[Nome] Ian Bono
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] 1.6 S
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O motor é excelente. Forte e econômico. Pela leveza do carro, nota-se grande agilidade e um desempenho digno de médio 2.0. Encara qualquer situação e retoma velocidades de forma que chega a surpreender. O consumo é muito baixo com gasolina, alto com álcool, mas o combustível fóssil é o que vale a pena por nesse carro. O acabamento para a classe é muito bom, não tem nenhum concorrente do mesmo preço, ditos “populares” que o superem. O bom do March é que não é um carro seco, remete a um nível superior e mais esmerado. As portas são extremamente suaves ao fechar e as peças da carroceria são muito bem montadas. A posição de dirigir é regular, parecendo uma “vanzinha” pois o carro é alto e tem a frente curta, isso não é um demérito, é só se acostumar. Os bancos poderiam ter um maior apoio para as pernas, pois os assentos são um tanto curtos.
[Principais aspectos negativos] O carro em sí não tem muitos pontos negativos.
Quanto ao projeto propriamente dito, destaco como levemente incômoda a estabilidade que poderia ser melhor, pois em algumas situações o carro não se mostra muito estável, a suspensão muito dura que faz o carro pular as vezes, e de curso muito curto, o que provoca batidas que doem na alma do dono, além do fato dos amortecedores não terem batente hidráulico, o que provoca o ruído muito seco. Os pneus 165 – 70 – R14 que a nissan adotou nesse carro são uma afronta ao bom senso!! Nem o Mille tem pneus tão finos!!! O aro está certo e o perfil até está ok, mas 165mm é até perigoso, parece pneu de CG!
[Defeitos apresentados] Aí começa o calvário.
Sempre foi um bom carro, até que um dia, como de costume nos nissan (descobri depois), aos 8000km, na BR 277 sentido Ponta Grossa-PR, o carro perdeu violentamente a eficácia dos freios. Problema: cilindro mestre, o famoso “burrinho”. Deixei imobilizado e a assistência da nissan veio buscá-lo. Até aí tudo bem, fora o susto segurei o carro porque ainda tinha algúm freio. Ocorre que, passados mais de 15 dias e com muita, muita luta, agora é que deram uma previsão de quando a peça vai chegar.
A nissan é inacessível, desrespeita o consumidor e faz pouco caso.
A nissan não é uma empresa de respeito e que honra sua reputação. Para mim, nissan acabou. Não quero mais este carro! É uma bomba relógio e não quero correr o risco de passar por este inferno novamente! O sonho virou um terrível pesadelo.
A montadora lhe vende um excelente carro no papel. Você se convence, acredita e se ilude. Mas ele dará problema, tenha certeza, e problemas graves de fabricação e não devido ao uso, e daí quando for preciso repor alguma peça, não existe em estoque, não tem previsão, não tem reposta, não existe acesso a nada, retorno não há, enfim, o coitado do comprador, enganado, fica às escuras.
É desesperador!
Todo carro pode apresentar falhas, é compreensível, o fato é que a nissan apenas JOGA o carro no mercado e não prevê reposição de peças. A garantia de 3 anos não serve para muita coisa, pois a hora que você precisar de alguma peça, prepare-se, seu excelente nissan irá ficar, com sorte, dias encostado, senão meses (já vi casos de um pára-choque de Versa levar 75 dias). Não recomendo a compra. Só da desgosto! Se eu tivesse sido inteligente e lido, pesquisado, jamais teria comprado nissan!!! Cuidado com esta montadora. O MP-SP move uma ação civil pública contra ela…boa coisa não é.
[Concessionárias] A rede de concessionárias é tão incompetente e ineficaz quanto a montadora que representa. Simples assim.
O comentário acima serve para a rede de concessionárias, que por mais boa vontade que tenha, fica de mãos amarradas pela incompetência da Nissan Motors do Brasil.
[Comentários adicionais] É como eu disse, um bom carro tecnicamente, e excelente até apresentar algúm problema. Pois quando isso acontecer, será um problema GRAVE e a nissan não está nem aí para os seus clientes. Peças? Não há!
[Best Cars Web Site] Graças a Deus que existem canais como esse, onde podemos pelo menos expor nossos sentimentos, e assim ajudar que outras pessoas não sofram as consequências de uma péssima escolha. Best Cars é a referência em publicações automotivas no Brasil.
[Data de publicação] 19/10/12