Painel e bancos redesenhados, tela de 8 pol e conexão com Android e Car Play melhoraram interior do Freestyle, cujos bancos combinam couro e tecido
Esse avanço técnico foi associado a um trabalho importante no aspecto mais criticado no Ecosport anterior: o acabamento, lamentado por metade dos proprietários na pesquisa do Best Cars. Boa parte das novidades que agradaram no Titanium foram estendidas a estas versões, como painel suave ao toque, quadro de instrumentos (com velocímetro digital) e bancos redesenhados, o mesmo volante do Focus, limitador de velocidade e ar-condicionado revisto — automático no Freestyle. Os difusores de ar mais baixos cumprem sua função e podem ser direcionados bem para cima. O mostrador digital do painel vem menor e mais simples no SE.
O três-cilindros mostra boas respostas, com desenvoltura claramente superior à do quatro-cilindros: ao menos em sensação, é um dos mais ágeis da faixa de até 140 cv
Os bancos são revestidos em tecido nessa versão e combinam couro nas laterais a tecido no centro no Freestyle — couro completo e em tom bege, só no Titanium. Se o modelo antigo incomodava pela tela diminuta do sistema de áudio, agora o do Freestyle tem uma de 8 polegadas, com navegador e imagens da câmera traseira de manobras. No SE é de 6,5 pol, sem esses recursos, e ambos são compatíveis com Android Auto e Apple Car Play. O isolamento acústico está melhor, e o rebatimento do banco traseiro, mais prático. No compartimento de bagagem o Freestyle foi adotado piso ajustável em três alturas, o que cria espaço oculto abaixo dele.
As alterações externas repetem as da versão de topo com algumas diferenças. Se aquela recebeu rodas de 17 pol com pneus para asfalto, as outras mantêm as medidas anteriores (15 no SE, 16 no Freestyle) e pneus de uso misto. As do Freestyle trazem pintura em tom grafite, também aplicada a grade, retrovisores e barras de teto. Os faróis do SE usam duplo refletor de superfície complexa (melhores que os antigos de refletor único), no Freestyle o facho baixo ganha refletor elipsoidal e os do Titanium recebem lâmpadas de xenônio. Leds para luz diurna estão nas duas versões superiores.
Motor 1,5 cativou na avaliação pelo funcionamento macio e bom torque em baixa, mas não parece tão potente; refinamento geral foi bastante melhorado
Ao volante do Ecosport 2018
O Best Cars dirigiu a versão Freestyle automática por cerca de 30 quilômetros na Rodovia Castello Branco e trechos urbanos ao redor — e gostou do que percebeu. O três-cilindros mostra boas respostas ao primeiro toque no acelerador, com desenvoltura claramente superior à do antigo quatro-cilindros. Ao menos em sensação, é um dos utilitários esporte mais ágeis da faixa de até 140 cv. Poderia ser mais convincente em alta rotação: o entusiasmo parece acabar cedo, com a sensação de não ter os 137 cv anunciados.
Surpreende a maciez de funcionamento: o motor é “liso” em toda a faixa de operação até o limite de 6.500 rpm, a ponto de não se perceber que são três cilindros pelas vibrações, nem em marcha-lenta — só apurando o ouvido para identificar o som característico. Aplausos à Engenharia da Ford pelo resultado incomum no mercado. O carro ficou bem isolado também quanto a outros ruídos, vibrações e asperezas, tanto advindos da mecânica quanto do piso e do vento. Se antes parecia menos refinado que o Fiesta, agora não está distante do Focus.
A caixa automática traz suavidade nas mudanças de marcha, mas em alguns aclives as trocas para cima e para baixo se sucedem — questão de calibração que pode ser aprimorada. Operação manual é possível mesmo com alavanca em D e existe programa esportivo (S). Como é hábito na marca, ao abrir rápido o acelerador em manual a caixa faz reduções antes do fim de curso, o que não apreciamos: seria melhor se o fizesse apenas com pedal todo aberto. Embora não pudéssemos avaliar estabilidade ou frenagem, o Ecosport anterior era competente nesses quesitos.
Ecosport SE tem rodas 15, tela menor sem navegador e quadro mais simples, mas também vem com sete bolsas infláveis e a maioria dos aprimoramentos
De resto, notam-se o conforto melhorado dos bancos dianteiros, a ótima pega do volante, a fácil leitura dos mostradores e a simplicidade de uso do sistema de áudio, com botões grandes e intuitivos na tela e outros físicos fora dela, como deve ser. Apesar da boa impressão do acabamento geral, restaram rebarbas inaceitáveis em peças mantidas dos painéis de porta. O que não evoluiu — nem poderia sem uma nova geração — são o espaço para passageiros e bagagem, abaixo da média da classe, e a visibilidade dianteira prejudicada pelas largas colunas. Além disso, a tampa traseira aberta para o lado é pouco prática nos apertados centros urbanos de hoje.
Como se vê, o Ecosport mudou muito mais do que sugere sua aparência com laterais e traseira inalteradas — e o estepe à mostra, fonte de grande polêmica. Ficou um carro claramente superior em acabamento, visual interno e conforto acústico, ganhou itens de segurança e motor mais moderno e econômico, o primeiro três-cilindros realmente suave em carro nacional. Com os preços competitivos, a Ford parece apta a recuperar boa posição entre os SUVs compactos.
Mais Avaliações
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 84 x 90 mm |
Cilindrada | 1.497 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/137 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,6/16,2 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 6,5 x 16 pol |
Pneus | 205/60 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,269 m |
Largura | 1,765 m |
Altura | 1,693 m |
Entre-eixos | 2,519 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 52 l |
Compartimento de bagagem | 356 l |
Peso em ordem de marcha | 1.272 kg |
Dados do fabricante para Freestyle com caixa automática; desempenho não disponível |
Compare o consumo
Ecosport 1,6 antigo | Ecosport 1,5 novo | |||
manual | automatizado | manual | automático | |
Cidade (gas.) | 10,2 km/l | 10,2 km/l | 11,6 km/l | 10,4 km/l |
Rodovia (gas.) | 11,8 km/l | 12,1 km/l | 13,1 km/l | 12,8 km/l |
Cidade (álc.) | 7,0 km/l | 7,2 km/l | 8,3 km/l | 7,1 km/l |
Rodovia (álc.) | 8,2 km/l | 8,3 km/l | 9,0 km/l | 8,9 km/l |
Conforme padrões do Inmetro |