Vão livre sob a transmissão é igual no Sandero CVT (à esquerda) e no de caixa manual, pois o trem de força é montado na mesma altura em relação ao solo
Embaixo dos carros, notamos que o quadro inferior, que fixa os braços de suspensão e o conjunto motor-transmissão através do coxim da transmissão, permaneceu na mesma altura em relação ao solo — veja foto comparativa com o celular para dar noção de grandeza. É comum em versões “aventureiras” levantar o carro como um todo, mas manter o conjunto motriz na mesma altura da versão “urbana”, por causa do ângulo de trabalho das juntas homocinéticas: elas ficariam “estranguladas” com suspensão e trem de força mais elevados, pois mudaria a altura das rodas em relação à transmissão.
Ou seja, na verdade foi o Sandero como um todo que ganhou um “calço” ou espaçador entre o quadro e a estrutura, algo que pudemos ver na gravação do vídeo de análise técnica com o carro no elevador. Talvez haja um problema de acondicionar a transmissão CVT em relação à parede corta-fogo (divisória entre cofre do motor e a cabine) ou o túnel do Sandero, mas não é válido dizer que a Renault subiu o carro para a CVT não ficar exposta. Portanto, mito descartado.
Algo que chamou atenção foi que o Sandero manual não apresentava o ruído incomodo da assistência eletro-hidráulica da direção, percebido em nosso carro. A assessoria de imprensa da Renault explica que há grande influência no posicionamento do conjunto, em relação ao ruído, e que variações de produção (no jargão da indústria, se o montador estava feliz ou não naquele dia) causam aumento significativo no ruído. Caso haja, basta pedir para a concessionária reposicionar o sistema num serviço de cinco minutos.
Pode haver dificuldade de acomodar a CVT no túnel do Sandero, mas sem a elevação de 4 cm na altura de rodagem (à direita o manual) a caixa não ficaria protuberante
Apesar dos consumos adequados em uso urbano, o Sandero não se mostrou econômico em rodovia, mesmo trabalhando com rotação tão baixa em velocidade de cruzeiro. Antes que alguns argumentem que o motor é focado para uso urbano, é bom lembrar uma regra de aproximação, pela qual o motor tem um impacto de apenas 30% no consumo final do carro. Há muitos outros fatores que influem no consumo, como peso, aerodinâmica e a eficiência de vários componentes.
No caso do Sandero não há milagre, pois sua área frontal é enorme. A área frontal é multiplicada pelo coeficiente aerodinâmico (Cx) para se descobrir o esforço de tal objeto vencer o atrito com o ar. Ou seja, uma bola de pingue-pongue e uma de boliche possuem o mesmo Cx, mas áreas frontais diferentes, que geram esforços diferentes. Além de largo, nosso Renault tem praticamente a altura de um utilitário esporte compacto, com grande diferença para um hatch típico de seu porte fabricado há 15 ou 20 anos.
O Sandero termina o mês de teste agradando pelo bom espaço lateral e para cabeça, a central de áudio simples e eficaz, o bom isolamento acústico (de motor, pneus e ruído de vento), o volume do porta-malas, o consumo urbano e a absorção de impactos da suspensão. Pelo lado negativo, poderia melhorar em espaço para as pernas no banco traseiro e acertar alguns itens menos cuidadosos no acabamento e no cofre do motor, como apontado nas semanas anteriores.
Na próxima semana, o vídeo de análise técnica. Até lá.
Semana anterior
Quarta semana
Distância percorrida | 355 km |
Distância em cidade | 355 km |
Distância em rodovia | – |
Consumo médio geral | 12,5 km/l |
Consumo médio em cidade | 12,5 km/l |
Consumo médio em rodovia | – |
Melhor média | 14,9 km/l |
Pior média | 5,5 km/l |
Dados do computador de bordo com gasolina |
Desde o início
Distância percorrida | 2.402 km |
Distância em cidade | 1.612 km |
Distância em rodovia | 790 km |
Consumo médio geral | 8,4 km/l (álc.) / 11,4 km/l (gas.) |
Consumo médio em cidade | 7,0 km/l (álc.) / 11,4 km/l (gas.) |
Consumo médio em rodovia | 9,9 km/l (álc.) |
Melhor média | 11,2 km/l (álc.) / 14,9 km/l (gas.) |
Pior média | 4,1 km/l (álc.) / 5,5 km/l (gas.) |
Dados do computador de bordo |
Preços
Sem opcionais | R$ 66.990 |
Como avaliado | R$ 66.990 |
Completo | R$ 68.490 |
Preços sugeridos em 11/2/20 em São Paulo, SP |
Equipamentos de série
• Sandero Intense – Ar-condicionado automático, assistente de partida em rampa, banco do motorista e volante com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de toque de 7 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores; controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida eletro-hidráulica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento traseiros.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.597 cm³ |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 115/118 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,0 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 6 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | eletro-hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson |
Traseira | eixo de torção |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 205/55 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,07 m |
Largura | 1,73 m |
Altura | 1,57 m |
Entre-eixos | 2,59 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 320 l |
Peso em ordem de marcha | 1.140 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 174/177 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,0/11,0 s |
Consumo em cidade | 10,8/7,4 km/l |
Consumo em rodovia | 11,8/8,3 km/l |
Dados do fabricante |