Proprietários apontam várias qualidades e raros defeitos, mas índice de satisfação é apenas regular
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Primeiro utilitário esporte compacto da Nissan no mercado brasileiro, o Kicks já tem quatro anos entre nós, incluído o período de importação do México antes que fosse fabricado em Resende, RJ. Sua boa presença no mercado de carros usados leva à pergunta: vale a pena comprar um? O que esperar em termos de qualidades, pontos negativos e defeitos? As respostas estão neste Guia de Compra, baseado nas opiniões de proprietários publicadas no Teste do Leitor.
O Kicks mexicano chegou por aqui em 2016 na versão SL, à qual se somou logo depois a SV Limited, ambas com motor flexível de 1,6 litro, 16 válvulas e 114 cv e transmissão automática de variação contínua (CVT). Com a produção brasileira, no ano seguinte, a linha passou a ter as opções S (com caixa manual), SV e SL (ambas com CVT), mantendo o único motor.
A edição limitada UEFA Champions League, alusiva ao campeonato de futebol, foi oferecida em três séries entre 2019 e 2020. Outra opção temporária era a Special Edition, em 2019, um S com teto preto e outros acessórios. A linha 2020 ganhava mais equipamentos de série.
Mais barato dos Kicks, o S é o único a ter caixa manual e não foi importado do México; o motor de 114 cv é o mesmo em todos
Questionados sobre os destaques do Kicks, os donos foram quase unânimes em citar o consumo de combustível, apontado por 94% deles. Estilo veio em segundo lugar com 41%, seguido por espaço e conforto (empatados com 29%) e três outros itens com 24% cada: central de áudio, compartimento de bagagem e itens de conveniência. Elogios a caixa CVT, estabilidade, posição de dirigir e relação custo-benefício aparecem, cada item, em 18% dos relatos.
Angelita Nicoletti, de Rio do Sul, SC, comenta de seu Kicks SV Limited CVT 2017: “Muito econômico e o motor 1.6 é cumpridor. Excelente espaço interno e muito bom para viagens longas. O SV Limited mexicano tem mais itens de conveniência do que os SV nacionais. Zero recall, zero defeito, zero ida a concessionárias extra revisões. Tudo sólido e inteiro, sem barulhos ou grilos. É meu primeiro Nissan e uma excelente compra”.
Ronaldo César Daros, de Chapecó, SC, tem um SV CVT 2019 e acrescenta: “Muito confortável para andar. Os bancos são sensacionais e o espaço interno é bom. Destaque para a economia, chegando a fazer 18 km/l na estrada. O motor dá conta do recado. O câmbio é muito competente e se ajusta muito bem. Excelente estabilidade. Baixo custo de manutenção”.
Versões SV e SL (esta superior) parecem-se por fora e por dentro, mas a SL oferecia mais opções de cores para teto e interior
Entre os donos que escreveram ao Teste do Leitor, o acabamento é o quesito mais criticado com 41% de menções. Seguem-se cinco itens com igual frequência de 18%: bolsas infláveis apenas frontais (de acordo com a versão), falta de controlador de velocidade (adotado na linha 2020), itens de série, tanque de combustível de pequena capacidade e uma sensação de fragilidade em buracos e outros terrenos irregulares.
Uma qualidade do Kicks na pesquisa foi a baixa incidência de defeitos: apenas um item, os ruídos internos, alcançou maior percentual entre os donos
Edison Pacheco, de Santo André, SP, comenta de seu Kicks SL CVT 2017: “O acabamento externo deixou muito a desejar. Ruídos na porta traseira, cabos aparentes no encaixe do cinto e soldas mal feitas revelam pouco capricho no projeto. Banco estava com uma leve folga”. O já citado Ronaldo César Daros adiciona: “A suspensão transmite fragilidade em vias esburacadas. É possível sentir os buracos da via na coluna de direção. O acabamento é sofrível”.
Uma qualidade do Kicks na pesquisa foi a baixa incidência de defeitos. Apenas um item alcançou maior percentual: ruídos internos, apontados por 35% dos donos. Os demais problemas (como travamento da interface ao Android Auto, rangido da embreagem, sensor de combustível e infiltração de água em lanterna) ficaram restritos a uma unidade, ou 6%, e muitos dos leitores registraram simplesmente zero defeito em seus carros.
As edições Special Edition (branco) e UEFA Champions League (vermelho e azul) trouxeram detalhes próprios em 2019 e 2020
“Barulhos internos e na tampa do porta-malas irritantes e insolúveis nas revisões. Sensor de combustível e estrutura do banco substituídos em garantia”, aponta Marcelo G.C., dono de Kicks S CVT 2018 no Rio de Janeiro, RJ. “A tampa do porta-malas nunca fecha direito, o conjunto da traseira faz muito barulho e você não acha de onde vem”, concorda o leitor Alberto, de Blumenau, SC, sobre a versão S 2018.
O índice de satisfação com o Kicks é mediano entre os utilitários esporte que já estiveram no Guia de Compra: com 59% de donos muito satisfeitos, ficou bem próximo do Honda HR-V, do Ford Ecosport até 2017 (ambos com 58%) e do Renault Duster anterior (56%), mas perdeu para os Jeeps Renegade (90%) e Compass (74%).
A aprovação às concessionárias Nissan é que surpreendeu. Foi até mais alta que a do carro, com 65% de clientes muito satisfeitos, e deixou para trás os concorrentes: a Jeep obteve 63% no Renegade e 60% no Compass, a Ford 58% no EcoSport, a Honda 42% no HR-V e a Renault apenas 30% no Duster antigo (índices obtidos para cada Guia de Compra, que podem não refletir a situação atual de cada modelo).
Mais AvaliaçõesTeste do Leitor
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 59% |
Parcialmente satisfeitos | 35% |
Insatisfeitos | 6% |
Pesquisa com 17 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 65% |
Parcialmente satisfeitos | 23% |
Insatisfeitos | 12% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 17 donos |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 114 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa | automática de variação contínua |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 205/55 R 17 V |
Dimensões | |
Comprimento | 4,295 m |
Largura | 1,76 m |
Altura | 1,59 m |
Entre-eixos | 2,61 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 41 l |
Compartimento de bagagem | 432 l |
Peso em ordem de marcha | 1.132 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 175 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,0 s |
Consumo em cidade | 11,4/8,1 km/l |
Consumo em rodovia | 13,7/9,6 km/l |
Dados do fabricante para versão SV; consumo conforme padrões do Inmetro |