Um interior ao estilo Audi: muito bem-acabado, mas sem ousadia na aparência; com
bancos firmes que acomodam bem, com ajuste longitudinal atrás, e um painel funcional
Pode-se também configurar diversos parâmetros pelo simples uso de um botão no painel, o do Drive Select ou seletor de modo de dirigir. A Audi definiu três programas de uso básicos (Efficiency, que favorece a economia e as baixas emissões; Comfort, pelo conforto; e Dynamic, em prol do desempenho) e incluiu ainda o Auto (automático), que adapta o carro às condições de uso do momento, e o Individual, para ajustes específicos dos vários parâmetros. Os programas afetam a curva de resposta do pedal acelerador, o ponto das trocas automáticas do câmbio, a assistência de direção, o controle dos amortecedores, a operação do ar-condicionado, as retomadas do controlador de velocidade e a ação do controle de distância à frente. Próximo dali, outro botão aciona o assistente de descidas, que dispensa frear para manter baixa velocidade.
O turbo é tradição na fábrica de Ingolstadt, mas ela considera o compressor mais adequado para esse motor — e não há como discordar ao dirigi-lo
Como se espera por seu preço, o Q5 vem recheado de conveniências. A área de vidros abrange quase todo o teto, sendo a seção dianteira móvel (inclina-se ou corre para trás, por fora), com forro de controle elétrico. Para abrir e fechar a quinta porta basta acionar o comando, sem qualquer esforço ou mesmo sujar as mãos; o acesso ao interior e a partida (por botão) usam chave presencial, que pode ficar no bolso. O freio de estacionamento tem controle elétrico e não precisa ser desativado ao arrancar. Todos os de vidros têm função um-toque e podem ser abertos e fechados a distância; o teto também se fecha, mas ao comando de abertura apenas se ergue. Há comando de voz para funções de áudio, telefone e navegação.
O sistema de áudio, que impressiona pelo peso de som e sua qualidade, usa um alto-falante de subgraves montado na roda do estepe, boa solução para aproveitar um espaço vago; traz conexões para Ipod e cartão SD e 10 GB de espaço em disco rígido para armazenar músicas. Os três espelhos retrovisores são fotocrômicos e os externos se recolhem ao trancar o carro; há um suave foco de luz sobre o console para facilitar ver os comandos, alerta programável para excesso de velocidade e quatro alças de teto; tomadas de 12 volts estão no porta-objetos central, no console para o banco traseiro e no porta-malas.
O Q5 em detalhes: a tela central serve a navegador, áudio, vídeo e configurações
É fácil controlá-las pelos botões no console; o banco do motorista tem duas memórias
Controlador de distância, monitor nos retrovisores e caixa de subgraves no estepe
Auxílios à segurança são vários, como o monitor de pontos cegos, que alerta com leds na capa dos retrovisores caso haja veículos nas faixas adjacentes em posição que pode não ser mostrada nos espelhos, prevenindo “fechadas” em mudanças de faixa. Ou o controlador de velocidade e distância até o tráfego adiante, que inclui uma função permanente de alerta (sonoro e visual) para o evento do carro à frente frear e o motorista do Q5 demorar a agir. Ou ainda os faróis adaptativos, que ajustam seu facho às condições de uso — na cidade, por exemplo, a luz é dirigida mais para baixo que em rodovia.
O banco traseiro é amplo o bastante para três adultos, com destaque para a acomodação das pernas, mas o passageiro central sofre com o encosto duro (por haver apoio de braço, que traz porta-copos retráteis) e o túnel central de transmissão no assoalho. Uma regulagem longitudinal do assento permite privilegiar o conforto dos ocupantes ou a capacidade do compartimento de bagagem (540 litros), que traz uma barra e uma cinta reguláveis para reter objetos. Em suas laterais, alavancas fazem o banco traseiro se rebater para ampliar o espaço a até 1.560 litros. O estepe do tipo temporário deve ser enchido com compressor na hora de usar.
Rompendo as tradições, um compressor
O novo motor do Q5 é o mesmo já em uso por diversos automóveis da Audi, um V6 com elementos bastante atuais (saiba mais sobre técnica) que desenvolve a potência de 272 cv entre 4.780 e 6.500 rpm e o torque de 40,8 m.kgf de 2.150 a 4.780 rpm. Apesar da atual tendência ao uso de turbo, que constitui verdadeira tradição na fábrica de Ingolstadt, ela considera a solução do compressor mecânico de tipo Roots a mais adequada para esse motor — e não há como discordar ao dirigi-lo.
Grande combinação: o motor V6 de 272 cv tem torque o bastante para que a caixa de
oito marchas imponha rotações tão baixas quanto 1.000 rpm em condução moderada
Associado a uma eficiente caixa automática de oito marchas, o V6 move os 1.840 kg sem esforço e sem ruídos. A sensação é de haver ainda mais potência e torque do que os números informam, tal a facilidade com que se obtém a aceleração desejada ou se mantém velocidade em rodovia com rotações muito baixas. Com o Drive Select em modo Efficiency, é comum ver-se o conta-giros a 1.200 ou mesmo 1.000 rpm em ritmo constante em avenidas ou estradas de menor velocidade, o que se traduz em índices de consumo bem razoáveis quando o carro é usado com moderação.
Contribui para a economia o sistema automático de parada e partida do motor, que o desliga ao manter o carro freado com o câmbio em D e o religa de imediato ao aliviar o freio (seria interessante que funcionasse também ao usar a posição N ou o freio de estacionamento). A função pode ser desligada por botão no painel e, durante a avaliação, conseguiu manter o interior bem refrigerado durante as paradas.
Claro que existe outro perfil para o Q5, oculto ali no fim de curso do pedal da direita. Aperte-o com vontade e você verá o conta-giros pulando para cima, sentirá as quase duas toneladas movendo-se com vigor e as costas colando ao banco, mais uma vez como se houvesse mais que 272 cv e 40,8 m.kgf disponíveis sob o capô. Ruídos? Ainda assim poucos, sendo preciso abrir parte do vidro e deixar a rotação subir para ouvir o som típico de um motor de alto rendimento. As oito marchas nessas horas servem não para manter a rotação lá embaixo, mas para permitir intervalos muito próximos entre as relações, de modo que o giro caia pouco a cada mudança.
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Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/S |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/S |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/S |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S |
Aquecimento | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S |
Computador de bordo | S |
Conta-giros | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S |
Controles de áudio no volante | S |
Direção assistida | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | S |
Faróis de neblina | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S |
Luz traseira de neblina | S |
Navegador por GPS | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S |
Rodas de alumínio | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | S/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S |
Travamento central das portas | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
Preços
Sem opcionais | R$ 246.700 |
Como avaliado | R$ 294.600 |
Completo | R$ 294.600 |
Preços sugeridos vigentes em 17/10/13 |
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