Instrumentos digitais, mais potência e caixa automática no Etios 2017; grade e para-choques mudaram no Platinum e depois no resto da linha
“Ruído interno, tanto em asfalto irregular (mesmo sem buracos) quando de acabamento interno (‘grilos’). Vibração no pedal de embreagem. Nas revisões reparavam, mas o ruído voltava. O rolamento da embreagem estava defeituoso”, mencionou o leitor Lucas, de Florianópolis, SC, sobre seu XS 1,5 hatch 2014.
Como o Etios é o quarto modelo pequeno a passar pelo Guia de Compra, comparamos seus índices de satisfação aos dos outros analisados: Onix/Prisma, HB20/HB20S e Volkswagen Up. O percentual de donos muito satisfeitos (76%) ficou pouco abaixo dos Chevrolets e acima do Hyundai, embora distante do VW. Por outro lado, o mesmo grau de satisfação quanto às concessionárias (69%) é o melhor entre os quatro carros. Confira os dados na tabela abaixo.
O que se pode concluir das opiniões de donos do Etios? Se estilo estiver entre suas prioridades em um hatch ou sedã pequeno, melhor procurar uma alternativa. No entanto, se os aspectos mais importantes são economia, espaço e satisfação ao volante, o menor dos Toyotas brasileiros pode ser uma boa compra.
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Satisfação com o carro
Etios | Onix/ Prisma | HB20/ HB20S | Up | |
Muito satisfeitos | 76% | 82% | 75% | 94% |
Parcialmente satisfeitos | 18% | 9% | 14% | 6% |
Insatisfeitos | 5% | 9% | 11% | 0 |
Pesquisa com 38 donos de Etios. Os índices foram obtidos para cada Guia de Compra e podem não corresponder aos dados atuais do Teste do Leitor. |
Satisfação com as concessionárias
Etios | Onix/ Prisma | HB20/ HB20S | Up | |
Muito satisfeitos | 69% | 46% | 63% | 65% |
Parcialmente satisfeitos | 26% | 54% | 20% | 30% |
Insatisfeitos | 6% | 0 | 11% | 3% |
Não utilizam | 0 | 0 | 6% | 2% |
Pesquisa com 38 donos de Etios. Os índices foram obtidos para cada Guia de Compra e podem não corresponder aos dados atuais do Teste do Leitor. |
Ficha técnica
Versões 1,3 | Versões 1,5 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 72,6 x 80,5 mm | 72,6 x 90,6 mm |
Cilindrada | 1.329 cm³ | 1.496 cm³ |
Taxa de compressão | 13:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima* | 88/98 cv a 5.600 rpm | 102/107 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo* | 12,3/12,8 m.kgf a 4.000 rpm | 14,0/14,4 m.kgf a 3.100 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 6 ou automática, 4 | |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson | |
Traseira | eixo de torção | |
Rodas | ||
Dimensões | 5 x 14 pol | 5,5 x 15 pol |
Pneus | 175/65 R 14 | 185/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,777 m (hatch), 4,265 m (sedã) | |
Largura | 1,695 m | |
Altura | 1,51 m | |
Entre-eixos | 2,46 m (hatch), 2,55 m (sedã) | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 45 l | |
Compartimento de bagagem | 270 l (hatch), 562 l (sedã) | |
Peso em ordem de marcha | 945 kg (X 1,3 hatch aut.), 1.029 kg (Platinum 1,5 sedã aut.) | |
Desempenho e consumo* | Hatch 1,3 aut. | Sedã 1,5 aut. |
Velocidade máxima | 170 km/h | 186 km/h |
Acel. 0 a 100 km/h | 12,5 s | 11,3 s |
Consumo em cidade | 11,8/8,2 km/l | 12,2/8,4 km/l |
Consumo em rodovia | 13,3/9,2 km/l | 14,9/10,4 km/l |
Dados do fabricante para modelos 2017 e 2018; *gasolina/álcool; ND = não disponível |