Comportamento em curvas surpreende: apesar da suspensão macia em movimentos lentos, o Yaris obteve aceleração lateral de 0,90 g, melhor que a do Fiat Argo
No comparativo entre álcool e gasolina, o Yaris se mostrou mais eficiente com o combustível “verde”, pela relação de 74,3% no consumo em condições semelhantes de uso urbano (8,4 e 11,3 km/l, nesta ordem). Como o álcool tem 66% do poder calorífico de nossa gasolina atual, caso houvesse a mesma eficiência com ambos, o consumo no trecho deveria ser de 7,5 km/l com álcool. Nos dados do fabricante conforme padrões do Inmetro (veja na ficha técnica) a relação fica na casa dos 70%. Esse aumento de eficiência é explicado pela alta taxa de compressão (13:1), que no caso de gasolina aumenta os riscos de detonação e impede um avanço de ignição mais ousado — situação improvável com álcool. Tal eficiência também se reflete na maior potência com o derivado de cana.
O comportamento em curvas é bom para sua categoria, embora o acerto macio em movimentos de suspensão lentos e longos cause a impressão de faltar controle em tocada mais esportiva. O controle eletrônico de estabilidade atua quase um tanto cedo, impedindo um uso mais ousado, embora com entrada progressiva e sem solavancos. Há opção de desligá-lo, mas acima de 50 km/h ele volta a atuar. Boa surpresa foi a capacidade de aderência lateral, levando em conta o acerto de suspensão e os pneus moderados (185/60 R 15): alcançou 0,90 g em nosso círculo-padrão de teste. Como referência, o Fiat Argo Drive 1,35 alcançou 0,85 g. O Polo Highline foi além (0,96 g), mas com pneus largos e de perfil baixo.
Como o controle de estabilidade fica atuando o tempo todo nessa condição, não se pode avaliar melhor se haveria um comportamento subesterçante sem ele, ou se mesmo se daria para desgarrar a traseira se provocado. Vale citar que o sistema eletrônico atua de forma tão bem controlada, que permitiu fazer o teste com acelerador a 100%, controlando a aderência pelo pé direito. Muitos carros nessa situação tendem a acelerar mais do que deveriam, para então o controle eletrônico frear as rodas necessárias e reduzir o torque, voltando à condição inicial.
Motor com alta taxa de compressão beneficia-se do uso de álcool: fica 7 cv mais potente e aumenta sua eficiência, ao render 74% do que faz com gasolina
Tivemos a impressão de que, com o dispositivo desligado de fato, haveria margem para ainda maior aderência lateral, pois o carro não apresentava sinais de estar realmente no limite — estratégia conservadora, como habitual na marca, que visa à segurança do consumidor em geral. O sistema de freios também agradou, sendo bem progressivo no uso normal e forte depois de certo ponto, mesmo sem se ativar a assistência adicional em emergência.
No comparativo entre álcool e gasolina, o Yaris se mostrou mais eficiente com o combustível “verde”, pela relação de 74,3% no consumo em condições semelhantes
O Toyota Yaris 1,35 CVT termina a avaliação (a análise técnica será publicada nos próximos dias) com boas qualidades, como conforto de maneira geral, desempenho positivo para sua cilindrada (sobretudo com álcool), consumo razoável e bom espaço para os ocupantes dianteiros, sem esquecer a confiabilidade da marca e sua tradição de valor de revenda. Falta melhorar alinhamento de carroceria, alguns acabamentos como o do porta-malas e a central de áudio quanto à integração de celular.
O maior problema, porém, é o preço um tanto salgado pelo que oferece, similar ao de versões superiores dos concorrentes. Talvez a Toyota esteja repetindo a estratégia da Volkswagen até os anos 2000, ou seja, cobrar pela imagem de carro bom de revenda e que não quebra, mesmo não oferecendo o mesmo que os adversários — posição que fez a alemã perder a liderança como fabricante e de seu modelo mais vendido.
Semana anterior
Quarta semana
Distância percorrida | 618 km |
Distância em cidade | 274 km |
Distância em rodovia | 345 km |
Consumo médio geral | 8,5 km/l |
Consumo médio em cidade | 7,5 km/l |
Consumo médio em rodovia | 9,5 km/l |
Melhor média | 10,8 km/l |
Pior média | 5,7 km/l |
Dados do computador de bordo com álcool |
Desde o início
Distância percorrida | 1.867 km |
Distância em cidade | 1.368 km |
Distância em rodovia | 499 km |
Consumo médio geral | 12,2 km/l (gas.) / 8,6 km/l (álc.) |
Consumo médio em cidade | 11,7 km/l (gas.) / 8,3 km/l (álc.) |
Consumo médio em rodovia | 14,6 km/l (gas.) / 9,5 km/l (álc.) |
Melhor média | 15,2 km/l (gas.) / 10,8 km/l (álc.) |
Pior média | 7,6 km/l (gas.) / 5,7 km/l (álc.) |
Dados do computador de bordo |
Preços
Sem opcionais | R$ 71.790 |
Como avaliado | R$ 71.790 |
Completo | R$ 73.590 |
Preços sugeridos em 15/4/19 em São Paulo, SP |
Equipamentos
• Yaris XL Plus Tech – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, banco traseiro com encosto bipartido 60:40, central de áudio Toyota Play+/Harman com tela de 7 pol e espelhamento SDL9 para celular, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com ajuste de altura, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores com ajuste elétrico e luzes de direção, rodas de alumínio de 15 pol, volante ajustável em altura.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 72,5 x 80,5 mm |
Cilindrada | 1.329 cm³ |
Taxa de compressão | 13,0:0 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 94/101 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 12,5/12,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 15 pol |
Pneus | 185/60 R 15 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,145 m |
Largura | 1,73 m |
Altura | 1,49 m |
Entre-eixos | 2,55 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 45 l |
Compartimento de bagagem | 310 l |
Peso em ordem de marcha | 1.110 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND |
Consumo em cidade | 13,1/9,0 km/l |
Consumo em rodovia | 14,2/9,9 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |