Nos testes de aceleração a Frontier não fez feio: foi de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e de 0 a 400 metros em 18,1 s — desempenho comparável ao de carros médios ao redor de 140 cv, que mostra que o motor biturbo de 190 cv empurra bem as mais de duas toneladas. Difícil é fazer a manobra de estol, acelerando enquanto se freia, sem chamar atenção em vias públicas: as rodas traseiras começam a patinar quando a pressão de turbo aumenta, mesmo com o controle de tração ligado, até certo ponto. Com o controle desligado a Frontier chega a passar a segunda marcha nessa situação. Para o melhor resultado, deixamos apenas as rodas começarem a patinar para iniciar o teste de arrancada, conforme mostrado no gráfico.
A velocidade nas rodas excede a do carro no primeiro segundo, indicando patinação; em vermelho, a pressão no coletor de admissão com os dois turbos em ação
A pressão máxima de 254 kPa (cerca de 1,5 bar acima da atmosférica) é atingida em rotação alta para um Diesel, perto de 3.500 rpm, o que se nota em retomadas no modo manual partindo de 1.500 rpm: sente-se um leve “empurrão” adicional perto de 3.500 rpm, rotação na qual a maioria dos motores Diesel começa a derrubar o torque. Fica claro que a adoção de dois turbos em série, um para baixa e outro para alta rotação, tem seus resultados deixando o motor ainda com vigor até 4.500 rpm.
O melhor consumo da semana acabou sendo não o de descida de serra, mas sim o de passeios pela baixada com Márcio: 12,6 km/l em 67 km com média de 30 km/h. Já a pior marca foi num trecho curto de 4 km a 14 km/h, resultando em 7,5 km/l. Aliás, em relação ao consumo, chamou atenção como o indicador de nível de combustível desce rápido até meio tanque, dando um susto aos desavisados.
Isso se justifica, em parte, pelo formato do tanque que é menor da metade para cima. Ou seja, qualquer variação de volume representa maior variação da altura da boia naquela parte. Contudo, uma vez que o computador de bordo sabe a exata quantidade de combustível no tanque, mostrando uma autonomia coerente ao volume que saiu (e não ao mostrado no marcador), poderia haver uma correção no marcador para indicar o volume real, sem relação direta com a altura da boia.
Ao redor de 3.500 rpm o motor biturbo até ganha algum fôlego, quando muitos similares já estão perdendo torque por uma limitação natural do ciclo Diesel
Ao comparar o consumo do computador de bordo ao aferido nos abastecimentos, a média de diferença ficou em 8,1% para pior, ou seja, o consumo real é 8,1% pior que o indicado no painel — erro acima da média dos testes. Isso tira um pouco o brilho dos bons consumos obtidos no mês, mas de qualquer forma, levando em conta o porte do carro, seu desempenho e o preço do diesel, a Frontier continua um meio de transporte com custo de rodagem relativamente baixo.
A Nissan Frontier encerra a avaliação com muitos elogios, como absorção de impactos, conforto de rodagem, comportamento dinâmico e em trilhas e conjunto motriz competente, tanto para desempenho como para consumo. Há alguns senões quanto ao uso da caçamba, citados acima, mas de modo geral a picape da marca japonesa provou-se uma alternativa muito válida às campeãs de vendas da categoria.
Semana anterior
Quarta semana
Distância percorrida | 1.017 km |
Distância em cidade | 270 km |
Distância em rodovia | 748 km |
Consumo médio geral | 9,9 km/l |
Consumo médio em cidade | 9,8 km/l |
Consumo médio em rodovia | 9,9 km/l |
Melhor média | 12,6 km/l |
Pior média | 7,5 km/l |
Dados do computador de bordo com diesel |
Desde o início
Distância percorrida | 2.627 km |
Distância em cidade | 1.149 km |
Distância em rodovia | 1.478 km |
Consumo médio geral | 10,9 km/l |
Consumo médio em cidade | 10,4 km/l |
Consumo médio em rodovia | 11,4 km/l |
Melhor média | 15,5 km/l |
Pior média | 6,5 km/l |
Dados do computador de bordo com diesel |
Preços
Sem opcionais | R$ 197.990 |
Como avaliado | R$ 197.990 |
Completo | R$ 197.990 |
Preços sugeridos em 7/1/20 em São Paulo, SP |
Equipamentos de série
• Frontier LE – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistentes de descida e de partida em rampa, bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento traseiros, teto solar com controle elétrico.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | longitudinal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 85 x 101,3 mm |
Cilindrada | 2.298 cm³ |
Taxa de compressão | 15,4:1 |
Alimentação | injeção direta, 2 turbocompressores, resfriador de ar |
Potência máxima | 190 cv a 3.750 rpm |
Torque máximo | 45,9 m.kgf a 2.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 7 |
Tração | traseira, temporária nas quatro rodas |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
Traseira | eixo rígido, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 18 pol |
Pneus | 255/60 R 18 |
Dimensões | |
Comprimento | 5,264 m |
Largura | 1,85 m |
Altura | 1,86 m |
Entre-eixos | 3,15 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 80 l |
Caçamba | 1.054 l |
Capacidade de carga | 1.000 kg |
Peso em ordem de marcha | 2.115 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND |
Consumo em cidade | 9,2 km/l |
Consumo em rodovia | 10,5 km/l |
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |