[Nome] Carolina Passos
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Modelo] Ford Fiesta
[Versão] Hatch
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro aguenta bem, bom custo-benefício, fácil manutenção, bom espaço interno, motor tem boa aceleração e retomada. Comprei zero em dezembro de 2013 com a intenção de ficar com ele por muitos anos e não me arrependo da escolha.
[Principais aspectos negativos] Barulho interno é meio alto, mas não chega a incomodar tanto. Atrapalha um pouco se quiser ouvir som mais baixo. Na localidade onde moro, com trânsito intenso que toda hora para, muitos semáforos, poucas ruas para esticar e sempre com ar ligado, o consumo fica bastante elevado: no máximo 9,5km/l na gasolina, quando muito. Minha direção hidráulica parece manual de tão dura e veio assim de fábrica. Mesmo levando pra checar, sempre diziam não ter problema algum, mas é o carro com direção mais pesado que já dirigi na vida. Qualquer outra pessoa que dirige meu carro fala a mesma coisa sobre a direção ser muito dura.
[Defeitos apresentados] Já precisei trocar a bateria 2x nestes 6 anos e logo menos precisarei trocar novamente. Esse modelo teve um recall em julho de 2014 por problema em uma peça do sistema de freio. Tirando isso, não apresentou nenhum defeito até hoje. Realizo apenas manutenções normais.
[Concessionárias] Fiz apenas as duas primeiras revisões na concessionária para não perder a garantia. Valor muito alto para manutenção simples. Não vale a pena. Meu grande problema com a concessionária foi o vendedor ter me vendido um carro sem ABS e airbags, itens que seriam obrigatórios a partir 2014 (e eu estava comprando final de dezembro de 2013). Montei a proposta pessoalmente na concessionária com os opcionais desejados (incluindo ABS e airbags) em um 1.0, mas posteriormente, antes de fechar o negócio, pedi por telefone para fazer a cotação do 1.6 e o vendedor me passou o valor, mas sem acrescentar esses dois itens, mesmo eu tendo desde o início visto com eles! Foi uma frustração grande quando recebi o carro.
[Comentários adicionais] Carro fica estacionado em garagem descoberta… chegando a 6,5 anos de uso, as borrachas externas da carroceria estão todas precisando trocar. Pneus dianteiros também já precisaram ser trocados com cerca de 35 mil km. No mais, é uma boa compra pra quem precisa de um carro com bom custo-benefício e que não dá muito problema. Fácil manutenção também, qualquer mecânico conhece o carro.
[Best Cars] Excelente fonte de informação. Ler depoimentos de donos dos modelos mostra mais a realidade do que matérias especializadas.
[Data de publicação] 26/6/20
—
[Nome] Célio José Ferreira Alencar
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Modelo] Ford Fiesta
[Versão] Sedan
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motor, consumo, acabamento, manutenção. Faço 12 km/litro na cidade e 14 na estrada. Motor 1.6 é perfeito.
[Principais aspectos negativos] Nenhum
[Defeitos apresentados] Comprei em 2012 com 10.600 km. Hoje está com 142.000. Defeitos apenas os relacionados ao uso. Pneus trocados aos 80.000km, bateria aos 70.000 e 140.000, amortecedor aos 140.000km. E outros pequenos gastos em função do uso.
[Concessionárias] Normais.
[Comentários adicionais] Vale à pena. Carro barato,
[Best Cars] Sempre consulto antes se comprar. Não considero as opiniões extremistas. Vou pela média.
[Data de publicação] 7/2/20
—
[Nome] Eduardo Alves
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE
[Versão] Sedan SE
[Motor] 1.6 8V
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno]
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio]
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade]
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Espaço interno. O Fiesta MK6 tem largura maior que a de um Corolla de geração anterior a atual, e pouquíssima coisa a menos que a do atual (podem verificar nas fichas técnicas). O resultado final é um carro com espaço interno melhor até que o atual Fiesta de sétima geração.
Desempenho (rodando no etanol): Com gasolina, o desempenho do carro deixa a desejar. Ao colocar álcool, o comportamento do motor muda bastante, e aquela apatia some. Pena que o custo do etanol é proibitivo na maioria do Brasil, pois o Rocam 1.6 claramente funciona melhor com esse combustível
Robustez: O carro não é um primor de acabamento, porém após 3 anos de uso, não deu oficina alguma. Nem o tão comentado problema de superaquecimento do líquido de arrefecimento enfrentei (e olha que moro em Fortaleza, cidade muito quente e com grandes congestionamentos).
Custo/benefício: Ainda tento entender porque reclamam da Ford. Comprei este veículo 0km em 2013, paguei um excelente preço por um carro com Freios ABS e airbag duplo, mais barato que alguns hatchs 1.0 da época.
Espaço para bagagem: Porta-malas que se vale da boa largura do carro, e tem dobradiças pantográficas, ao contrário de uma série de sedans muito mais caros.
[Principais aspectos negativos] Concessionárias: O modelo sedan 2013 passou por um recall das lanternas traseiras. Não vi a mídia divulgar, todavia, apesar que tenho a carta em casa até hoje como comprovante. A lanterna traseira de meu carro já caiu duas vezes, e espero que não caia mais. A concessionária, ao contrário de resolver, jogou a culpa na fabricante (“Todo Fiesta Sedan é assim”). No final das contas, tive que fazer uma gambiarra para que o problema parasse de ocorrer. Lamentável o atendimento das concessionárias
Consumo: Cavalo que anda, cavalo que bebe: Talvez por morar em uma cidade com trânsito muito lento, cheio de radares e congestionamentos, e ainda por cima pela necessidade de estar sempre com o ar condicionado ligado, posso dizer que o motor Rocam 1.6 não é dos mais econômicos. O máximo que consegui fazer na cidade (não é média, foi a melhor marca) foi 9,6km/;l na gasolina aditivada, com condução bastante econômica. Na estrada, 13km/l, porém não serve como referência pois peguei trechos de serra que aumentam muito o consumo do veículo.
