnico
• O motor turboalimentado do Fiesta compartilha a arquitetura com o aspirado do Ka, mas acrescenta o turbo e injeção direta. É uma unidade sofisticada, com duplo comando com variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, duplo circuito de arrefecimento (para manter o líquido no bloco do motor mais quente que o que circula pelo cabeçote) e coletor de escapamento integrado ao cabeçote. A pressão máxima do turbo é de 1,5 bar sobre a atmosférica e sua rotação pode atingir 248.000 rpm.
• O do HB20 é da família Gamma, unidade bem conhecida na marca (Veloster, i30) e na Kia (Cerato, Soul). Também oferece versões com injeção direta e turbo no exterior, com até 204 cv, mas aqui temos apenas a mais simples, que ganhou preaquecimento de álcool para partida a frio na linha 2016. É dotado de variação de válvulas (admissão e escapamento) e bloco de alumínio, que o Ecoboost não usa: foi mantido o de ferro fundido, solução mais barata para suportar as pressões internas do motor turbo, embora menos eficiente em dissipação de calor.
• O acionamento do comando de válvulas por meio de corrente, como o adotado no Hyundai, em regra é vantajoso sobre a correia dentada do ponto de vista de robustez e longevidade. Contudo, a Ford parece ter encontrado boa alternativa em seu três-cilindros: correia dentada em banho de óleo, com operação mais silenciosa e menor consumo de energia, cuja troca está prevista apenas a cada 240.000 km.
• A transmissão automatizada do Fiesta (que deixou de usar o nome Powershift) usa duas embreagens a seco, solução mais comum para motores de torque moderado, e duas relações de diferencial, das quais a mais curta se aplica a terceira, quarta e marcha à ré.
• As suspensões seguem práticas comprovadas e comuns na categoria: dianteira McPherson com subchassi, traseira com eixo de torção.
Ficha técnica
Fiesta | HB20 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 71,9 x 82 mm | 77 x 85,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.591 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 12:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 125 cv a 6.000 rpm | 122/128 cv a 6.000 rpm* |
Torque máximo | 17,3 m.kgf de 1.400 a 4.500 rpm | 16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm* |
Potência específica | 125,1 cv/l | 76,7/80,5 cv/l* |
* gasolina/álcool | ||
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 6 | automática, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 4,18 / 7 km/h | 4,40 / 8 km/h |
2ª. | 2,43 / 11 km/h | 2,73 / 13 km/h |
3ª. | 1,44 / 17 km/h | 1,83 / 19 km/h |
4ª. | 0,96 / 26 km/h | 1,39 / 25 km/h |
5ª. | 0,80 / 35 km/h | 1,00 / 34 km/h |
6ª. | 0,63 / 44 km/h | 0,77 / 45 km/h |
Relação de diferencial | 4,11 e 4,59* | 3,27 |
Regime a 120 km/h | 2.750 rpm (6ª.) | 2.650 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máx. informada | ND | 5.350/5.450 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira | |
* a relação 4,59 aplica-se a 3ª. e 4ª. marchas | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | |
Traseiros | a tambor (ø ND) | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | ND | 10,2 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 5,5 x 15 pol |
Pneus | 195/50 R 16 | 185/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,969 m | 3,92 m |
Largura | 1,722 m | 1,68 m |
Altura | 1,464 m | 1,47 m |
Entre-eixos | 2,489 m | 2,50 m |
Bitola dianteira | ND | |
Bitola traseira | ND | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,332 | ND |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 52 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 281 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.178 kg | 1.071 kg |
Relação peso-potência | 9,4 kg/cv | 8,8/8,4 kg/cv* |
* gasolina/álcool | ||
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 5 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2017 | 2016 |
Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Goodyear Efficient Grip |
Quilometragem inicial | 2.000 km | 8.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |