[Nome] Robson A Santos
[Cidade] Sorocaba
[Estado] SP
[Versão] Sedan 1.6
[Ano-modelo] 2003
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 120.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] É um veículo com uma ótima construção e estruturalmente excelente, pois com a idade e o km, ainda não apresenta qualquer barulho/rangido na carroceria; por ser dos primeiros anos de produção, possui grossa manta fonoabsorvente no capô, na parede corta-fogo (tanto na área do motor quanto no interior do veículo) e assoalho, assim, até que o câmbio relativamente curto não faz um barulho incomodo em ritmo de rodovia; um ótimo consumo urbano de 12km/l (como trabalho à noite, esse número é facilitado por sempre andar com as vias vazias) e 17,5km/l em rodovia (velocidades entre 100km/h e 120km/h), ambos com o ar desligado, com o ar ligado baixam em torno de 30%; apesar do câmbio que o mantem o motor em rotações acima do normal, o carro está sempre esperto e qualquer pisada no acelerador é prontamente atendida; a suspensão enfrenta qualquer curva sem reclamar; o considero com um belo design;
[Principais aspectos negativos] Creio que a falta do air-bag e do ABS, mesmo para o ano de fabricação do carro, já era uma falta grave.
[Defeitos apresentados] Tive falta de sorte por causa do dono anterior… o carro está bem cuidado tanto externa quanto internamente, mas a manutenção da parte mecânica foi plenamente ignorada por quase 10 anos.
Muitos reclamam da fragilidade da suspensão, mas eu não tive problemas com essa parte. Ao pegar o carro, troquei as bieletas e agora, um ano e meio depois, os pivôs estão batendo. Mas esses são ítens que foram trocados pelo proprietário anterior e com data e km desconhecidos.
Apesar de um pouco acima do que eu esperava, até que os preços das peças não são tão elevadas. Eu troquei as velas, cabos e bobina, bateria, algumas mangueiras do radiador, separador de óleo, válvula termostática e cavalete, todos os filtros, correia dentada e polly-v e a troca do compressor do ar-condicionado pelo do Polo 0km. A direção, ainda eletro-hidráulica, ronca um pouco, mas o conselho de um colega que trabalha na concessionária foi de andar até endurecer de vez, como isso já faz 1 ano, 15mil km e o barulho continua igual, vou seguindo seu conselho, já que ele orçou uma bomba nova em R$3850,00… Mas como recentemente verifiquei que o dreno da caixa da bateria fica bem em cima da bomba da direção e há claro sinal de que o ácido da antiga bateria escorreu na bomba, acho que vou tirá-la para ver o que aconteceu…
[Concessionárias] Para mim, a concessionária é uma fonte de peças importantes. O separador de óleo, por exemplo, comprei um paralelo por R$30,00 e não deu certo pois não separava o oleo. A original custou R$120,00 e está funcionando sem problemas. Pelo que gastei para repor o óleo 5W40, o paralelo quase empatou com o original…
Agora, para manutenção, o custo da mão de obra foi orçado em R$149,00 por hora! Para fazer a verificação eletrônica do carro, 2 horas de serviço!
Um mecânico de confiança cobrou R$50 para fazer o mesmo serviço para me dizer que o carro está ok.
[Comentários adicionais] É um carro bastante confiável, confortável (para mim que gosto de uma suspensão mais esportiva), com um desempenho compátivel com a proposta, com um bom espaço para 4 pessoas e econômico.
Possui uma certa sensibilidade para a falta de manutenção preventiva, mas mesmo no meu caso, trocando as peças necessárias os sistemas envolvidos não apresentaram danos, demonstrando robustez do conjuto mecânico.
[Best Cars Web Site] É um ótimo site, com matérias atuais e editorias com pontos de vista diferentes do “senso comum”, assim, temos melhor base para tirarmos conclusão a respeito de certos assuntos.
Quanto à sessão Teste do Leitor, creio que seja muito importante, pois é uma pesquisa de opinião, uma coisa que o consumidor não consegue fazer para definir apenas um modelo para compra.
Eu o usei para a compra do Polo e já comecei as pesquisas para a compra do próximo…
[Data de publicação] 5/4/13
—
[Nome] Carlos Cunha
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade muito boa e itens de serie.
[Principais aspectos negativos] Subidas dos vidros elétricos poderia ser com um toque.
[Defeitos apresentados] Sistema de qualidade chamado ATC da Real Veículos, não é eficaz. Recebi o carro com arranhões e problemas na subida do vidro LD motorista, e forro da porta LD motorista que não encaixa. Problemas que deveriam ter sido resolvidos pelo eficaz ATC da Real Veículos. Uma piada.
[Concessionárias] Ineficazes.
[Comentários adicionais] Recomendo. Ótimo custo beneficio.
[Best Cars Web Site] Vocês estão de parabéns. Sempre que vou comprar um carro não deixo de consultar este ótimo banco de dados.
[Data de publicação] 5/4/13
—
[Nome] Shenia Rodrigues de Almeida
[Cidade] Naviraí
[Estado] MS
[Versão] Polo Totalflex
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Bom motor (1.6)nem sobra nem falta potência, bastante torque em baixa rpm, câmbio preciso e fácil de engatar, gostoso de dirigir, econômico (faz uns 14 km/l de gasolina na estrada,suspensão firme mas confortável, design ultrapassado mas ainda agradável e diferente da “cara” mundial VW, vem equipado com bom rádio, ar condicionado, trio elétrico, etc.
