O porta-malas de 432 litros deveria ser maior, mas seu acesso é prático pelas
duas tampas, uma delas aberta para baixo como a de caçamba de picapes
Muito bom, esse é o tipo. Com uma atuação de turbo das mais rápidas, o THP impulsiona a minivan com agilidade e torna a direção muito agradável, sem demonstrar esforço em qualquer momento. A sensação é similar à de um bom motor aspirado de 2,5 litros, se não maior. Para acompanhar o tráfego não se precisa de mais que 2.000 rpm, tamanha a oferta de torque em baixa rotação, e o nível de ruído permanece muito baixo. Contribui para as boas sensações a caixa automática programada para mudanças precoces quando não se requer muita potência, como deve ser nesses tempos de consciência ambiental, pois alta rotação significa maiores consumo e emissão de gás carbônico (CO2).
Com atuação de turbo das mais rápidas, o THP
impulsiona a minivan com agilidade e torna
a direção muito agradável, sem demonstrar esforço
O câmbio não é bom apenas nisso: foi-se o tempo de carros franceses que irritavam pela retenção de marchas altas ao desacelerar. O seis-marchas da 3008 passa despercebido nesse aspecto até que se tira o pé em declive acentuado, quando certa rotação vem na medida esperada para poupar os freios. Se quiser segurar o carro ainda mais, basta ao motorista uma breve “bombeada” no acelerador. Mudanças manuais são possíveis pela alavanca, mas quem precisa delas quando pode “trocar marchas com o pé”?
O motor THP desfaz preconceitos: fornece ótimo torque desde baixa rotação
e permite usar a 3008 como se tivesse um motor aspirado de cerca de 2,5 litros
Outro destaque desse Peugeot é o acerto da suspensão, que concilia grande estabilidade (nota-se o alto controle de movimentos pelos amortecedores), tanto em retas quanto em curvas, e rodar confortável. Contudo, um trabalho em buchas como o feito nos 308 e 408 para 2014 seria bem-vindo, pois pequenos impactos deixam a sensação de pouca borracha para absorvê-los. A assistência eletro-hidráulica da direção também já não é ideal: sistemas elétricos hoje resultam em volante mais leve em baixa velocidade.
Nos primeiros 419 quilômetros em nossas mãos, a maior parte deles em rodovia, a 3008 mostrou também consumo de gasolina moderado para um carro de 1,5 tonelada, com média de 11,1 km/l e melhor parcial de 12 (prejudicada por trechos muito congestionados em São Paulo, SP, antes de pegar estrada). Claro que várias outras medições serão feitas nas próximas semanas, incluindo aquelas em trajetos-padrão, os mesmos feitos em outras avaliações. O carro também passará por outros motoristas, como de praxe na seção.
A semana inicial, porém, já deixou bem mais impressões positivas que negativas, de modo que este editor antecipa seu voto na clássica pergunta — “compraria um carro como o avaliado, se estivesse à procura de um modelo nessa faixa de preço?”. A resposta é sim: a combinação de qualidades mecânicas, conforto e dotação de equipamentos desse Peugeot é das melhores e, sem dúvida, merece ser analisada por quem tem em vista carros familiares ao redor de R$ 100 mil.
Mais Avaliações |
Desde o início
7 dias |
419 km |
Distância em cidade | 186 km |
Distância em rodovia | 233 km |
Tempo ao volante | 10h 11min |
Velocidade média | 41 km/h |
Consumo médio (gasolina) | 11,1 km/l |
Melhor marca média | 12,0 km/l |
Pior marca média | 10,2 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Preço
Básico | R$ 99.990 |
Como avaliado | R$ 99.990 |
Preços públicos vigentes em 1/7/14 |
Teste do Leitor
Opinião dos proprietários | Envie opinião sobre seu carro |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm |
Potência específica | 103,3 cv/l |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automático / 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 4,04 / 8 km/h |
2ª. | 2,37 / 14 km/h |
3ª. | 1,56 / 21 km/h |
4ª. | 1,16 / 28 km/h |
5ª. | 0,85 / 38 km/h |
6ª. | 0,67 / 48 km/h |
Relação de diferencial | 3,87 |
Regime a 120 km/h | 2.600 rpm (6ª.) |
Regime à velocidade máxima informada | 5.500 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado (302 mm ø) |
Traseiros | a disco (268 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | eletro-hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,9 m |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
Rodas | |
Dimensões | 7,5 x 17 pol |
Pneus | 225/50 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,365 m |
Largura | 1,837 m |
Altura | 1,639 m |
Entre-eixos | 2,613 m |
Bitola dianteira | 1,53 m |
Bitola traseira | 1,525 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,296 |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 60 l |
Compartimento de bagagem | 432 l |
Peso em ordem de marcha | 1.480 kg |
Relação peso-potência | 9,0 kg/cv |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 202 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,5 s |
Garantia | |
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | |
Ano-modelo | 2014 |
Pneus | Michelin Primacy HP |
Quilometragem inicial | 3.000 km |
Dados do fabricante; consumo não disponível |