[Defeitos apresentados] Lanterna traseira: foi alvo de recall pela Ford. Trocaram ambas em garantia, sendo que a lado do motorista, foi trocada nada menos que duas vezes. Concessionária disse que “nunca fica bom”, explicação que obviamente não aceito.
[Concessionárias] Só usei para as revisões obrigatórias. Precisam evoluir bastante. Até há cordialidade no atendimento, mas os mecânicos tem aquela velha mania (feia por sinal) de jogar a culpa no carro, ao invés de tentar reparar o que vier.
[Comentários adicionais] Ótima opção para quem comprar usado, carro espaçoso, com motorização adequada, e se o dono tiver o privilégio de morar em cidade aonde o etanol possuir bom preço, terá um carro além de tudo bastante esperto. Troquei as rodas originais por rodas de liga-leve originais de Ka Sport, calçados com Michelin 195/55 R15 e a estabilidade do carro que já era boa, melhorou ainda mais.
[Best Cars] Espero contribuir da mesma maneira que fui agraciado ao ler depoimentos de outros donos nesta mesma coluna antes de comprar este carro ao qual agora, avalio. Serviço ímpar do Best Cars.
[Data de publicação] 16/12/16
—
[Nome] Lucas Silva de Freitas
[Cidade] Ribeirão Preto
[Estado] SP
[Versão] Personallité
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2007
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Este carro está em minha família há 7 anos (Era dos meus pais) e neste ano, ele veio a mim. Conforto, estabilidade sem igual em um popular. Carro Robusto, perfeito para transitar na cidade e esporadicamente, pegar uma estrada. De fácil manutenção também, tem um motor que apesar de ser um pouco fraco em potência/torque, é bastante resistente à quebras. Consumo impecável: 13 km/l cidade, 16 km/l estrada.
Quadro de instrumentos bem iluminado e de fácil interpretação; visibilidade dianteira e traseira boas, enfim… Um carro de inúmeras qualidades.
[Principais aspectos negativos] Falta de força neste 1.0: Como o carro é grande, pesado, o motor sofre para poder arrastar este peso. Você tem que andar embalado SEMPRE, com altos giros, o que leva a outro problema: Péssimo isolamento acústico. A 120 km/h, o motor está a astronômicos 5000 RPM: Uma gritaria só. Os bancos não te seguram bem, lateralmente. Falta um pouco mais de apoio.
[Defeitos apresentados] Carro com 109.000 kms, pouco apresentou defeito. Pegamos ele com 19.000 kms e até agora foram feitos: -Troca do reservatório de aditivo (Barato); -Troca da junta do Cabeçote (prevenção). No mais, só troca de óleo; filtros; freios e pneus! O carro não dá trabalho mesmo, se bem cuidado!
[Comentários adicionais] Para primeiro carro, uma perfeita escolha. De desenho bonito, elegante; robusto e confiável; econômico e confortabilíssimo! Sem dúvidas, recomendo.
[Best Cars] Best Cars, há anos é leitura diária pra mim e esta seção com certeza já ajudou muitas pessoas a decidir qual sonho comprar. Não há página de carros melhor que a Best Cars, atualmente!
[Data de publicação] 18/11/16
—
[Nome] Alexander Akio
[Cidade] Campo Largo
[Estado] PR
[Versão] Class
[Motor] 1,6 8V
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro apesar de ser ano 2011 e modelo 2012, já veio com ABS, Duplo Air Bag, sistema de diagnóstico de emissões de gases, já tem o conector OBD II, que me permitiu com o auxilio de apps, obter informações adicionais, principalmente a temperatura real do liquido de arrefecimento, já que alguns zetecs rocam, costumam ter problemas de superaquecimento, e com o aplicativo Torque eu monitoro muitas coisas, pena que a ECU do Zetec não consegue me dar o % de álcool na gasolina, ao contrário do Sigma, que já fornece essa informação. Motor com corrente ao invés de correia dentada, o que dispensa a manutenção desse item.
O carro tem ainda um porta-luvas gigantesco com iluminação, porta malas com iluminação, luz de leitura para o motorista e passageiro, travamento automático das portas a 15 km/h, manta acústica para o motor, abertura elétrica do porta-malas, inclusive no controle, porta bolsa no banco do passageiro (faltou motorista), banco traseiro bi partido, alça de teto em todas as portas, ajuste de altura do cinto e os de três pontos traseiros retráteis, aviso sonoro de faróis acesos e alarme de limite de velocidade, itens que faltam em carros mais novos.
Adquiri o carro em 2013 por 29.000,00 com 18.000 Km e atualmente está com 95.000, pois meu trecho diário é de 65 Km, sendo 70% rodovia e 30% urbano. Foi para mim um excelente custo benefício, e aos poucos deixei ele do meu gosto, com a troca das rodas originais 14″ pela de liga leve do novo Ka de 15″ e coloquei pneus Continental 195/55/15. Troquei as molas originais pelas Eibach e o carro que já era bom de curva, ficou animal. Incluí ainda ítens de conforto como retrovisores elétricos com Tilt Down, central multimídia completa Bosch original da Eco Esport, e por conta de uma bateria descarregada, mandei instalar para desligar quando destrava a porta do motorista.
[Principais aspectos negativos] Falta luz de cortesia traseira e luz para os espelhos do para-sol, e falta o apoio de cabeça central no banco traseiro e o cinto de três pontos central, mas entendo que é difícil alguns itens para essa categoria de carro. Muitos falam que o carro é feio, eu não acho e como beleza é subjetivo, eu não me importo. Falta os repetidores de seta, que não tem nem como opcional nessa geração do fiesta, mas eu mandei instalar um dupla face de led laranja e ficou bom. Não tem também os defletores traseiros. Acho o carro um pouco pesado, já que são 1.084 KG, o que faz com que a relação peso x potência não seja tão boa, apesar dos 107 cv no alcool.
[Defeitos apresentados] Logo depois que eu comprei, ele apresentava defeitos na leitura do velocímetro, troquei um sensor e nunca mais apareceu o problema. Tive que trocar também uma bomba d’agua e uma caixa da roda estava quebrada, mas acho que foi descuido da antiga dona.
[Concessionárias] Utilizei durante a garantia a Rede Ford Slavieiro, mas os preços são abusivos, e só fiz revisão até os 70.000, uma a mais do que o necessário, por desatenção minha. Agora não faço mais revisões na concessionária.
[Comentários adicionais] Um carro com projeto antigo, mas se comparado com muito carro atual, ainda tem lenha para queimar.
[Best Cars] Excelente site e o Editor Fabricio Samahá é muito atencioso e competente. Esta seção é maravilhosa, pois fornece um banco de dados de consulta de diversos modelos de veículos, pela opinião de quem usa no dia a dia.
[Data de publicação] 23/9/16
—
[Nome] Gelson Luiz C. de Bem
[Cidade] Criciúma
[Estado] SC
[Versão] Fiesta Rocam Hatch SE
[Motor] 1.0 8V
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos]
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Excelente custo benefício, itens de segurança como Air Bag e ABS, suspensão bem resolvida, itens de conforto acima da média da categoria. Muito boa posição de dirigir, caixa com engates precisos e justos. Apesar de vários anos no mercado, ainda entrega um valor agregado muito melhor que a maioria dos concorrentes diretos.
[Principais aspectos negativos] Principalmente o desempenho do motor 1.0. Já dirigi vários carros 1.0 e o Fiesta é, de longe, o mais fraco. Como voce tem que manter o giro alto, o consumo vai lá em cima. Tampão traseiro muito mole, assim como os suportes do tampão frágeis (plástico duro e quebradiço). Troquei o tampão e reforcei os suportes e ficou muito bom.
[Defeitos apresentados] Nenhum.
[Concessionárias] Utilizo a Forauto, Concessionária Ford aqui da minha Cidade e sou bem atendido.
[Comentários adicionais] Comprei como segundo carro da família (tenho também um Citroen C4 Lounge), para uso de minha mulher e filha. Foi o melhor custo benefício que achei no mercado. Por um valor muito justo, um carro completo e que atende perfeitamente nossas necessidades. Negociei de particular, 10% abaixo da Fipe, com 23.000 km e super conservado. Como disse o atendente da concessionária, a famosa “mosca branca”.
[Best Cars] Utilizo a muitos anos como fonte de pesquisa e orientação para negociação de meus veículos. Muito bom mesmo.
[Data de publicação] 17/6/16
—
[Nome] Fábio Fernandes Nunes
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS
[Versão] First
[Motor] 1,0
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir]
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Motor e suspensão robustos. Amplo espaço interno, facilidade de acesso aos principais comandos (salvo botão do pisca alerta), banco traseiro 60/40, posição de dirigir, sensibilidade da direção assistida hidráulica, estabilidade e iluminação dos instrumentos do painel.
[Principais aspectos negativos] Cintos traseiros laterais de 3 pontos sem mecanismo retrátil, ventilação ineficaz para desembaçar os vidros em dias de chuva com umidade relativa do ar elevada (mesmo equipado com ar condicionado), falta de temporizador dos vidros elétricos, porta-malas apenas parcialmente revestido em carpete, botão do pisca alerta de difícil acesso e reflexos no cluster de instrumentos em dias ensolarados.
[Defeitos apresentados] Apenas queima de lâmpadas em 2 anos.
[Comentários adicionais] Excelente relação custo x benefício. O motor sofre, para ter alguma desenvoltura não é possível que o motorista tenha medo de rotações elevadas. Por outro lado, o Zetec RoCam é inquebrável. Este é o meu terceiro Fiesta (antes um Endura E 1,0 L 1998 e um GL 2001), em comum, todos apresentaram excelente robustez mecânica e baixo custo de manutenção (sou zeloso: cuido de toda mecânica sempre, não apenas para “viagens”). É uma pena perceber que a Ford não está dando a devida atenção aos inúmeros relatos de problemas nos modelos equipados com a transmissão PowerShift, corre o risco de prejudicar a imagem de um carro com uma imagem sólida.
[Best Cars] Sou leitor assíduo há mais de 15 anos. De fato, não passo um dia sem acessar o Best Cars. É disparado, a melhor fonte de informação sobre o universo dos carros. Parabéns!
[Data de publicação] 8/4/16
—
[Nome] Marcelo Ferreira da Silva
[Cidade] Varzea Paulistas
[Estado] SP
[Versão] Rocam 2012
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro flexível 1.0, com álcool parece um 1.6, muito rápido, com gasolina deixa a desejar. Freios super potentes, ótima dirigibilidade, portas malas grande para a categoria, motos Zetec Rocam, não usa correia dentada.
[Principais aspectos negativos] mola do cinto de segurança as vezes não volta, mas fácil de se resolver, o meu não tem ar, nem direção, mas mesmo assim é muito fácil manobrá-lo.
[Defeitos apresentados] nenhum defeito, nunca queimou uma lâmpada.
[Concessionárias] Concessionárias Forte Ford em Jundiaí, simplesmente espetacular.
[Comentários adicionais] Recomendo esse carro, o único problema é o cinto de segurança quando se sai do carro, que tem que dar uma forcinha para a mola funcionar,
[Best Cars] Muito bom
[Data de publicação] 4/12/15
—
[Nome] Helio Caserta Paravani
[Cidade] São Manuel
[Estado] SP
[Versão] First
[Motor] 1.0 8V
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é muito bom. Tem equipamentos que muitos não tem como cintos retráteis traseiros (na época da compra vi um novo uno way que não tinha), banco do motorista com regulagem de altura, alarme com telecomando a distancia, rodas de aro 14 (muitos carros dessa categoria são aro 13), acionamento interno de abertura do porta-malas e bolsa tipo canguru para ocupantes do banco traseiro. O ar condicionado gela muito rápido e há muitos porta-trecos espalhados pelo carro. A direção hidráulica é muito precisa, mesmo na estrada, passa muita segurança.
[Principais aspectos negativos] Em primeiro lugar o desempenho. É 1.0, mas podia ser um pouco melhor. Na cidade ou na estrada sente-se falta de folego. Na estrada com ar condicionado ligado, dependendo da subida, é necessário desligar o ar condicionado por um tempo. Na cidade ele tem um recurso de deligar o ar condicionado em necessidade extrema, por isso, em subidas muto ingrimes, quando esticamos as marchas, sentimos que o ar condicionado é desligado sozinho. Isso ajuda. O acabamento das portas de plástico, as vezes se solta com facilidade. O botão do pisca-alerta é muito frágil, vive caindo ou quebrando, deveria ser em um local mais prático, não em cima do volante.
[Defeitos apresentados] Nada sério. Além das trocas normais de óleo, filtro e etc, troquei as pastilhas de freio. O bom é que a manutenção é muito barata, as peças tem preços baixos.
[Concessionárias] Péssimo, não confio e não gosto. Levo em um mecânico de confiança, muito melhor.
[Comentários adicionais] Ele é muito confortável, macio de se dirigir. Penso em futuramente comprar um 1.6. Coloquei módulo de subida nos vidros elétricos quando se fecha o carro, algo bastante útil e que me fazia falta.
[Best Cars] Um site muito bom, sempre atualizado. Leio diariamente.
[Data de publicação] 6/11/15
—
[Nome] Cláudio Penna
[Cidade] Salvador
[Estado] BA
[Versão] CLASS 1.6 HATCH
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Um guerreiro. Carro de empresa (embora somente eu o utilizo), passou de 110.000 km com excelente durabilidade. Confortável e não cansa, mesmo rodando 150 km diários. Suspensão ótima e nível de ruído baixo, apesar da idade. Econômico na média. Escapamento original e sem sinais de barulho, firme e durável. Lataria impecável, pintura idem (fica no sol o dia todo). Faróis e lanternas não queimam. Câmbio preciso e macio. Estou para trocar pela idade, vai deixar saudades.
[Principais aspectos negativos] Falta do air bag e abs (não era obrigatório na época). Bateria foi substituída duas vezes, embora de baixo custo.
[Defeitos apresentados] Bateria arriada, prejudicando a partida e o motor de arranque.
[Concessionárias] Utilizava somente na garantia (até um ano). Utilizamos oficinas independentes, pelo baixo custo e por acompanhar o serviço.
[Comentários adicionais] Excelente para trabalhar. Robusto, confortável e baixo custo de manutenção. Se tivesse passado por uma atualização, merecia mais uns anos de produção.
[Best Cars] Esse espaço para opiniões é show. Sempre utilizo.
[Data de publicação] 25/9/15
—
[Nome] Marcio Rosado Peleira
[Cidade] Salvador
[Estado] BA
[Versão] Hatch Class
[Motor] 1.0 8V
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Carro extremamente confortável, excelente acabamento, bom número acessórios. Carro simplesmente não gosta de mecânicos, fazendo as revisões de rotina, nada de dor de cabeça. Porém nada de querer economizar com o óleo do motor, somente por ser utilizado óleo sintético 5w30. E o manual é bem taxativo com relação a a este ítem. Pelo valor que paguei na compra, não encontraria nem metade do conformo nas outras marcas.
[Principais aspectos negativos] O único ponto negativo, é o desempenho do motor funcionando com gasolina, muito fraco, mas no álcool se transforma.
[Defeitos apresentados] Antes de comprar pesquisei bastante sobre os problemas mais comuns, e , observei em diversas fontes na internet que o maior problema está no sistema de arrefecimento, que trabalha muito próximo ao limite, e isso requer bastante atenção. quando comprei o carro, notei que baixava um pouco de água do reservatório de expansão do sistema de arrefecimento, troquei o reservatório (ítem bastante citado por trincar), porém continuou. Fiz uma revisão do válvula termostática, e constatado vazamento nesta peça, principalmente porque o antigo dono completava com água mineral. Trocada a peça, colocado liquido especifico e completado com água destilada e pronto. Nunca mais tive problemas. Então atenção com a troca de óleo e com o liquido de arrefecimento, isso é fundamental.
[Comentários adicionais] Excelente compra, excelente custo benefício, se achar algum inteiro pode comprar sem medo. Cria-se muito mito com os carros da Ford, mas, apenas especulação. Na prática um excelente carro, que não quebra. aqui em salvador tem diversos com excelente preço, e das outras marcas não terás metade dos acessórios e conforto do fiesta.
[Best Cars] Sempre utilizo quando penso em trocar de veículo. Pra mim, melhor do que fazer testdrive. aqui sempre encontro as informações que preciso para decidir qual eu próximo carro.
[Data de publicação] 25/9/15
—
[Nome] Jaime Queiroga
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Personalité
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2004
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] [freo]
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Muito robusto. Estou com o carro há 5 anos e o comprei já com 7 anos e 80.000kms rodados. O antigo proprietário não era tão cuidadoso e, mesmo assim, o carro tem se mostrado muito bom.Suspensão excelente. Troquei amortecedores aos 110.000km e molas ainda originais. Troquei buchas aos 125.000 e um terminal.Escapamento ainda é original. Acabamento simplório, mas que não aparenta pelo tempo dele. É carro que fica na rua e pega sol e chuva e muito pouco cuidado na pintura. Só tive que trocar as borrachas de porta quando completou 9 anos.
Não recomendo por trava elétrica se não tiver a original. O antigo dono pôs em concessionária e já tive que trocar duas vezes. Fora isso, parte elétrica impecável. Bateria barata já está há três anos. Ar condicionado para um carro 1.0 gela bem, mas rouba potência do carro (óbvio). Motor fraco para o peso do carro, mas resistente e nunca deu problema. Aos 100.000 kms troquei a junta e vedações por vazar um pouco de óleo. Estabilidade maravilhosa. Se tivesse um motor mais forte seria perfeito. Dá prazer.
[Principais aspectos negativos] Motor 1.0 é fraco para o carro. Tirando isso, pra mim é perfeito.
[Defeitos apresentados] Para mim, não, pois tudo é decorrente da Km alta dele. Atualmente, está com 142.000kms. Pra mim é bem robusto.
[Concessionárias] Nunca usei, mas, quando cogitei trocar por um novo esnobaram o carro. Nem olharam o carro. Tenho outro carro mais novo, um Focus com menos de 2 anos, e só enrolam.
[Comentários adicionais] Recomendo. Carro a baixo custo e confiável.
[Best Cars] O melhor meio de mídia do Brasil sobre automóvel.
[Data de publicação] 31/7/15
—
[Nome] Bruno
[Cidade] Tangará
[Estado] SC
[Versão] Class
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] 1 – Custo Benefício. Impossível, na época que compramos, encontrar nacional com mecânica confiável, facilidade de manutenção e boa revenda, pelo preço que pagamos.
2- Estabilidade e acerto de suspensão excelente.
3 – Câmbio longo, (algo muito pessoal) que contribui para o silêncio a bordo e economia.
4 – Seguro barato. Metade do orçado para um gol, por exemplo.
[Principais aspectos negativos] 1 -Não chega a incomodar, mas há nítida falta de torque em baixas rotações, agravada pelo câmbio longo. Basta reduzir uma marcha no entanto, e o carro vai muito bem.
2- Asseverando as avaliações anteriores, o ar é um pouco fraco. Ele sofre para gelar em dias muito quentes. Se um ar forte for indispensável para vc, sugiro testar antes de comprar e evitar a cor preta.
Nesta categoria, existe o antigo Corsa C, que tem um ar excelente.
Ele também tem um grilo irritante nas fechaduras das portas. Sempre é preciso passar lubrificante ali, pois ele volta. Deve ser crônico do carro, pois apareceu logo que era novo e também estava presente no Fiesta de test-drive.
[Defeitos apresentados] Nenhum. Apenas as trocas de itens previstos nas revisões tabeladas.
Realizei a 5ª revisão recentemente, aos 30 mil km. Pedi para verificarem as pastilhas de freio, e fiquei surpreso ao ser informado que elas ainda estavam com menos de meia vida, e rodariam mais 10 mil km tranquilamente.
Fora isso, tive que trocar os 4 pneus aos 25 mil km, talvez por andar sempre em asfalto ruim e em estradas de terra.
Troquei por a medida original por um perfil 185/70 para melhorar o conforto.
[Concessionárias] Por enquanto ainda são boas, quiçá porque não precisei.
Na concessionária onde reviso, foram poupados itens cujo desgaste se dá apenas pela km, e não por tempo, como as velas e as próprias pastilhas de freio. Nunca me empurraram serviços desnecessários.
A Ford concede descontos nos preços tabelados das revisões, de maneira que a última, orçada em R$ 480, saiu por R$ 390. É caro, mas está valendo a pena para mim.
Quando forem realizadas maiores manutenções, certamente se tornará inviável.
[Comentários adicionais] Recomendo.
Se quer realizar uma compra racional, um carro que lhe sirva bem, com razoável conforto e baixa manutenção, sem ligar para fatos como o projeto antigo e ter saído de linha, compre sem medo.
Detalhe: Projeto antigo, mas que foi vendido na Europa, diferente de muitos populares 0 km hoje em dia, que são ” projetados para países emergentes”
[Best Cars] Disparadamente, o melhor site de veículos da web no Brasil. Texto crítico, rico em informações técnicas, feito por quem sabe escrever, e é apaixonado por carro.
O site devia se modernizar mais, utilizando mídias como o YouTube, que tem canais que mais parecem humorísticos focados em automóveis, e carece de algo para os realmente entusiastas.
Sobre esta seção, nenhuma avaliação é melhor que a do próprio dono! Excelente.
[Data de publicação] 16/1/15
—
[Nome] Augusto
[Cidade] Novo Hamburgo
[Estado] RS
[Versão] Hatch 1.6 Class
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Um dos mais espaçosos da categoria.
[Principais aspectos negativos] Consumo elevado. Ando praticamente só na cidade, em trechos curtos e em relevo acidentado e dificilmente passo de 5,5 km/l (etanol) ou 7,5 km/l (gasolina), sendo que o desempenho, apesar de bom, não justifica tal consumo.
[Defeitos apresentados] Nenhum relevante
[Concessionárias] Só utilizei a Florauto de Novo Hamburgo durante a garantia de 1 ano e na primeira revisão seguinte. Não chega a ser ruim, mas como é cara, prefiro um ótimo mecânico particular.
[Data de publicação] 29/8/14
—
[Nome] Emmanuel
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] 1.6 Class
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Desempenho, confiabilidade, valor do seguro
[Principais aspectos negativos] Consumo, lanternas traseiras, nível de ruído
[Defeitos apresentados] A bateria foi trocada aos 55 mil km. Falha na válvula termostática aos 40 mil km. Pelos relatos anteriores sobre esse motor, tratei de ficar bem esperto com relação a isso. Quando ela começou a ficar meio “úmida”, meu mecânico recomendou a troca, bem como do fluido. O reservatório de expansão permaneceu o mesmo. Ainda assim, o fluido permanecia com a cor original, sem aquele tom enferrujado.
[Concessionárias] Caras e praticam “empurroterapia”.
[Comentários adicionais] O motor agrada. Sempre bem disposto, na estrada e na cidade. Pena que a um consumo pouco maior do que o desejado. O nível de ruído do motor poderia ser mais baixo, mas o restante (plásticos, etc) não produz ruído. A parte traseira das lanternas, principalmente na fixação, resseca e quebra, deixando a peça mal fixada e produz ruído. O seguro tem um preço bem camarada. O estilo não ajuda, mas a gente se acostuma. A manutenção é barata e fácil. Bom ficar esperto no nível de fluido de refrigeração e no óleo, pois costumam cair com alguma rapidez.
[Best Cars Web Site] Ótima seção para compartilhar conhecimentos!
[Data de publicação] 29/8/14
—
[Nome] FABIO ALBERTO WERMANN
[Cidade] ESTRELA
[Estado] RS
[Versão] s
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] ótimo pelo custo benefício no valor de r$ 35.000,00. Conforto completo.já que vim de um fiat premio sl 1.3 ano 1989.
O meu fista 1.6 faz 8,5 km 1 lts na cidade e asfalto faz 16 km 1 lts. Andando misto 12 km 1 lts.
[Principais aspectos negativos] alinhamento do capo dianteiro e tampão traseiro mal encaixados.
[Defeitos apresentados] por em quanto está com 1.700 km não apresentou nem um defeito o carro é ótimo confortável e prazeroso de dirigir basicamente não tem muitas trocas de marcha porque tem um ótimo torque o motor 1.6 c/107 cv.
[Comentários adicionais] fiz o teste driver de um corsa classic e o fiesta ambos 1.0 mais o meu sogro tem 1.6 e eu conhecia a potência do motor. Quando eu andei com fiesta me decidi na hora conforto sem igual do fiesta vai ser esse mesmo. Só fiquei com medo da largura que seria de 1,90 mts sendo que minha garragem tem 2,10 mts mais se dá um jeito.
[Best Cars Web Site] ótimo para ver o comentário official de propritário e não de montadoras.
Inclusive já mandei antigamente da minha titan 125 cc 2.003.
[Data de publicação] 17/4/14
—
[Nome] Sandro
[Cidade] Sao Leopoldo
[Estado] RS
[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Positivo o fato de ser 0km. Teoricamente por um ano não se gasta com nada a não ser abastecer e trocar óleo/filtro. O motor 1.6 não deixa muito a desejar. Se o motorista souber “andar”, terá uma boa autonomia de combustível. Eu só uso gasolina, e sempre aditivada ou supra.
[Principais aspectos negativos] Acabamento de pintura (defeitos grandes), vidros (tanto manuais como elétricos).
[Defeitos apresentados] Defeitos de pintura, defeito de guarnição do vidro do motorista, defeito na suspensão dianteira, marcas de amassado de dentro pra fora (nas soldas das dobradiças das portas traseiras), etc.
[Concessionárias] A pior experiência que tive foi com a Florauto (São Leopoldo). Comprei o carro em Porto Alegre, pois a diferença de negociação é gritante. Por infelicidade, quis fazer as revisões na cidade de domicílio. Resumindo, estou pela quarta vez levando o carro pra resolver um barulho na suspensão. Me aplicaram umas histórias sem cabimento e não resolveram o que era pra ser resolvido. Quando questionei sobre possíveis orientações da fábrica pra “consertar” e “não trocar”, negaram de pés juntos (…). Hoje (10/02/14) levo o carro pra tentar tirar o barulho da suspensão e mostro uma borracha da moldura da porta, com defeito. Um funcionário da oficina olha e diz: “- A Ford não vai trocar isso.” PRECISO FALAR MAIS ALGUMA COISA???
[Comentários adicionais] O carro não é bom nem ruim. É um carro de ± 35.000 e tem custo-benefício. Nada mais. Saí dum Focus 2005 achando que faria um bom negócio comprando um Ford 0km. Engano.
[Best Cars Web Site] Um importante espaço para divulgação do que é bom e do que não é bom. Tanto em termos de marcas/modelos como em questão de concessionárias e afins.
[Data de publicação] 21/2/14
—
[Nome] Leandro Brasil Araujo
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Para preço cobrado é de ótimo custo x benefício. Minha versão possui ABS e Air Bag por preço de muitos carros 1.0. Bem confortável para dirigir, boa suspensão. Peca um pouco pelo ruído interno (motor), mas nada muito grave. Em geral, ótimo carro para na categoria e para sua proposta.
[Principais aspectos negativos] Motor um pouco ruidoso. Demonstra um isolamento acústico ruim. Revisão a cada 6 meses a exemplo da Volkswagen. Isso é irritante.
