Sistema de áudio evoluiu e agora há aletas no volante para mudanças de marcha do
câmbio Dualogic, mas rodar com o Linea 2015 traz as mesmas sensações de antes
Ao volante, o Linea de sempre
Na parte mecânica, a única alteração foi um retrabalho no isolamento de vibrações e asperezas, tanto nas suspensões (buchas) quanto nos coxins do motor. A unidade E-Torq de 1,75 litro e 16 válvulas segue intocada, assim como o câmbio Dualogic Plus, evolução adotada anos atrás que trouxe funcionamento mais suave e a função de “rastejar” (mover o carro quando não se aciona o freio nem o acelerador), útil para o tráfego lento e manobras de estacionamento.
Foi possível relembrar atributos do Linea como
posição de dirigir bem acertada, bancos dianteiros
confortáveis e baixo nível geral de ruídos
A Fiat propôs um trajeto de 125 quilômetros entre São Paulo e Bertioga, no litoral do estado, para avaliação pela imprensa. Foi possível relembrar atributos do Linea como posição de dirigir bem acertada, bancos dianteiros confortáveis e de bom apoio, baixo nível geral de ruídos — apenas o motor se faz presente em alta rotação — e suspensão que concilia rodar macio e boa estabilidade, assim como notar uma de suas maiores limitações: o espaço no banco traseiro, típico de modelos compactos. O carro dirigido era um Absolute, mas andamos também a bordo de um Essence manual.
Em desempenho, embora não se possa chamar de lento um sedã capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e alcançar 192 km/h (dados do fabricante, com álcool), o E-Torq continua a dever melhor distribuição de torque: é um tanto fraco em baixas rotações e requer reduções de marcha frequentes para trabalhar em sua melhor faixa, acima de 4.000 rpm. Percebido até nos Fiats pequenos, esse inconveniente ganha relevância no sedã de 1.325 kg. Sabe-se que o fabricante trabalha em evoluções para seus motores, como o sistema MultiAir de admissão, mas talvez elas não cheguem ao Linea.
Gama de acessórios Mopar oferece central multimídia e retrovisor com imagens
da câmera traseira; saias e defletor do Linea das fotos estão em estudo
Boa impressão deixou o câmbio Dualogic, em estágio de calibração que tornou as mudanças mais suaves (embora tenhamos passado pouco tempo nas três marchas mais baixas, que acentuam essa deficiência dos automatizados monoembreagem). Se não é um automático tradicional, já não fica tão atrás dele como há alguns anos. Além dos novos comandos no volante, a caixa continua com seleção manual sequencial via alavanca (trocas ascendentes para trás) e o programa esportivo, que mantém o motor em rotações mais altas.
Apesar de tímida, a evolução do Linea pode ser suficiente para manter seu público até que a Fiat tenha no Brasil um legítimo sedã médio como o Viaggio vendido na China — similar ao Dodge Dart, mas de construção mais simples, caso da suspensão traseira por eixo de torção. Embora o preço da versão Absolute seja salgado para um carro que é de fato a versão sedã do Punto, a Essence traz bom conteúdo por valor interessante. E, para quem gosta de bons detalhes, ele é hoje um dos poucos sedãs do mercado que não amassam as malas quando a tampa é fechada, graças às articulações pantográficas.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/132 cv a 5.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual automatizado, 5 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,56 m |
Largura | 1,73 m |
Altura | 1,505 m |
Entre-eixos | 2,603 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 60 l |
Compartimento de bagagem | 500 l |
Peso em ordem de marcha | 1.325 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 190/192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,3/9,9 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |