Motor revitalizado atende bem à proposta e teve o consumo reduzido, mas não traz aceleração melhor que a do anterior: de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos
Motor e desempenho
Derivado do anterior, o motor de 2,0 litros do novo Corolla recebe injeção direta (que opera em certas condições, enquanto a multiponto sequencial assume em outras) e obtém potência e torque expressivos sem uso de turbo. Fornece respostas consistentes desde baixas rotações com uma operação silenciosa, embora um pouco áspera em altos regimes.
Apesar dos 34 cv adicionais, o novo modelo com álcool teve aceleração similar à do antigo com gasolina (de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos contra 9,6 s), o que o aumento de peso em 115 kg explica apenas em parte. Em sua categoria ele vence o Honda Civic de 2,0 litros (10,9 s com álcool), mas perde para o Civic Touring 1,5 turbo (7,6 s) e o VW Jetta R-Line 1,4 turbo (9,1 s) e quase empata com o Chevrolet Cruze 1,4 turbo (9,4 s com gasolina). Esperávamos que fosse mais rápido.
A nova transmissão de variação contínua (CVT) simula 10 marchas, mesmo quando usada em modo automático, e tem primeira marcha “de verdade” (com engrenagens) para uma resposta mais decidida nas saídas, o que mostrou bom resultado. Mudanças manuais são feitas pela alavanca ou nos comandos junto ao volante. Em modo manual ele sobe marchas no limite de giros, mas não reduz mesmo usando todo o curso do acelerador. O programa Sport, com o efeito habitual de manter rotações mais altas e ampliar o freio-motor, não promove mais um “tranquinho” nas mudanças, efeito que era discutível. 1 ponto
Injeções direta e multiponto operam cada uma na condição mais adequada; à direita, transmissão CVT com engrenagens de primeira marcha e mais nove simuladas
Consumo
Injeção direta e CVT com tantas relações faziam esperar eficiência, o que o Corolla confirmou em nossos testes, embora menos que o previsto. Com marcas acima de 10 km/l de álcool nos trajetos urbano leve e rodoviário, ele consumiu mais que o Civic 2,0, mas por estimativa (já que os combustíveis são diferentes) foi melhor que o Corolla 2,0 anterior. 1 ponto
Apesar dos 34 cv adicionais, o novo Corolla com álcool teve aceleração similar à do antigo com gasolina, o que o aumento de peso explica apenas em parte
Comportamento dinâmico
A Toyota partiu para uma nova plataforma (chamada de TNGA, Toyota New Global Architecture) e adotou, pela primeira vez na história do modelo, suspensão traseira independente multibraço. O resultado agrada bastante, com muito bom conforto de rodagem, absorção eficaz de irregularidades (sobretudo as pequenas, que antes faziam o carro vibrar) e melhor passagem por lombadas — não há mais ruído na distensão da dianteira, embora a traseira possa melhorar. Os pneus é que pareceram ásperos em asfalto de menor qualidade. Muito bons os freios e a direção, em relação e assistência.
Surpresa mesmo foi ao levarmos o Corolla a nosso trajeto sinuoso: ficou um sedã divertido, no qual a traseira pode ser facilmente “provocada” para fechar a curva, e o controle eletrônico de estabilidade e tração intervém apenas quando o motorista está prestes a se perder. Para esse acerto servir a um esportivo, só precisaria de pneus mais aderentes: embora largos (225/45 R 17), eles cedem rápido quando mais solicitados. 1 ponto
Comportamento esportivo em curvas é surpresa nesse sedã; CVT permite mudanças com comandos no volante; bolsa de joelhos e cortinas infláveis são de série
Segurança passiva
Não falta nada na proteção dos ocupantes: bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista, encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos, fixação Isofix para cadeira infantil. Além disso, o teste de colisão do Latin NCap (não considerado na nota) deu-lhe cinco estrelas na segurança de adultos e crianças. 1 ponto
Custo-benefício
O Corolla XEI vem com pacote fechado de equipamentos (veja a lista na página anterior) pelo preço sugerido de R$ 111 mil. Não só parece justo pelo que ele oferece, como se confirma na comparação aos adversários. O Civic EXL de R$ 112.600 tem conteúdo semelhante e menos potência (150/155 cv). O Jetta Comfortline (R$ 110 mil) também é menos potente, com 150 cv no motor turbo, embora tenha a vantagem dos faróis de leds. Atraente é o Cruze LT de R$ 101.190, que oferece 150/153 cv e inclui roteador de internet. Os dois últimos, porém, usam revestimento sintético nos bancos em vez de couro.
O veredito final é positivo: o novo Corolla manteve os atributos que fizeram o sucesso do anterior, mas se afastou dele em aspectos que precisavam evoluir, como aparência interna e alguns quesitos de suspensão — uma pena não cumprir o desempenho esperado do motor mais potente. Com preço competitivo nessa versão de grande aceitação, a continuidade de seu êxito é garantida. 1 ponto
Mais Avaliações
Desempenho e consumo
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 9,5 s | ||
0 a 120 km/h | 12,9 s | ||
0 a 400 m | 16,8 s | ||
Retomada | |||
60 a 100 km/h* | 5,3 s | ||
60 a 120 km/h* | 8,9 s | ||
80 a 120 km/h* | 6,5 s | ||
Consumo | |||
Trajeto leve em cidade | 10,1 km/l | ||
Trajeto exigente em cidade | 5,2 km/l | ||
Trajeto em rodovia | 10,2 km/l | ||
Testes com álcool; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 80,5 x 97,6 mm |
Cilindrada | 1.985 cm³ |
Taxa de compressão | 13:1 |
Alimentação | injeções direta e multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 169/177 a 6.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 21,4 m.kgf a 4.400 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 10 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 225/45 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,63 m |
Largura | 1,78 m |
Altura | 1,455 m |
Entre-eixos | 2,70 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 470 l |
Peso em ordem de marcha | 1.405 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND |
Consumo em cidade | 11,6/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 13,9/9,7 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |