Cruze: central com tela de 7 pol, assistente de estacionamento, alerta de distância à frente, assistentes de faixa e faróis, central On Star, carregador por indução e indicador de vida do óleo
Civic: tela de 7 pol, mostrador de pressão de turbo, câmera das faixas à direita no retrovisor, freio de estacionamento elétrico e retenção automática
Pontos melhoráveis no Chevrolet: faltam ajuste da ancoragem superior do cinto (ruim para o passageiro, cujo assento tem altura fixa) e segunda zona de ajuste do ar-condicionado, o computador de bordo não pode ser consultado sem ligar o motor, há pouco espaço para objetos, os comandos de áudio ficam atrás do volante (requerem costume) e os detalhes cromados causam reflexos dos raios solares, sobretudo a moldura do console — ocorre um pouco no Jetta. O capô sem a habitual trava na frente (basta acionar sob o painel) pode evitar sujar as mãos, mas se ficar mal fechado precisa-se voltar à cabine para nova abertura.
Algo que incomoda no Cruze é a parada/partida automática do motor. Primeiro por não haver comando para desativar a função, segundo por não se conseguir inibir sua ação pelo uso moderado dos freios ao parar e terceiro porque o motor, depois de ser desligado, volta a ligar quando se coloca a transmissão em P para estacionar. O sistema do Jetta é melhor em todos esses aspectos.
Corolla: tela de 7 pol e rebatimento elétrico de espelhos; como os outros, tem navegador
Jetta: tela de 8 pol, seletor de modos de condução, freio elétrico, controlador de distância à frente e resumo da viagem no quadro ao encerrar
No Honda há uma feia solda aparente entre as duas peças da porta e as conexões (como USB e 12-volts) escondidas sob o console dificultam o uso. No Toyota o volante é duro sob o couro e faltam abertura e fechamento de vidros a distância, luzes de cortesia atrás (tem apenas a central) e sensores de estacionamento (os outros têm até o dianteiro). Ambos vêm sem limpador de para-brisa automático. No Volkswagen o forro do teto não veda bem os raios solares. Cruze e Jetta não trazem faixa degradê no para-brisa e Corolla e Civic insistem no bloqueio “burro” do controle elétrico de vidros, em que inibir os comandos das portas de trás também impede seu acionamento pelo motorista e deixa travada a janela do passageiro. Nenhum conta com difusor de ar para os passageiros de trás, limitador de velocidade ou porta-luvas refrigerado.
O espaço dos passageiros é equivalente entre os quatro, mas não a capacidade do porta-malas: as maiores estão no Civic e no Jetta, com o Cruze bem atrás
Há equilíbrio em espaço interno, tanto na frente quanto atrás, onde dois adultos se acomodam com ótimo vão para pernas, mas altura útil apenas boa — pouco melhor no Jetta. Nenhum banco traseiro prevê conforto para três pessoas: o encosto sacrifica o passageiro central (no Honda e no Volkswagen ainda há o volumoso túnel central do assoalho) e seus colegas saem da melhor posição. Crítico no Civic é o acesso desses ocupantes pela linha de teto mais esportiva.
Porta-malas acima de 500 litros no Civic e no Jetta, menor no Corolla e ainda mais no Cruze
Os maiores porta-malas são o do Civic (519 litros) e o do Jetta (510), acima do Corolla (470) e com o Cruze bem atrás (440). Todos têm banco traseiro bipartido e tampa com dobradiças comuns, que consomem espaço da bagagem e podem amassá-la ao fechar se não for reservado lugar. Os estepes são temporários, finos, salvo o do Corolla — que usa pneu de 16 pol, diferente dos outros, e só serve para uso breve da mesma forma.
Próxima parte
Equipamentos de série e opcionais
Cruze | Civic | Corolla | Jetta | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S | S | S | S |
Aquecimento | S | S | S | S |
Ar-condicionado/automático/zonas | S/S/1 | S/S/2 | S/S/2 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infl. laterais/cortinas/joelhos mot. | S/S/ND | S/S/ND | S/S/S | S/S/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S | S | S |
Chave presencial para acesso/partida | S | S | S | S |
Cintos de 3 pontos, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds | ND | ND/S | ND/S | ND/S |
Faróis de neblina | S | S | S | S |
Faróis/limp. para-brisa automático | S/S | S/ND | S/ND | S/S |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S |
Interface Bluetooth/integração a celular | S/S | S/S | S/S | S/S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | S/S | S/ND | S/ND | S/S |
Navegador por GPS | S | S | S | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | S/S | S/S |
Repetidores lat. das luzes de direção | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S | S | S |
Rodas de alumínio | S | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | S/S | S/S | ND | S/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | S/S | ND | S/S |
Travamento central das portas | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |