Chega ao Brasil o Toyota Yaris, modelo compacto em versões hatch e sedã, que cobrem uma faixa de preços entre R$ 60 e R$ 80 mil e se posicionam entre o Etios e o Corolla. Estão disponíveis motores de 1,3 litro (apenas hatch) e 1,5 litro, transmissões manual e automática de variação contínua (CVT) e acabamentos XL, XL Plus Tech, XS e XLS (veja abaixo os equipamentos e preços).
O Yaris brasileiro corresponde ao modelo tailandês, diferente do europeu. O hatch mede 4.145 mm de comprimento (4.425 no sedã) e ambos têm 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entre eixos. A capacidade do porta-malas no hatch é de 310 litros, e no sedã, 473 litros. O interior tem disposição tradicional no painel, sem os instrumentos centrais do Etios. Nas versões XS e XLS, o computador de bordo conta com tela maior e colorida e mais funções.
Os motores do Etios, com 16 válvulas e variação de tempo de abertura das válvulas, foram revistos para aumento de potência no Yaris (recalibração e novo escapamento). O 1,3 passou a produzir 94 cv e torque de 12,5 m.kgf com gasolina e 101 cv/12,9 m.kgf com álcool (mais 6 e 3 cv, na ordem, que no Etios). O 1,5 agora tem 105 cv/14,3 m.kgf com gasolina e 110 cv/14,9 m.kgf com álcool (mais 3 cv em ambos os casos). A caixa manual tem seis marchas e a CVT Multidrive, como no Corolla, emula sete marchas. Trocas manuais sequenciais podem ser feitas na alavanca, nas versões XL e XL Plus Tech, e também por comandos no volante nas XS e XLS.
Confira os equipamentos e preços do Yaris:
• Yaris hatch XL 1,3 manual (R$ 59.590) e sedã XL 1,5 manual (R$ 64 mil): ar-condicionado, assistente de frenagem em emergência, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, alarme volumétrico, computador de bordo, comandos no volante, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, retrovisor interno fotocrômico, banco traseiro rebatido (sedã).
• Yaris hatch XL 1,3 CVT (R$ 65.590) e sedã XL 1,5 CVT (R$ 68.690): como o manual, mais controlador de velocidade.
• Yaris hatch XL Plus Tech 1,5 CVT (R$ 69.590) e sedã XL Plus Tech 1,5 CVT (R$ 74 mil): como o XL, mais ar-condicionado automático, chave presencial, banco traseiro rebatido (hatch), apoio de braço traseiro e sistema de áudio com tela de 7 pol e espelhamento de celular para sistemas operacionais IOS e Android.
• Yaris hatch XS 1,5 CVT (R$ 74.590) e sedã XS 1,5 CVT (R$ 77 mil): como o XL Plus Tech, mais rodas de alumínio de 15 pol, bancos de couro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, câmera traseira de manobras e computador de bordo com tela colorida.
• Yaris hatch XLS 1,5 CVT (R$ 77.590) e sedã XLS 1,5 CVT (R$ 80 mil): como o XS, mais teto solar com controle elétrico, limpador de para-brisa automático, lanternas em leds e mais cinco bolsas infláveis (dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista).
Acessórios instalados nas concessionárias incluem defletores e saias, luzes de condução diurna, sensores de estacionamento frontal e traseiro, frisos laterais, bandeja de porta-malas, refrigerador portátil e sistema de áudio.
Texto da equipe – Fotos: divulgação