[Principais aspectos negativos] O alarme não sobe todos os vidros sómente com um toque. É preciso ficar pressionando o botão do controle remoto do alarme até subir totalmente. O logotipo VW do controle remoto é uma piada. Caiu 2 vezes e desisti de colar.
E o preço da “cordinha” que sustenta o tampão do porta-malas? R$ 50,00!!!!
[Defeitos apresentados] Nunca tive problemas mas fiquei com medo pois na época estava “fundindo” muito motores por problemas de lubrificação. Uso sómente óleo sintético (trocado em concessionárias VW) tipo 5W40.
[Concessionárias] Existe uma variação muito grande de preços de peças dentro da rede. Usei a Comdovel (Dourados-MS), Servopa (Curitiba-PR), Paraguaçu Foz – PR) e a Automar (Naviraí -MS).
A masi barata foi a Servopa.
[Comentários adicionais] Poderia ter o “isofix”
[Best Cars Web Site] Meu marido é leitor assíduo do site.
Um dos preferidos dele.
[Data de publicação] 22/3/13
—
[Nome] Edmilson Feldmann
[Cidade] Santa Cruz do Sul
[Estado] RS
[Versão] Comfortline 1.6 I-motion
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Carro robusto, passa muita confiança ao motorista, além do prazer em dirigi-lo. Novo pacote de equipamentos deixou o Polo ainda melhor, Rebatimento do retrovisor na marcha ré, Cambio automatizado que funciona muito bem em todas as opções, seja na comodidade do “D” ou “S” ou nas trocas manuais sequenciais, deixando muito mais gostosa a direção esportiva deste belo sedan. O Som com quatro falantes e twiter’s muito bem dimensionado, Blutooth, computador de bordo, etc…Novas luzes no painel, apesar de permanecer o mesmo, mas oque importa é sua funcinabilidade, a praticidade em ler os instrumentos, sem aquele monte de “coisinhas” inuteis que mais atrapalham do que ajudam, apesar do tempo o painel do Polo se mantém super dinamico.
[Principais aspectos negativos] A Suspenção poderia ter sido recalibrada, um pouco mais macia não faria mal a ninguém. A troca do amortecedor pela haste de ferro no capô e aquele ruido carcateristico do freio quando se está manobrando o carro, mas sinceramente, isso não incomoda a mim, mas podiam ter verificado isso.Os vidros poderiam subir ao toque da chave, incrível como a Volks insiste em deixar assim, segurando a chave para subi-los na hora de travar.
[Defeitos apresentados] Nenhum até o Momento.
[Concessionárias] Sempre levei o carro a cancessionária, me sinto tranquilo a respeito disso, pois empre fui bem atendido e tive alguns problemas resolvidos e outros, insignificantes, que ficaram pendentes, mas que não valem a pena serem citados, são irrelevantes.
[Comentários adicionais] Diria que sou suspeito para falar, porém, vamos lá. Este é o quarto Polo que compro. Foram 1 em 1997, depois 2001, então venho outro em 2006 e agora um 2013. Oque posso dizer é tive muitas alegrias com todos eles e apesar do Polo ser um projeto antigo, a última geração de 2002, é surpreendente como ainda possue linhas modernas e atuais, não tem muito “rebusqueio” exagerado, nem muito pouco, ele ainda se mantém com uma visual bonito e comportado, como tem que ser um sedan classico. Seu interior apesar de não mudar muito, me agrada muito pela sua praticidade e é isso oque importa na hora de dirigir, aspectos que são realmente úteis ao motorista. Para mim valeu cada centavinho que paguei por ele, mesmo sabendo que o preço foi um pouco salgado, por ter escolhido a versão TOP. Acredito que é o custo de se ter um projeto europeu nas mãos, rodando aqui no Brasil.
[Best Cars Web Site] Acho muito confiável e sempre indico aos amigos.
[Data de publicação] 22/3/13
—
[Nome] Diogo
[Cidade] Natal
[Estado] RN
[Versão] Hatch 1.6 8v
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é muito bom de dirigir, fácil de guiar. Ágil nas respostas de mudança de direção e as retomadas de velocidade são satisfatórias. O câmbio é muito bom, com uma precisão que os concorrentes não tem. O ambiente interno, apesar de ser conservador, não deixa a desejar. Já vem na versão de entrada com abs, airbag duplo, sensor de estacionamento, ar-condicionado e som com mp3, cartão sd e bluetooth. O sistema tilt down (baixa o retrovisor direito automaticamente ao acionar a marcha ré) também é muito conveniente, ajuda bastante para fazer baliza.
[Principais aspectos negativos] O único ponto negativo que encontrei até o momento é não ter a subida dos vidros automaticamente ao travar o carro, precisa segurar o botão travar da chave para subir os vidros.
[Defeitos apresentados] Até o momento não.
[Concessionárias] Os serviços são bons, o atendimento também. O que deveria melhorar são os preços, um tanto caros. Mas esse é um problema geral de todas as marcas.
[Comentários adicionais] Estou satisfeito com a compra, o Polo é um carro robusto. Cheguei a olhar New Fiesta e Punto, mas eles perderam no quesito custo/benefício.
[Best Cars Web Site] Site muito bom, me ajudou na escolha do carro. Pretendo revisitar o site antes de comprar um próximo.
[Data de publicação] 8/3/13