Interior bem-acabado pode ter revestimento preto, azul ou caramelo; bancos são excelentes em formato e densidade; espaço traseiro não deixa a desejar
Bons detalhes são retrovisores externos biconvexos e antiofuscantes com rebatimento elétrico, dois fechos de capô, telas contra sol nas janelas laterais traseiras e no vidro posterior, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, difusores de ar centrais e nas colunas para os passageiros de trás e teto solar com forro que veda a passagem de sol, mas falta a faixa degradê no para-brisa. As câmeras externas podem mostrar o que ocorre à frente, atrás ou ao redor na visão simulada de cima em 360 graus.
Importantes avanços em assistência ao motorista constam do pacote Driving Assistant Plus, aplicado apenas ao 540i. Ao monitorar o espaço à frente e as faixas divisórias da pista, o carro ganha capacidade de manter a trajetória a até 210 km/h, mesmo com curvas suaves, sem intervenção do motorista (que deve manter as mãos no volante: se as retira por alguns segundos, surge um alerta no painel). Um assistente de mudança de faixa monitora se há veículos na pista ao lado, conforme se aciona a luz de direção, e atua na direção para conduzir o motorista à manobra.
Outro dispositivo auxilia em desvios de emergência: ao se girar o volante nessa condição, o sistema controla o espaço livre ao redor e atua no controle de estabilidade para uma manobra mais segura. Chega ao ponto de acelerar o carro se, após a mudança, for detectado risco de colisão por um veículo que se aproxime rápido por trás. Há também um monitor que detecta o risco de colisão lateral por outro veículo: se houver espaço do lado contrário, um movimento do volante conduz o BMW naquela direção.
Tela de 10,25 pol, agora tátil, serve a funções como áudio, navegação e câmeras externas; instrumentos em TFT mudam conforme seleção de modo de condução
O controlador de distância à frente, com função para-anda, monitora também o segundo veículo adiante para antecipar as ações. Um sistema de visão noturna com detector de pedestres sinaliza no painel para esse risco. E há uma inovação na categoria, trazida do Série 7: o sistema automático de estacionamento do 540i.
Como um avanço sobre o assistente do 530i, o carro estaciona por si próprio em vaga paralela ou perpendicular: o motorista nem mesmo precisa selecionar a transmissão ou frear durante o processo. No exterior foi previsto controle remoto, que permite ao usuário ficar de fora para entrada em vagas muito estreitas, mas o recurso esbarra em questão de legislação no Brasil, afirma a BMW. Na versão menos potente, o assistente foi aprimorado a ponto de estacioná-lo em vagas apenas 80 cm maiores que o sedã.
Ao monitorar o espaço à frente e as faixas divisórias da pista, o novo Série 5 mantém a trajetória a até 210 km/h, mesmo com curvas suaves, sem intervenção do motorista
Não falta espaço para cinco adultos no Série 5, embora no centro do banco traseiro o conforto seja limitado. Já o porta-malas foi bastante prejudicado pela inclusão de estepe integral (até com roda de alumínio) a pedido de clientes brasileiros, apesar do uso de tecnologia roda-vazio nos pneus: ficou em apenas 390 litros. Se for removido junto a seu alojamento em caixa plástica, passa-se a dispor de 530 litros. Como habitual na marca, a bateria fica ali para contribuir com a distribuição de massas entre os eixos e o banco traseiro é tripartido, 40:20:40.
Menos peso, motores aprimorados
A estrutura do novo Série 5 adotou maior percentual de alumínio e aço de alta resistência, o que permitiu reduzir o peso do carro em até 100 kg. Além de capô e portas, que já o usavam no modelo anterior, agora são de alumínio o teto e a tampa do porta-malas. A divisória entre cofre do motor e cabine e o apoio do painel de instrumentos são de magnésio.
Assistentes monitoram distância à frente, faixas da via e muito mais; projeção de informações no para-brisa foi ampliada; ar-condicionado do 540i tem quatro zonas; comando IDrive permanece
Os motores baseiam-se em unidades conhecidas, mas receberam aprimoramentos para ganhar potência e eficiência. Entre eles, maior curso dos pistões (igual para ambas as versões, assim como o diâmetro dos cilindros: o seis-cilindros é o quatro com mais dois), novo coletor de admissão e revisão do sistema Valvetronic, que varia o levantamento das válvulas de admissão, dispensa borboleta de aceleração e reduz as perdas por bombeamento. Ambos usam turbocompressor de duplo fluxo, injeção direta e variação de tempo de abertura das válvulas (Double Vanos).
A potência subiu 7 cv no primeiro motor, comparado ao do antigo 528i, e 34 cv no segundo em relação ao 535i anterior. Destaque é a ampla faixa em que fornecem torque máximo: de 1.450 a 4.800 rpm no quatro-cilindros e de 1.380 a 5.200 rpm no seis-cilindros. O do 530i habilita a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, e o do 540i, em 5,1 s, sempre com velocidade máxima limitada a 250 km/h. A transmissão automática tem oito marchas, com comandos no volante para mudanças manuais, e a tração é traseira.
Em outros mercados a BMW oferece também o M550i (V8 a gasolina de 4,4 litros, 462 cv e 66,3 m.kgf, sempre com tração integral), o 520d (turbodiesel de 2,0 litros, 190 cv e 40,8 m.kgf), o 530d (turbodiesel de seis cilindros e 3,0 litros, 265 cv e 63,2 m.kgf) e o 530e I-Performance (2,0 litros, turbo a gasolina combinado a um motor elétrico para 252 cv e 42,8 m.kgf, com opção de recarga externa), além de versões com tração integral. De acordo com a empresa, nenhum deles está previsto para chegar ao Brasil: teremos apenas o novo M5, ainda a ser apresentado.
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