[Defeitos apresentados] Barulho no motor do vidro elétrico traseiro, que foi trocado pela garantia.
[Concessionárias] Até o momento fui bem atendido no que precisei.
[Data de publicação] 21/2/14
—
[Nome] Thiago
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[Versão] 1.6 Pulse (atual SE)
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Pacote de equipamentos muito bom (equivale ao FEC4 do configurador da Ford). CxB muito bom, pois custou o equivalente a um popular 1.0 com ac/dh/ve e foi financiado com taxa 0% (50% entrada);
Dirigibilidade muito boa para um popular (não é um Focus, mas é legal também);
Motor que responde bem, principalmente no álcool, embora sem o mesmo brilho dos 1.6 flex fabricados até 2010. O Fiesta gosta mesmo é de estrada, é lá que ele se sente à vontade;
Freios com ABS que já me salvaram de alguns apertos!
Chassis e suspensão muito bem acertados, conseguiram um compromisso entre conforto e estabilidade raro entre os populares. Seus concorrentes (Gol G5, Palio, March, etc) ou são molengas ou são duros feito pau-de-arara.
Bom espaço interno, quase igual ao de um Fox, por exemplo;
Peças que em geral não custam caro e duram bastante, basta comprar componentes de marcas boas (que geralmente são as que fabricam os genuínos) e pesquisar um pouco.
[Principais aspectos negativos] Face-lift muito pouco inspirado, a frente do carro parece a cara do Ultraman;
Bancos desconfortáveis (o banco do Fit da minha esposa é 10x mais ergonômico);
Acerto porco de motor e injeção, esse Fiesta perde feio dos seus irmão fabricados até 2010. Isso parece crônico na Ford após 2010, pois dirigi um Focus 2.0 e ele foi acometido do mesmo mal);
Consumo elevado na cidade. Algo em torno de 6,3km/l de álcool na cidade, pegando trânsito razoável e ac ligado 20% do tempo. Outros 1.6 populares fazem algo em torno de 8km/l na minha cidade. Qdo pego o honda fit mono da patroa, consigo 10,5 na gasola. Vamos ver e melhora depois de amaciado…;
Direção dura e com raio de giro grande (em se tratando de DH), piorou em relação ao meu 1o Fiesta;
[Defeitos apresentados] O atual saiu da css com um barulho no vidro dianteiro (parcialmente resolvido) e o painél da porta traseira mal encaixado;
Meu Fiesta anterior (1.6 Flex 2006) já apresentou os defeitos de rotina: bobina queimada, reservatório de expansão do liq. arrefecimento trincado, problema no tanquinho de gasolina, buchas e bieletas da suspensão frágeis e que demandaram troca precoce.
Nesse carro vou trocar as velas e cabos antes do recomendado pela fábrica (e colocar vela iridium) pra ver se salvo a bobina…
Meu conselho é: não se omita ou faça economia porca senão o carro vai se vingar e detonar seu bolso!
[Concessionárias] Entrega técnica fraquíssima, quem já conhece o carro é capaz de dar uma aula pro “entregador” da css. As entregas que já me fizeram na VW (Gol G5) e Honda (Fit) foram 10x melhores;
Fluido de arrefecimento entregue no mínimo, tive de sair da css e comprar um litro de aditivo num posto (mesma spec);
Preguiça em resolver pequenos problemas do carro;
Preço extorsivo de alguns acessórios (o ideal é vc negociar tudo na hora de comprar o carro e fechar um pacotão, só assim para algumas coisas custarem algo razoável);
Css não procura fidelizar o cliente. Na prática, existe uma css para comprar carro, outra para comprar peças, outra para acessórios…
[Comentários adicionais] Estou no 2o Fiesta, o anterior era um 1.6 Fly 2006. Melhoraram o acabamento porco e a escassez de equipamentos;
Só compre um Fiesta 1.0 se vc mora em um cidade plana, usa pouco o AC e não anda com o carro carregado. O Fiesta é pesado (1084kg, mais pesado que um Honda Fit!) fazendo com que o motor 1.0 se torne inadequado ao carro. Gaste mais 2 ou 3 mil e pegue um 1.6 completo!
Ei Ford manda esse seu acertador de motor injeção pra rua, ele avacalhou o Fiesta 1.6 e o Focus Duratec!
Infelizmente o carro só foi ter bom CxB após o lançamento do JAC J3 e já perto de sair de linha, antes ele era caro e mal equipado.
[Best Cars Web Site] Parabéns ao BCWS pela linha editorial independente e pelo espaço aberto aos proprietários para compartilharem suas impressões sobre seus carros.
Esta seção é leitura obrigatória para todos que pretendem comprar um novo carro!
[Data de publicação] 12/7/13
—
[Nome] Rubens Vasconcelos
[Cidade] Indaiatuba
[Estado] SP
[Versão] 1.0 Flex
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Beleza externa. Apesar de ouvir muitas reclamações, não achei o motor tão fraco assim, mas percebe-se que o carro é grande pra ele. Posição boa pra dirigir, boa troca de marchas.
[Principais aspectos negativos] O carro não passa confiança das peças, talvez devido ao fato de ter apresentado alguns problemas que, apesar de serem itens de desgaste comum, em carros anteriores que tive duravam mais. Soquetes das lâmpadas de ré e freio muito mal feitos, faróis costumam ficar balançando devido a fixação deficiente, dando a impressão de estarem soltos.
[Defeitos apresentados] Reservatório de água trincou. Bomba de água quebrou. Bomba de gasolina apresentou ruído, troquei. Bobina queimou, troquei junto com cabos e velas. Embreagem apresentou ruido e no outro dia quebrou, troquei todo o kit. Mau contato na lampadas de ré e freio.
[Comentários adicionais] Não é um carro péssimo, pelo contrário. Mas as peças que costumam desgastar normalmente, neste carro duram menos que nos outros que tive.
[Best Cars Web Site] Sempre consulto. Referência!
[Data de publicação] 12/7/13
—
[Nome] Celso
[Cidade] São José dos Campos
[Estado] SP
[Versão] 1.6 Rocam Sedam Class+Pulse
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Estabilidade, segurança, cosumo e bagageiro. São conteúdos que estava procurando pois, anteriormente eu tinha uma palio weekend 1.8 hlx flex (motor gm) e estava fazer um terço km que o meu fiesta hoje faz em mesmas condições. Com todas as manutenções em dia.
[Principais aspectos negativos] Assim como na pálio, utilizar o retrovisor central para estacionar de ré era dificil de enchergar, resolvi, acrescentando na hora da compra um sensor de ré.
[Defeitos apresentados] Apenas um “nhec nhec” na porta do motorista e na cadeira do motorista, acredito que seja falta de óleo nas engrenagens. Ja informei a concessionária, na primeira revisão de seis meses, em maio/2013 será solucionado.
[Concessionárias] Pra comprar o carro foi praticamente uma “briga”, pois me solicitaram uma certa quantia para assegurar um modelo na cor metalica, avisei que não pagaria então levei um mês e ligando diariamente, conseguir um carro e na cor mais simples, sólida.
[Comentários adicionais] Excelente custo-benefício. Carro muito na mão. Sem forçar muito dirigindo até 100km/h consegui na estrada uma média de 17,3 km/litro de gasolina. Devo ficar com o carro pelo menos três anos.
[Best Cars Web Site] Excelente veículo de comunicação, “tira dúvidas”, informações coerentes com a realidade. Sempre utilizo.
[Data de publicação] 17/5/13
—
[Nome] Miguel Sardenha Francisco
[Cidade] Limeira
[Estado] SP
[Versão] Fly 1.0
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 1
[Desempenho] 2
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Bom compromisso da suspensão, entre conforto e estabilidade, apesar de rolar um pouco em curvas fechadas tem boa estabilidade sendo um carro gostoso de guiar, com a assistência hidráulica da direção na medida certa. É também um carrinho “quase” bonito, levando em conta o projeto original de dez anos.
[Principais aspectos negativos] Motor muito fraco em baixas rotações, mesmo para um 1.0, ele só “acorda” acima das 3500RPM, o acabamento também não é seu ponto forte, com plásticos cheio de rebarbas, de má qualidade e com encaixes “frouxos”, já os painéis exteriores apresentam desalinhamento. O ar-condicionado é fraco e rouba muita, da já pequena, potência do motorzinho mil.
[Defeitos apresentados] não
[Comentários adicionais] Um carrinho bem interessante, confortável, de boa dirigibilidade, com ótimo custo-benefício, especialmente com as promoções de final desta geração do Fiesta.
[Best Cars Web Site] Gosto muito do site, lendo suas matérias é fácil perceber que é feito por amantes de carro, gosto especialmente do fato de vocês serem bem independentes, dizendo as verdades que muitas publicações omitem.
[Data de publicação] 17/5/13
—
[Nome] Luís Felipe
[Cidade] Duque de Caxias
[Estado] RJ
[Versão] class 1.6 hatch
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Na minha opinião é um veículo muito bom para trafego em rodovias e vias transito rápido. O comportamento dinâmico do veículo é muito bom, não tende a desgarrar e passa segurança mesmo em velocidade. Os freios com ABS ajudam muito em situações de freadas com baixa aderência, mantendo o carro na mão. O escalonamento de marchas juntamente com o bom torque do motor, permite viajar a 100 km/h com menos de 3000 RPM e a 120 km/h ele não chega nem à 3500 RPM, resultando em bom consumo e baixo nível de ruido. No trajeto que uso diariamente (quase 100% via de transito rápido) consigo consumo entre 10 e 11 km/l de etanol, com o ar ligado ocasionalmente. Cabe salientar que faço o trajeto andando à 80km/h quase constante. Na cidade sei que o consumo é bem pior, mas como utilizo pouco nessa situação, não aferi medidas.
Bom motor, sem correia dentada, e esperto em boa faixa de giro.
O custo-beneficio desse carro está muito bom! O preço pelos itens que oferece não é achado em quase nenhum concorrente. Ar,vidro,trava,ABS, Air bag, regulagem de altura de banco e volante, farois de neblina, comp. bordo, abertura interna da mala, alarme, e outras coisinhas por menos de 35000 reais.
Boa mala para um hatch.
[Principais aspectos negativos] O acabamento não é bom. Particulamente me importo pouco com isso, mas já tive outros carros de mesma faixa de preço que eram melhores nesse aspecto(206 e palio). O banco poderia ter melhores apoios laterais, pelo menos no 1.6 que provoca acelerações laterais maiores que o 1.0.
[Defeitos apresentados] Não apresentou nenhum problema até agora.
[Concessionárias] Utilizei só para 1 revisão até o momento, e , tirando a demora, o atendimento foi bom. Custou um pouco menos de 200 reais.
[Comentários adicionais] É um carro funcional e bem racional. Não vão comprá-lo por aparência ou algum outro apelo emocional, mas sim pelo atendimento ás necessidades de locomoção com segurança, conforto,desempenho e cabendo no bolso( seja na compra ou manutenção).
[Best Cars Web Site] Referência em automóveis! Esta seção particularmente permite uma excelente fonte de informação para aquisição de um veículo novo, de maneira imparcial, de quem usa no dia a dia e não em pistas de teste.
[Data de publicação] 19/4/13