O modelo 2011 trazia pequenas mudanças de estilo e a opção de tração apenas
na frente, o que tornou o RAV4 mais acessível, junto à retirada do teto solar
“Conforto e espaço interno impecáveis”
Os proprietários do Toyota RAV4 costumam destacar aquilo que mais se espera de um carro de sua categoria: espaço interno, conforto e bom acabamento, aliados a um conjunto mecânico eficiente.
É o que mostra Alexandre Bello, de São Bernardo do Campo, SP, dono de um RAV4 4×2 2011: “Conforto e espaço interno impecáveis. Anda muito bem e com consumo comedido. O carro está sempre na mão e transmite muita segurança. Ele é alto, mas tem estabilidade e freios excelentes. A posição de dirigir também é esplêndida. Fiz uma viagem de 3.200 km com quatro pessoas e muita bagagem. O carro tem muito conforto, os bancos traseiros são reclináveis e o espaço para as pernas é fantástico. O consumo na estrada registrou marcas acima de 11,5 km/l”.
Quem também elogia o carro é o leitor Carlos Silva, de São Paulo, SP, dono de um RAV4 2001: “A tração integral faz a diferença no fora de estrada e na chuva. Nem precisa fazer rodízio dos pneus, pois se desgastam por igual. A curva de torque faz o carro parecer que tem um motor maior. O consumo, em uso misto, com ar-condicionado sempre acionado, fica acima dos 10 km/l. O sistema dos bancos traseiros é realmente diferenciado, podendo até remover o banco”.
Maior, esse RAV4 levava mais bagagem; a tampa traseira aberta para o lado e
o estepe junto a ela foram marcas conservadas até essa terceira geração
Dijair Pontes, também de São Paulo, SP, enumera os pontos positivos de seu RAV4 4×4 2011: “Acabamento, segurança, seguro barato, tração integral, pós-venda (o que envolve preço das revisões, peças, etc.) e o consumo, registrando média de 9 km/l no uso misto, estão adequados ao padrão do carro. Estou adorando. Para andar na estrada é maravilhoso, responde bem em ultrapassagens. Quando fiz o teste, fiquei entre Subaru Forester, Honda CR-V e o Toyota”.
“Anda muito bem e com consumo comedido; está sempre na mão e transmite muita segurança”, destaca um dos proprietários
Mas o RAV4, como todos os carros, também tem seus proprietários insatisfeitos. Um exemplo é Eduardo Teixeira, que roda pelo Rio de Janeiro, RJ, com um modelo 4×4 2008: “Gasta pastilha de freio em demasia e este fato acelera a troca dos discos. Não vem com bancos de couro nem vidros com sistema um-toque, tendo sido listado no jornal O Globo como o carro com a 13ª maior depreciação do mercado. Fui vender meu carro e a concessionária Toyota ofereceu menos que a Mitsubishi. A própria marca desvaloriza seu veículo. Para mim, não compensa comprar um RAV4. A mão de obra e as peças são absurdamente caras. Parti para a Mitsubishi!”.
André Bonelli Rebouças, de Salvador, BA, dono de um RAV4 4×2 2011, acrescenta: “Por seu preço, seria de se esperar mais em termos de itens de conveniência, como sensores de estacionamento, faróis e limpadores do para-brisa automáticos, computador de bordo, bancos de couro, etc. O câmbio de quatro marchas com trocas manuais casa bem com o motor 2.4, mas não seria demais ter cinco ou seis. A suspensão, embora garanta boa estabilidade, permite que se sinta quando ela chega ao fim do curso. Merecem atenção os rangidos do banco traseiro, que incomodam um pouco”.
Ar-condicionado com duas zonas, controlador de velocidade e áudio com MP3
eram de série, mas nenhuma versão oferecia controle de estabilidade
Outros proprietários reclamam, em geral, de ruídos nas suspensões e na tampa do porta-malas, consumo elevado aliado à pequena capacidade do tanque de combustível (mais na segunda geração), alto preço das peças de reposição e plásticos rígidos do revestimento interno. Quanto a defeitos apresentados, nenhum é digno de destaque, o que comprova ser um produto robusto de maneira geral. Fato curioso é que, apesar de os dados da Toyota apresentarem grande participação do público feminino para o RAV4, nenhuma motorista opinou sobre ele no Teste do Leitor.
Atente-se, ao avaliar uma unidade produzida entre outubro de 2005 e agosto de 2010, se passou pela convocação da Toyota em 2012 quanto a componentes da suspensão traseira. Para carros produzidos entre setembro de 2006 e julho de 2008, cabe também a convocação acerca do interruptor dos vidros.
O índice de proprietários muito satisfeitos com o RAV4 no Teste do Leitor é bastante alto: 82,3%, pouco abaixo dos 83,3% registrados pelo Honda CR-V da geração anterior, acima dos 72,7% do Chevrolet Captiva e muito superior aos 50% do Kia Sportage (duas últimas gerações). Com a rede de concessionárias Toyota esse índice é de 56,2%, abaixo dos 72,2% do CR-V, mas bem melhor que os 28,5% do Sportage e os 27,3% do Captiva. Observe que os dados foram obtidos para cada Guia de Compra, publicado desde 2011, e podem não refletir a situação atual.
Encontrar um RAV4 usado não é tão simples quanto um CR-V ou mesmo Sportage, em função do baixo volume de vendas, mas sua compra pode ser um bom negócio.
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Disco de freio (par) | R$ 985 | R$ 260 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 395 | R$ 95 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 2.995 | R$ 1.650 |
Pneus (Bridgestone Dueller H/T 470, 225/65 R 17, cada) | R$ 840 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 920 | R$ 245 |
Para-choque dianteiro | R$ 980 | R$ 345 |
Farol (cada) | R$ 1.250 | R$ 490 |
Mão de obra (hora) | ND | – |
Preços médios para RAV4 2,4 2008 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em dezembro de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
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Alto risco | R$ 10.585 | R$ 4.155 |
Médio risco | R$ 4,235 | R$ 3.910 |
Baixo risco | R$ 2.375 | R$ 3.670 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em dez/13; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 82,3% | 56,2% |
Parcialmente satisfeitos | 11,8% | 25% |
Insatisfeitos | 5,9% | 0% |
Não utilizam | – | 18,8% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 17 proprietários até dez/13 |
Compare as versões
Versão | Potência | Torque | Faixa de preço | Anos-modelo |
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RAV4 2,0 16V 4×4 man. | 150 cv | 19,6 m.kgf | R$ 24.700 a R$ 25.500 | 2001 e 2002 |
RAV4 2,0 16V 4×4 aut. | 150 cv | 19,6 m.kgf | R$ 26.705 a R$ 36.055 | 2001 a 2005 |
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RAV4 2,4 16V 4×2 aut. | 170 cv | 22,8 m.kgf | R$ 68.825 a R$ 84.640 | 2011 e 2012 |
RAV4 2,4 16V 4×4 aut. | 170 cv | 22,8 m.kgf | R$ 48.448 a R$ 91.855 | 2006 a 2012 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para dez/13; desempenho e consumo não disponíveis |