Sedã, perua e hatchback aderem à redução de cilindrada e ficam
bem mais econômicos, sem abrir mão do torque e do desempenho
Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação
A conhecida expressão “menos é mais” aplica-se bem aos modelos A4 e A5 da Audi para 2015. Enquanto aguardam o lançamento de uma nova geração, previsto para este ano na Europa, o sedã A4 e a perua Avant recebem o motor turboalimentado de 1,8 litro que já vinha equipando o A3. A novidade reduz sua potência em 10 cv em relação à unidade de 2,0 litros usada até então, mas permite menor consumo. O hatchback A5 Sportback passa pela mesma alteração.
Identificados como 1.8 TFSI, o sedã A4 Attraction custa R$ 139 mil; o acabamento Ambiente, R$ 148 mil; a Avant Ambiente, R$ 153 mil; o A5 Sportback Attraction, R$ 156 mil; e o A5 Sportback Ambiente, R$ 168 mil. Em todos eles é usado o câmbio automático de variação contínua (CVT) Multitronic, com tração apenas dianteira. A concorrência inclui BMW Série 3 sedã e Gran Turismo, Mercedes-Benz Classe C, Volvo S60 e o futuro Jaguar XE.
O conteúdo de série do A4 Attraction abrange controle eletrônico de estabilidade e tração, seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e cortinas), faróis de xenônio em ambos os fachos, faróis de neblina, rodas de 17 pol com pneus 225/50, ar-condicionado automático, ajuste elétrico do banco do motorista, controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores de estacionamento na traseira e bancos revestidos de couro sintético.
O motor de 1,8 litro e 170 cv vem nas versões Attractive e
Ambiente do A4; a segunda (fotos) traz rodas de 18 pol e teto solar
A versão Ambiente adiciona teto solar (panorâmico no caso da Avant), rodas de 18 pol com pneus 245/40, ajuste elétrico do banco do passageiro e sistema de áudio com Music Interface, além de oferecer navegador como opcional. Os equipamentos de cada versão do A5 seguem os do A4 com algumas diferenças — entre elas, o Attraction já tem ajuste elétrico em ambos os bancos, o revestimento é em couro natural e o Ambiente traz toca-DVDs, navegador e sistema Connect, mas mantém as rodas de 17 pol. O A5 existe ainda na versão Ambition com motor de 2,0 litros e 225 cv, não oferecida no A4.
O máximo de 32,6 m.kgf, mesmo valor do
motor de 2,0 litros, vem entre 1.400 e
3.700 rpm: a “curva de torque” ficou reta
O Connect compreende funções de informação e entretenimento com uso da internet, incluindo busca de pontos de interesse com imagens de satélite do Google Earth e do Google Maps Street View e conexão à rede para dispositivos móveis (telefones celulares e tablets), além de trazer disco rígido com capacidade de 20 GB. Todas as versões do A4 agora têm volante com base achatada, mais esportivo.
A unidade de 1.798 cm³ — que não guarda relação com a de 1.781 cm³ oferecida em gerações passadas — tem como peculiaridade combinar a injeção direta de gasolina, hoje em amplo uso pelos Audis, à injeção indireta multiponto sequencial. A indireta é usada com abertura parcial de acelerador, o que reduz o consumo e as emissões de partículas, enquanto a direta entra em ação na partida do motor e quando se requer mais potência. Agora existe sistema automático de parada e partida, com botão de desativação.
O interior do sedã continua bem-acabado e com conteúdo adequado ao
preço de cada versão; o motor tem parada/partida automática
Comparado ao antigo motor de 1,8 litro, o novo pesa 3,5 kg a menos, tem atrito interno reduzido e duas árvores de balanceamento que anulam vibrações, um requinte para sua cilindrada (é usual acima de 2,0 litros com quatro cilindros). O sistema de lubrificação conta com bomba de óleo por demanda, que em baixa rotação deixa o motor trabalhar mais livre. A potência de 170 cv está disponível em ampla faixa de 3.800 a 6.200 rpm, e o torque máximo de 32,6 m.kgf, entre 1.400 e 3.700 rpm — o que antes era chamado de “curva de torque” pode ser conhecido como “reta de torque”.
Em relação ao de 2,0 litros do A4 anterior, o novo motor é 7,8 kg mais leve, perde por apenas 10 cv e mantém o torque, o que manteve seu desempenho (a calibração específica para esses modelos trouxe 7,1 m.kgf a mais que no A3 de 180 cv). A fábrica divulga que o sedã A4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos (antes, 8,2 s) e alcança velocidade máxima de 225 km/h (só 1 a menos que no 2,0-litros), enquanto o A5 tem valores de 8,4 s e 220 km/h, e anuncia consumo 21% mais baixo que no motor antigo. Portanto, um bom exemplo de redução de cilindrada — downsizing — sem abrir mão de desempenho.
O câmbio Multitronic permanece com a opção de um programa esportivo de uso, no qual a variação gradual de relações (nem sempre apreciada pelo ruído constante do motor enquanto se acelera) dá lugar à simulação de trocas entre oito marchas, na verdade pontos de parada do mecanismo de variação. O resultado é a sensação de uma caixa automática tradicional.
Elegante com sua silhueta de cupê, o A5 Sportback adota o motor em
duas das versões; rodas são de 17 pol e câmbio é o CVT Multitronic
O Best Cars dirigiu a versão Attraction do A4 e do A5 em um percurso de 70 quilômetros entre São Paulo e a cidade paulista de Itupeva. Começamos pelo A5, com sua carroceria mais esportiva que a do A4, mas as sensações ao volante são praticamente as mesmas em ambos. O motor responde bem e trabalha em faixa de rotação muito baixa — a 120 km/h, na oitava marcha “virtual”, o conta-giros revela apenas 1.850 rpm. Se o motorista insistir na marcha, a 6.000 rpm o câmbio faz a troca por conta própria.
Chama a atenção o baixíssimo nível de vibração e ruído. O A5 oferece muito espaço para todos os ocupantes, incluindo os do banco traseiro, embora as dimensões sejam similares às do A4. O acabamento interno é bem cuidado em ambos e não faltam os itens de conveniência mais desejados.
Afinal, para que a redução do motor? A resposta pode estar na moderna filosofia de engenharia que serve para tudo: é melhor um sistema menor com maior eficiência energética que um motor maior que desperdice energia. Em carros de mais de R$ 140 mil a preocupação com consumo parece irrelevante, mas não se trata apenas de dinheiro — também de respeito ao ambiente, pois um carro mais econômico emite menos gás carbônico. E esse, hoje em dia, é um importante argumento de venda.
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Ficha técnica
A4 Attraction |
A5 Sportback Attraction |
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Motor |
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Posição | longitudinal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 82,5 x 84,1 mm | |
Cilindrada | 1.798 cm³ | |
Taxa de compressão | 9,6:1 | |
Alimentação | injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima | 170 cv de 3.800 a 6.200 rpm | |
Torque máximo | 32,6 m.kgf de 1.400 a 3.700 rpm | |
Transmissão |
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Tipo de câmbio e marchas | automático de variação contínua; simulação de 8 marchas | |
Tração | dianteira | |
Freios |
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Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção |
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Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão |
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Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas |
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Dimensões | 17 pol | |
Pneus | 225/50 R 17 | |
Dimensões |
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Comprimento | 4,701 m | 4,712 m |
Largura | 1,826 m | 1,854 m |
Altura | 1,427 m | 1,391 m |
Entre-eixos | 2,808 m | 2,81 m |
Capacidades e peso |
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Tanque de combustível | 63 l | |
Compartimento de bagagem | 480 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.470 kg | 1.525 kg |
Desempenho |
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Velocidade máxima | 225 km/h | 220 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,3 s | 8,4 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |