Fusion: instrumentos configuráveis nas laterais, mostrador de fluxo de energia na tela de 8 pol, assistentes de faixa e para estacionar, “folhas da eficiência” e memória de posição do banco; porta-malas com bateria traz reparo de pneu em vez de estepe
Requinte do Ford e do VW é o controlador de distância à frente, que inclui função para-anda para retomar o movimento em paradas (caso ela dure mais que alguns segundos, basta dar um toque no acelerador). O do Passat monitora também a velocidade de eventual veículo na faixa à esquerda, o que vimos pela primeira vez, com o objetivo de não passar por ele pela direita — proibido na Alemanha, mas não no Brasil, salvo se configurar ultrapassagem. Se desejar fazê-lo o motorista precisa acelerar.
Requinte do Ford e do VW é o controlador de distância à frente, que inclui função para-anda; o Honda traz a boa ideia da câmera para monitorar as faixas à direita
O Fusion traz assistente de faixa de rolamento: uma câmera lê as demarcações da pista e, se o carro começa a se aproximar delas, alerta o motorista e/ou provoca pequenas correções na direção (pode-se escolher entre uma ação, outra ou ambas). Caso o condutor tire as mãos do volante, o carro logo detecta e o avisa.
Boa ideia da Honda, já presente no Civic Touring nacional, é a câmera Lane Watch sob o retrovisor direito para monitorar as faixas daquele lado. As imagens aparecem na tela central superior do painel quando se aciona a luz de direção, podendo ser acionadas de forma permanente por botão. Substitui com vantagens o retrovisor: a tela fica mais próxima do campo visual do motorista e compensa a luminosidade à noite.
Accord: câmera sob retrovisor com imagens no painel e, como o Fusion, partida remota do motor
Todos vêm com alerta para uso do cinto, apoios de braço centrais à frente e atrás,ar-condicionado automático (de três zonas no Passat, sendo uma para o banco traseiro, e duas nos outros) com difusores para os passageiros de trás, aviso específico de qual porta está mal fechada, chave presencial para acesso e partida, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e comando a distância para abrir/fechar vidros e teto solar, espelhos iluminados nos para-sóis, faróis e limpador de para-brisa automáticos, porta-copos, porta-luvas com fechadura, porta-óculos de teto, quatro alças de teto com retorno suave, recolhimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico (maior e opcional no VW).
Accord e Passat têm ainda acendedor de cigarros, capô sustentado por mola a gás (falta estranha no Fusion) e luzes de cortesia nas portas e no assoalho. Estão no Ford e no VW aquecimento dos bancos dianteiros, comando elétrico e liberação automática do freio de estacionamento, comutação automática de facho dos faróis, monitor de pressão dos pneus e vidros traseiros que descem por inteiro. Controle remoto para partida do motor equipa o Hybrid e o Honda.
Exclusivos do Ford são ventilação nos bancos dianteiros, que o VW tinha no modelo anterior, e senha para destravar as portas (permite deixar a chave dentro ao sair). Só no VW há limitador de velocidade, luzes de leitura separadas na traseira (uma no Accord), retenção automática nas paradas do trânsito, tampa do tanque de combustível aberta junto das portas (mais prático que acionar alavanca, como nos rivais) e tomada de 12 volts no porta-malas. Restam a favor do Honda as maçanetas internas cromadas, de melhor visualização à noite.
Passat: instrumentos digitais configuráveis, tela central com mostradores esportivos e orientação de economia, controlador de distância, massagem no banco do motorista
O que pode ser aprimorado? No Passat faltam duas adequações ao clima brasileiro: faixa degradê no para-brisa (assim como no Fusion) e forro de teto solar que vede os raios solares, em vez da atual tela perfurada. No Accord o volante é rígido por baixo do couro e continua uma tradução estranha para a autonomia do computador de bordo (chama de intervalo; era variação no modelo 2013 avaliado antes).
Espaço é, como esperado, um forte atributo desses automóveis. São muito amplos para as pernas de quem viaja no banco traseiro e confortáveis também em altura e largura úteis, à frente ou atrás. Só não se prestam bem a levar cinco pessoas — o passageiro central fica incomodado e afasta os colegas de sua melhor posição, dada a conformação do banco.
Optar pelo Fusion Hybrid significa abrir mão de espaço de bagagem, pois a bateria de grande capacidade fica atrás do banco traseiro (e a menor na lateral esquerda): dos razoáveis 453 litros da versão normal restam 392, o que pode incomodar em viagens. O do Passat é enorme, 586 litros, e o do Accord muito bom com 506. Em todos o encosto traseiro é dividido 60:40. A tampa do Passat, motorizada, pode ser acionada pelo movimento do pé sob o para-choque, muito prático ao chegar com mãos ocupadas, e seu estepe de tamanho integral vem até com roda de alumínio. O Honda passou a pneu temporário e no Hybrid não há estepe: só um aparelho elétrico que sela furos e enche o pneu.
Próxima parte
O Fusion Hybrid tem capacidade de bagagem bem menor: 392 litros contra excelentes 586 do Passat e 506 do Accord
Equipamentos de série e opcionais
Fusion | Accord | Passat | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/S | S/S | S/S |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/S | S/ND | S/S |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/automático/zonas | S/S/2 | S/S/2 | S/S/3 |
Assistente de estacionamento | S | ND | ND |
Assistente de faixa de rolamento | S | ND | ND |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/ cortinas/joelhos (mot./pas.) | S/S/ S/S | S/S/ S/ND | S/S/ S/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | ND/S |
Câmera traseira para manobras | S | S | S |
Chave presencial acesso/partida | S/S | S/S | S/S |
Cintos de 3 pontos, todos os ocupantes | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador de distância à frente | S | ND | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis de leds/xenônio | S/ND | S/ND | S/ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa aut. | S/S | S/S | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | ND | ND | S |
Navegador por GPS | S | S | S |
Rádio com MP3 | S | S | S |
Repetidores das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S | S |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | S/S | O/O |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |